sábado, 18 de dezembro de 2010

Mesa de Natal

Amigos, quem já não passou por algum constrangimento ao manusear talheres ou qual copo pegar primeiro durante um jantar mais sofisticado? Embora eu prefira uma mesa bonita, criativa e simples a algo mais complexo, sempre é bom saber como organizar uma ceia mais elegante.
 
Uma mesa bem posta soma pontos significativos para a anfitriã. Dominar o seu manuseio também é importantíssimo numa ocasião solene como a NOITE de Natal.


Saber usar garfos, facas e copos não é tão difícil assim e pode salvar os usuários de situações, às vezes, desastradas. Imaginem se alguém os convidar para um jantar mais formal? O que fazer? Se treinarem na própria casa, ninguém pagará nenhum mico.

Porque sempre tive dúvidas quanto à disposição correta de copos e talheres, qual a altura ideal para um arranjo de mesa, resolvi pesquisar isso tudo e encontrei dicas preciosíssimas, que publico aqui.

Os talheres:


Esses objetos são dispostos de acordo com a sequência do cardápio, de fora para dentro, não importa se o primeiro prato é sopa, salada ou peixe. O mais distante do prato é o primeiro a ser usado.
A faca será disposta sempre com a lâmina para dentro.

Os talheres de sobremesa ficam acima do prato, na horizontal: a faca, se necessária, perto do prato, com a lâmina para dentro; o garfo, com o cabo para o lado esquerdo e a colher, logo acima, com o cabo para o lado direito.

Quando for cortar, o garfo sempre fica na mão esquerda e a faca, na direita. Ao comer, a faca fica acima do prato e o garfo vai para mão direita.

Quando terminar, garfo e faca devem ser dispostos lado a lado sobre o meio do prato, com os cabos voltados para o lado direito. A faca é usada somente para cortar e nunca para empurrar a comida.


Os copos e as taças :

Um jantar formal exige quatro copos do mesmo jogo para cada convidado, que devem ser dispostos acima do prato, em linha decrescente, de acordo com a ordem de bebidas que forem servidas.

Próximo ao prato fica o de água (será sempre o copo maior). O de champanhe (em taça de formato alongado) vem em seguida, ligeiramente deslocado para o centro da mesa.

Alinhados com o copo de água ficam os copos de vinho tinto (médio) e o de vinho branco (menor).


Olhem o esquema abaixo, sigam-no e não haverá erro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário