quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ser avó a distância

Amigo Anjo: Para me redimir, postei um texto escrito por mim. Acanhado em relação ao da Rachel de Queiroz.


Ser avó é despir-se da sisudez de mãe e encarnar em novo corpo, alimentado por novas ideias e novéis posturas em relação aos netos.

Quando me tornei avó pela primeira vez, era bem mais jovem. O nascimento do Andrei, um garotinho lindo, fez renascer em mim uma força e uma vontade enormes para partir em busca de alternativas de longevidade. Queria vê-lo crescer, participar de suas conquistas, viver...


Bem mais velha, ao tornar-me avó pela segunda vez, aflorou-me, de novo, o desejo de viver eternamente... Sempre ouvi de minha mãe que neto "era um filho com açúcar". Acreditava ser exagero. Hoje, tenho a certeza de que é um filho muito bem caramelado.

Foi na hora em que a vi pela primeira vez que esse desejo de me perenizar tomou conta de mim. A Marianna, surgida em horas muito tristes de minha vida, ao nascer, o milagre aconteceu! Superei tudo e ao coração retornou o sorriso. Para ela, minha voz procurará sempre entoar doces canções de ninar. Com o Andrei e a Marianna, eu viverei enquanto eles ainda se lembrarem de mim. Isso quer dizer ETERNIDADE!

Quanto mais olho as fotos da Marianna, que acaba de completar um ano e seis meses e começa a articular palavras e frases, mais me certifico de quanto veículos de comunicação tão fabulosos como o PC e a internet contam pontos em minha vida.

O que seria de minha vida apenas imaginá-la? Não lhe perceber o céu azul dos olhinhos, o sorriso sabendo a mel, os trigos amadurecidos de seus suaves fios de cabelo? Não perceber os efeitos produzidos pela maternidade, que tornou minha filha ainda mais deslumbrante, linda, plena de vida?

O que seria da saudade, do sorrir constante por me sentir perenizar nelas, da convicção de que, com um mover de mouse, poderei retê-las em minhas fatigadas retinas? Que seria de minhas horas vadias, de meu tempo, que o desejo ocioso para, sem culpa, contemplá-las?

Com esses instrumentos virtuais, a distância se faz ali, o amanhã não precisa acontecer. É o já volto, espera aí, à tardinha nos encontramos. A espera tem sabor de néctar, bom para aliviar os calafrios de uma tristeza que nunca vem, porque a convicção do encontro é uma cálida certeza.

Quando olho para a Marianna, minha voz se faz cantiga doce, de ninar e de viver. Nela, reascendo os sonhos de velejar em mares distantes, empreender rasantes voos em países, cuja neve feito algodão resiste aos raios de um sol preguiçoso, com receio de abortar meus devaneios. Com ela, sinto vontade de congelar o tempo, encarcerá-lo num presente que não acabe para vê-la crescer, casar, ter filhos.

Sonho Impossível! Irrealizável, mas bom de sonhar... suave e surrado como aquela cantiga, "...,se essa rua fosse minha, eu mandava, eu mandava ladrilhar com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante, para o meu amor passar.." Plagiaria a música e a cantaria assim:

"Se o presente, se o presente fosse meu, eu mandava, eu mandava congelar, pra viver, pra viver intensamente e para com a Marianna só brincar". Sonho meu...

9 comentários:

  1. Lindo! Delicado como a doçura que só as avós têm.
    Tudo de bom.
    Rita de Cassia

    ResponderExcluir
  2. Lindas são as tuas palavras, Rita de Cassia. Volta sempre.

    ResponderExcluir
  3. Arlete,se cada vez que fores te redimir escreveres um texto tão autêntico e repleto de carinho para com os netos,podes fazer sempre.Sou suspeito para elogiar mas gostei de mais,e cada vez aprendo mais.Falar de netos é bem mais facil do que de filhos,enquanto os netos aceitam com ternura os filhos tem os olhos fiscalizadores e procuram qualquer escorregada dos pais.Tenho notado que vives um belo momento,creio que será um 2011 cheio de coisas boas.Vá em frente.Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Amigo querido: Sempre generoso em teus comentários! Falas em fase boa de minha vida, se eu for contabilizar as perdas e os ganhos, os últimos se multiplicam e zeram os primeiros. A vida tem sido muito generosa para comigo, mais tenho sorrido do que chorado. Procuro ser feliz porque a felicidade é uma opção pessoal. Depende de cada um de nós, embora creditemos ao(s) outro(s) nossas decepções, fracassos ou infelicidade. Ah!Só me falta acertar sozinha na Mega Sena e acumulada, (não jogo), mas o Cesar Augusto é um fiel jogador, portanto...

    ResponderExcluir
  5. Esqueci de comentar, mas fiquei surpresa em saber que tua esposa é professora. Nunca a imaginei como seria. Poderia concebê-la uma dama chiquérrima, muito bonita, prendada,carinhosa, sempre disponível. Acertei?

    ResponderExcluir
  6. Arlete,a minha esposa é uma mulher guerreira,sempre dedicada aos filhos em especial aqueles que estão mais perto aqui no sul.Batalhadora,o que temos ela é a grande administradora,muito materialista,eu gasto e ela economiza.Como já escrevi,Deus coloca em nossos caminhos as pessoas certas,talvez não era a minha opção mas a mão de Deus a colocou para superar as decepçoes amorosas,que tive que amargurar.Uma grande mulher que muitas vezes me questiono se a merecia? Desculpe por ter me alongado, tomei um vinho chileno para acompanhar um bacalhau.Boa noite.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, meu adorável amigo!
    Gostei muito da descrição de tua esposa. Ela é muito mais interessante de como, ontem, a imaginei. Como dizem os meus filhos, existe em mim um desligamento, um não quer saber, um não "tô nem aí" que, às vezes, os irrita. Por isso, não me dou conta de que as pessoas têm vidas próprias. Foi o teu caso. Ontem é que senti curiosidade, por isso te questionei sobre esposa. Não foi desinteresse não tê-lo feito antes. É desligamento mesmo. Como vivo o aqui e o agora, aperfeiçoei esse meu jeito "nem aí". Já havia escrito que "se o meu marido levasse para a cama a minha melhor amiga e sob os meus lençóis, eu nem notaria", portanto... Talvez esse seja um dos muitos segredinhos de
    minha felicidade: "Só olho com o coração" o que os meus olhs querem ver. Para finalizar: para sermos felizes, devemos nos agarrar a tudo que nos faz e nos procura fazer bem (marido/mulher, filhos, amigos). O resto é balela, perda de tempo, desperdício de vida e de felicidade. Claro que uma boa grana ajuda e eu adooooro!

    ResponderExcluir
  8. Arlete,como está linda a Marianna.Já fazendo pose.Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, Amigo querido! Realmente, a Marianna é tão excepcional que, quando se pede com muito carinho, ela faz coisas incríveis, até poses e sorrisos para fotos. Se o solicitante usar voz ríspida ou ecoar como uma ordem, ela ignora o pedido. Igualzita a avozinha dela!
    Logo postarei as últimas fotos dela que, segundo a Dani, estão maravilhosas.

    ResponderExcluir