quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Eduardo Lara Resende, o cronista fantástico


Sou visitante assídua de um blog primoroso,  o "Pretextos-elr", de Eduardo Lara Resende. Nele, o escritor voeja pelo cotidiano e empresta um final inusitado aos seus textos. São crônicas calcadas no dia a dia, no que se vislumbra difusamente, mas não se vê com clareza. A realidade de Eduardo se plasma em espírito inventivo e privilegiado.

O possível e o imaginário se fundem, dando formas e cores ao que se mantém nas entrelinhas da vida. Nisso é que reside o encantamento de seus escritos. Porque as palavras de Eduardo enfeitam o texto como bela e enigmática dama, em que os pensamentos do leitor se enlaçam entre o real e o fictício como  voos de sutis borboletas.

Confiram tudo isso no texto "Flagrante".


"Porteiro de responsa. Era como se definia o orgulhoso Arcélio. Com ele na portaria a segurança era perfeita. Na segunda vez que o visse, morador novo virava velho conhecido: sabia nome, profissão, local de trabalho, se era casado e tinha filhos e até time pelo qual torcia. Ia perguntando, assuntando logo no primeiro contato. Dava boas-vindas ao recém-chegado, esbanjava gentileza, perscrutava o que podia a respeito daquela cara nova. E se o mês fosse Dezembro, dava jeito de chamar a atenção do novato para a caixinha de Natal.

Tudo era rotina, até a chegada do Malta. Homem sério, de pouquíssimas palavras pronunciadas em tom de voz abafado. Profissão? Aí é que está: o Malta sussurrara a palavra "artes". Arcélio não se sentira encorajado a pedir detalhes sobre o tipo de arte a que o homem se dedicava. Arte era arte. Vai ver, o Malta era pintor de quadros. Artista de TV é que não era, pois Arcélio nunca vira antes aquela cara de agente secreto mal humorado. O porteiro anotou a informação na ficha de moradores e deu por parcialmente cumprida a mais prazerosa de suas obrigações. Com o tempo, descobriria a verdade sobre o senhor Mistério.

- Olho nesse cara do 204, Arcélio, que ele está recebendo cada figuraça muito esquisita tarde da noite.

A advertência viera do Tiziu, vigia noturno que flagrava com frequência o carro do morador entrando na garagem, mas sem o proprietário. Vinha conduzido a cada vez por motorista diferente, que se esgueirava entre os carros dos outros moradores para desaparecer escada acima, dispensando o elevador. Do Malta mesmo, nem sinal.

Arcélio ficou preocupado. Quem sabe se tratava de golpe? O Malta podia ser um laranja que alugara o apartamento em seu nome para encobrir a atividade da quadrilha. Recebera sua parte no trato e desaparecera.

- Sei não, Arcélio - duvidou o Tiziu. – E se o homem foi sequestrado? Pode ter acontecido algo pior...

O porteiro sentiu o coração aos pulos. Um crime... Então era isso! Chamar a polícia foi a sugestão do vigia, mas o herói Arcélio pediu cautela. Iria averiguar, ficar no posto aquela noite e flagrar o bandido. Levaria com ele o pé de cadeira usado como arma. Pegaria o danado aplicando-lhe uns golpes para, em seguida, chamar a polícia.

Tarde da noite apareceu o Malta. Melhor, o carro dele. Oculto por uma pilastra, Arcélio esperou o motorista manobrar o veículo. A surpresa ficou quando saiu do carro uma bailarina.

- Ei, dona, por favor... – gritaram, primeiro, a curiosidade e depois, o zelo do porteiro.

A mulher disparava em direção à escada. De um salto Arcélio alcançou-a pelo saiote em tule, que desprendeu-se deixando a figura vestida de collant e meia-calça. O porteiro perdeu a fala quando descobriu que a bailarina era, na verdade, bailarino. Ninguém menos que o até então desaparecido Malta.

- Desculpe, seu Malta... – balbuciou Arcélio, enquanto devolvia o saiote ao morador.

Sentado no degrau da escada e já sem a peruca, o ator falou sobre seus vários personagens. Explicou que a reforma do camarim o levara a optar por trocar-se em casa – a pouca distância do teatro. E que, por timidez, sempre evitava o elevador.

- Ah, tá explicado, seu Malta. Arte é arte, né? – disse o porteiro, estendendo ao morador uma caneta e um pedaço de papel que sacara do bolso.

- O senhor se importaria de me dar um autógrafo?"

Um comentário:

  1. I would like to see my old friend . I haven't seen or had any contact with this old friend for much longer then 46 years. I knew Eduardo when I was a child here in Brasilia. I got married and move to the US, and lost contact with this great journalist and writer.When I knew Eduardo he was mere young man. How I like to see him and talk about old times.

    ResponderExcluir