domingo, 12 de dezembro de 2010

Natal ecológico

Você topa o desafio para o dia 25 de dezembro?


Foi com esse chamado que ZH, no caderno AMBIENTE em 2008, chamou a atenção do leitor atento para que tomasse certos cuidados na escolha dos presentes, das embalagens, da decoração e da ceia. Tudo apresentado de forma simples, didática e convincente.

Convenhamos, amigos, na hora de fazer os pacotes natalinos, escolhemos papéis bonitos, cheios de cores, desperdiçamos no uso de embalagens e esquecemos de que essa falta de espírito ecológico vem causando danos irreversíveis à natureza.

Segundo Cláudio Sanna Venzke, "o processo de impressão, muitas vezes, utiliza tintas extremamente impactantes e a metalização ou plastificação que algumas embalagens possuem, inviabilizam a reciclagem". Ao se juntarem, os papéis dos presentes recebidos na sua casa e na dos vizinhos formam uma montanha que só servirá para encher os aterros de lixo."

O desafio proposto reproduzo a seguir:

PRESENTES

*Incentive a criatividade das crianças e dê brinquedos educativos que não precisem de pilhas que, além de poluírem o ambiente durante a fabricação, continuam poluindo depois.

Na hora das compras, acomode vários presentes na mesma sacola. Não aceite uma sacola de cada loja.

Inove: entregue seu presente dentro de uma sacola de tecido, que depois possa ser utilizada nas compras do supermercado ou da feira.

Se for utilizar embalagens de papel, dê preferência pelas mais naturais com poucas impressões de cores e mistura de materiais (plástico, papel, tecido,...)

Ao ganhar um presente, não rasgue o pacote. Abra a embalagem cuidadosamente para reutilizá-la como capas de caderno, para forrar gavetas,...

Se receber o presente em caixa, guarde-a para depositar objetos pessoais.

DECORAÇÃO

Na árvore de Natal, use enfeites de materiais naturais, como palha, madeira, pedra e folhas secas. (Desculpem, mas isso eu não faço!)

Não deixe as luzinhas acesas por 24 horas e prefira as controladas por circuitos eletrônicos sequenciais, que alternam as lâmpadas ligadas.

CEIA

Opte por alimentos naturais, sem conservantes, como frutas frescas ou secas.

Não use guardanapos de papel. Deixe a sua festa mais chique, utilize guardanapos de pano.

Se aceitarem e seguirem esse desafio, podem ter a certeza, amigo e amiga queridos, estarão economizando dinheiro e preservando a matéria prima natural.

A NATUREZA AGRADECE!

3 comentários:

  1. Arlete minha amiga,não podemos incentivar a uma das poucas coisas que nos restam,o espirito natalino,ser modificado ou a preocupação com o meio ambiente acabará com as nossas arvores de natal que serão apenas industriais,sou a favor do uso de garrafas pet nas decoraçoes,mas,por favor não vamos modificar a nossa cultura natalina.Descupe pelas colocaçoes,mas depois de umas "patricias" cerveja,e um assado de ovelha ...

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, amigo querido! Só agora li o teu comentário. Quanto a árvores naturais, há muito as abandonei por motivos ecológicos mesmo. As artificiais, além de serem mais bonitas, se prestam melhor a serem decoradas. Amanhã, vou publicar aqui a árvore que ganhei do meu Rodrigo e que decorei. Depois me dirás se não vale a pena respeitar a natureza sem ferir as tradições natalinas.

    ResponderExcluir
  3. Arlete,a vida nos ensina que a discordância entre as pessoas estreita as relaçoes,eu já penso diferente,prefiro o pinheiro na minha sala,pois sei que mais cedo ou mais tarde vai se transformar em carvão ou papel,mas respeito a tua opinião.Abraços natalinos.

    ResponderExcluir