quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Etc. e reticências, pode?

Um amigo deste blog, que não se identificou, perguntou-me que sinal de pontuação vai antes e depois de ETC. e de TAIS COMO. Outro me interrogou, pessoalmente, se era certo ou errado usar os dois, ou seja, etc. e reticências.

Ótimas perguntas, meus caros!

Muita gente usa e abusa dessas duas expressões e se lasca... Achando que fica bonitinho, depois do etc. ainda atraca aqueles três pontinhos que dão personalidade às enigmáticas reticências.

Adoro-as tanto por seu ar zombeteiro quanto por esconderem mistérios retidos nos escurinhos da alma de qualquer pessoa. Quanto a usá-las depois de etc. até Camões levantaria do túmulo.

Voltemos ao ETC. Podemos usar qualquer sinal de pontuação antes dessa abreviatura, só não é válido empregar reticências depois dela...

Por quê?

Exemplifico: São muitas as flores que eu amo: rosas, gerânios, cravos, amores-perfeitos, etc.

Perceberam?
Como foram usadas vírgulas nas palavras antecedentes, o mesmo é feito antes de etc.

Poderíamos usar ponto e vírgula, ponto, etc.

O exemplo anterior ficará assim : São muitas as flores que eu amo. Rosas. Gerânios. Amores-perfeitos. Etc.

Entendido?

Agora, quanto a TAIS COMO, só se usa vírgula antes dessa expressão. Jamais depois dela.

Vejam:
Muitas são as flores que eu amo, tais como rosas, gerânios, amores-perfeitos, ...

Por que não se pode usar etc. e reticências ao mesmo tempo?, perguntou-me o amigo lá de cima.

Porque et coetera é uma expressão latina que significa e outras coisas.
Reticências também significa isso.




O uso dobrado de etc e reticências (etc., ...) fará o mesmo papel de subir para cima e descer para baixo, entrar para dentro e sair para fora, pleonasmos viciosíssimos, mas que muita gente boa acha lindo...

Voltarei!

3 comentários: