segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Os espelhos e a passagem do tempo 2

Eis a resposta para o questionamento de ontem:

Delineie seu rosto em um espelho e verá que ele é exatamente a metade do tamanho de seu rosto real. Afaste-se o quanto quiser e o tamanho daquele traçado oval não vai mudar: vai continuar a metade do tamanho de seu rosto (ou metade do tamanho de qualquer parte do corpo que você estiver olhando), mesmo que a cena de fundo refletida no espelho mude constantemente.



É importante notar que essa regra da metade do tamanho não se aplica à imagem de outra pessoa que se move no recinto. Se você se sentar parado na frente do espelho e um amigo se aproximar ou se afastar, o tamanho da imagem da pessoa vai aumentar ou diminuir exatamente como seu senso inato diz que deve acontecer.

O que há em nossa imagem refletida que é tão contrário à nossa intuição? Devemos ter em mente que não importa o quão perto ou longe estamos do vidro refletor, o espelho está sempre meio caminho entre nossos corpos físicos e nossas projeções no mundo virtual, portanto, a imagem capturada no espelho é a metade do nosso tamanho real.

Rebecca Lawson, colaboradora de Bertamini na Universidade de Liverpool, sugere imaginar um gêmeo idêntico a você, ambos com cerca de 1,80m, parados um na frente do outro com uma divisória no meio. Qual seria o tamanho de uma janela nessa divisória para permitir que você enxergue todo seu gêmeo por inteiro?


Espero vocês aqui amanhã para lerem a resposta.

4 comentários:

  1. Arlete,posso dizer que sou um previlegiado assis-tir o show de Paul Maccrtney em Porto Alegre é algo indescritivel.Lembrei da Boate que tinha em Santiago e tocava muitas musicas dos beatles,embalando a juventude nos anos 60,A Taberna do Cavalo Branco,chegastes a conhecer?Bons tempos.Yesterday foi demais,de arripiar.

    ResponderExcluir
  2. Arlete,"privilegiado" perdão.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, amigo querido:
    Tu nem podes imaginar a minha tristeza quando vi, pela TV, o Paul fazendo aquela abertura apoteótica. A sensação que tive era:roubei de mim mais esta oportunidade única. (Havia jurado que não perderia mais nenhum grande show depois que deixei de assistir ao Julio Iglesias, mas...)Morar onde o "diabo perdeu as botas" tem sido um grande desestímulo. Já viajei tanto nessa vida que peguei horror de entrar em ônibus. Além do mais, encantada como está ficando a minha casa, nem me dei conta da importância do evento. Reforma é um verdadeiro parto! Se pularmos etapas,ou houver um descuido, "nasce" um aleijão...
    Que bom que estavas lá!
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Psiu!
    Esqueci de cumprimentar-te em proporcionar mais felicidade à tua amada. Aqui, se eu quiser ser feliz, que me vire... Ahahahaha!

    ResponderExcluir