sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Rosca de Natal

Adoro as festas de fim do ano, como já havia dito anteriormente, por isso escolhi, dentre as muitas comidas gostosas que apresento aos meus familiares na Noite de Natal, a ROSCA NATALINA. É sucesso garantido e de dar inveja até no Papai Noel.

Para a massa da rosca vão 60 g de fermento biológico (4 tabletes); 4 colheres (sopa) de açúcar; 2 xícaras (chá) de leite morno; 3 ovos batidos; 2 colheres(sopa) de óleo de milho, 1 colher (sopa) de raspas de limão, 1 colher (café) de noz-moscada ralada; 800g de farinha de trigo (6 e 1/2 xícara de chá).

Para o recheio: 4 colheres (sopa) de açúcar; 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal, passas de uva à vontade.

Para a calda: 1/2 xícara (chá) de suco de laranja; 1/2 xícara (chá) de açúcar confeiteiro; 1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga sem sal.
Numa panela, aqueça todos os ingredientes e depois de crescida a massa da rosca, regue-a com essa calda, antes de levar ao forno para assar.

Modo de fazer a rosca:
1. Numa tigela grande, coloque o fermento e o açúcar, mexendo até ficar líquido.

2. Junte o fermento líquido aos demais ingredientes, menos a farinha e misture muito bem.


3. Depois, acrescente a farinha aos poucos, ficando mais mole do que dura.

4. Sove até formar bolhas.

5. Deixe a massa descansar coberta com papel-filme para não criar crosta. Espere dobrar de volume.

6. Divida a massa em duas partes. Dê uma rápida sovada novamente.

7. Leve a massa para uma superfície lisa e com o rolo (aquele que muitas donas de casa tascam na cabeça dos maridos, quando chegam em casa "para lá de Marraqueche"), abra-a em 2 retângulos de 1/2 cm de espessura.

8. Espalhe o recheio (nessas alturas já deve estar pronto e foi feito assim: misture a manteiga e o açúcar até formar um creme leve tipo gemada) sobre a massa já espichada.

9. Coloque por cima do creme metade das passas-de-uva (Oba! vão perder o hífen!).

10. Enrole a massa tipo rocambole.

11. Corte em gomos de 6 cm de comprimento e arrume em uma forma (com acento facultativo) com fundo central (furada), com 24 cm de diâmetro, previamente untada com manteiga e enfarinhada, deixando um pequeno espaço entre cada gomo.

12. Repita o mesmo com a outra metade da massa.

13. Deixe que as duas roscas cresçam até dobrar de volume, colocando um pedacinho de cada massa enrolado tipo bolinha num copo com água.

14. Quando as bolinhas subirem (primeiro subirá uma, depois a outra), está na hora de levar ao forno preaquecido (200°), mas antes regue as roscas com a calda feita com o suco de laranja, o açúcar confeiteiro e a manteiga.

15. Deixe assar até que as "bichinhas" dourem.

16. Depois de assadas, retire-as, imediatamente, das formas, (senão grudarão no fundo delas) e coloque-as em pratos separados.

17. Atacar! Comer!

BOM APETITE!



2 comentários:

  1. Bom dia luz do meu dia e de todas as pessoas que tem o prazer de receber toda a luminosidade ao transmitires tanta energia positiva e ao nos presentear com os teus blogs.

    Estou com pouco tempo para apreciar tuas postagens, mas dei uma olhadela em todos, sobre o Natal.

    Através desta pude me reportar a um passado meio distante, a outros natais... e, assim me lembrei do aroma de pão quentinho, dos sabor e beleza das roscas de natal feitas pelas mãos da Dona Dordolete, ahhhhhhh que saudade, que vontade de me empanturrar comendo uma!É um prazer inexplicável! Posso até sentir o cheiro de uma, posta na mesa natalina.
    Volto no tempo também para rememorar as festas de natal, tão esperadas e perfeitamente organizadas pela mamãe Zaida e por ti. Lembro do presépio e da árvores que iam até o teto lá da sala da nossa casa. Lembro-me da felicidade que o pai Luiz, nos causava ao chegar com as árvores para nós gigantescas... ah faz tanto tempo! Que saudade! Lembras das cucas que a mãe fazia?
    Amo o Natal. Tenho passado a noite do natal com outras pessoas, com um pedaço da nossa família(Tadeu e filhos, Nice e a família do João, e outros, até sozinha) mas, nenhum se igualam aos que tua organizaste na tua casa e aos que ajudaste a mãe, para que todos cultivassemos o espírito de natal.
    Acho que essas lembranças são a grande herança que a mamaezinha pode nos deixar, o amor pelas festas de aniversário, pela páscoa, dia das mães, enfim ... o natal.

    Já me alonguei demais, mas quero dizer que mesmo a distância sempre estarei próxima de todos para festejar no meu imaginário um grande natal junto a vocês.
    Quem sabe um dia possamos repetir o que há tantos anos já foi feito, embora com algumas ausências, mas nunca esquecidas.

    Mil bjus a todos e feliz vivência com a Dany, Marianna e Aloisa que já devem estar por aí ou chegando.

    Adejane

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, irmãzinha amada:
    Fazia um bom tempo que não chorava de emoção. Afora filmes, textos em jornais, é claro!
    Mas o que escreveste hoje, não aguentei! Senti um saudade tão dolorida de ti, da Nicinha, do Tadeu e mais sofrida ainda da Zaidinha e do Luizinho. Realmente, adorava reunir toda a família, a nossa e a do Cesar em minha casa. Com que carinho escolhia os presentes, embora passasse o resto do ano pagando-os. Depois, fui me rendendo aos ciúmes do Decesari e o seu "ódio" pelo Natal. Passei a festejar só com ele e meus filhos. Festa menor, mas nem por isso menos bela.
    Neste ano, consegui fazer a árvore de Natal de meus sonhos. Foi um presente do meu Rodrigo, outro adorador das festas natalinas.
    A partir de terça-feira, começarei a expor, aqui, como ficou a minha casa depois das reformas. Não expus nada ainda, porque vou fazer uma bela surpresa para a Daniella.
    Depois quero que me digas se a minha não é uma das mais belas árvores de Natal?! Está superou todas as outras que já fiz. Esta esplêndida!
    Toca no teto.
    Vou parar pq. estou só começando a faxina e as meninas chegam amanhã.
    Um beijão muito afetuoso.

    ResponderExcluir