terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Só flores

Olhem estas fotos que encontrei no site fotocommunity. Não são lindas?

Quando falo do belo, do bom ou teço elogios sobre a beleza das pessoas ou coisas, aqui em casa, por marido e filhos, sempre o meu juízo de valores é posto sob suspeição. Isso porque, segundo eles, tenho uma visão bastante distorcida de alguém ou de algo. Contradito-os, argumentando que é assim que procuro olhar a vida e os seres que a compõem: vejo-os com os olhos do coração. Procuro enxergar o que cada um tem de mais bonito e de bom. Se é bonito, digo que é muito bonito. Se é bondoso, se é rico, se é inteligente, não poupo os superlativos.

O feio deixo para os pessimistas, os amargos, os indiferentes, porque estes, sim, buscam neles o que há de pior e deixam de vislumbrar qualidades relevantes.  Não é de hoje que encaro desse jeito a vida, os valores e as pessoas. Desde pequenina, já buscava manter acesa essa visão de mundo, esse lado que, segundo os meus, é meio alienado e meio avestruz. Verdade! Prefiro ter em mente a famosa frase poema de Antoine Éxupery ( “Os olhos são cegos. Só se vê bem com o coração”) a fazer julgamentos desabonadores sobre alguém ou alguma coisa.

Creio que reside nisso a capacidade quase inesgotável  que tenho (e persigo) de ser feliz. Para me proteger, aprendi a aceitar as pessoas, abrandando os defeitos delas. Jamais olvido de que “se não tenho nada de bom a dizer sobre alguém, não digo nada!”

Agora, se alguém disser que alguma dessas flores é feia, então, realmente, sou cega mesmo e vou continuar a "enfiar a cabeça na areia como o fazem os avestruzes
! O mundo e as pessoas são feias? Não quero enxergá-los...




















Nenhum comentário:

Postar um comentário