quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Feliz por nada


O meu Anjo Número Um, a Marli, além de me "socorrer" quando dela preciso, emprestar-me preciosas ferramentas de trabalho, reavivar-me a memória quando esta falha, levantar-me o ego dizendo que sou chique e criativa, estar sempre alerta para detectar erros cometidos neste blog, ainda me envia textos que reproduzem, exatamente, o que penso e como sou como este que publico hoje: Feliz por nada, de Martha Medeiros.

Uma amiga assim deve ser cantada em prosa e verso. Como só sou chegada à prosa, sempre que posso, evidencio, aos quatro ventos, o quanto a admiro e aprecio alocá-la em meu seleto clube de bem escolhidos e parcos amigos.


"Geralmente, quando uma pessoa exclama “Estou tão feliz!”, é porque engatou um novo amor, conseguiu uma promoção, ganhou uma bolsa de estudos, perdeu os quilos que precisava ou algo do tipo. Há sempre um porquê.

Eu costumo torcer para que essa felicidade dure um bom tempo, mas sei que as novidades envelhecem e que não é seguro se sentir feliz apenas por atingimento de metas. Muito melhor é ser feliz por nada.

Digamos: feliz porque maio recém começou e temos longos oito meses para fazer de 2010 um ano memorável. Feliz por estar com as dívidas pagas. Feliz porque alguém o elogiou. Feliz porque existe uma perspectiva de viagem daqui a alguns meses. Feliz porque você não magoou ninguém hoje. Feliz porque daqui a pouco será hora de dormir e não há lugar no mundo mais acolhedor do que sua cama.
Esquece. Mesmo sendo motivos prosaicos, isso ainda é ser feliz por muito. Feliz por nada, nada mesmo?

Talvez passe pela total despreocupação com essa busca. Essa tal de felicidade inferniza. “Faça isso, faça aquilo”. A troco? Quem garante que todos chegam lá pelo mesmo caminho?

Particularmente, gosto de quem tem compromisso com a alegria, que procura relativizar as chatices diárias e se concentrar no que importa pra valer, e assim alivia o seu cotidiano e não atormenta o dos outros. Mas não estando alegre, é possível ser feliz também. Não estando “realizado”, também. Estando triste, felicíssimo igual.

Porque felicidade é calma. Consciência. É ter talento para aturar o inevitável, é tirar algum proveito do imprevisto, é ficar debochadamente assombrado consigo próprio: como é que eu me meti nessa, como é que foi acontecer comigo?

Pois é, são os efeitos colaterais de se estar vivo.

Benditos os que conseguem se deixar em paz. Os que não se cobram por não terem cumprido suas resoluções, que não se culpam por terem falhado, não se torturam por terem sido contraditórios, não se punem por não terem sido perfeitos. Apenas fazem o melhor que podem.

Se é para ser mestre em alguma coisa, então que sejamos mestres em nos libertar da patrulha do pensamento. De querer se adequar à sociedade e ao mesmo tempo ser livre. Adequação e liberdade simultaneamente? É uma senhora ambição. Demanda a energia de uma usina. Para que se consumir tanto?

A vida não é um questionário de Proust. Você não precisa ter que responder ao mundo quais são suas qualidades, sua cor preferida, seu prato favorito, que bicho seria. Que mania de se autoconhecer. Chega de se autoconhecer. Você é o que é, um imperfeito bem-intencionado e que muda de opinião sem a menor culpa.
Ser feliz por nada talvez seja isso."

 (Martha Medeiros)

Psiu! Filha amada!

Não parece que fui eu quem escrevi esse lindo texto? Não é a "imagem e semelhança" de mim? Aguardo o teu parecer.

Ainda: felicidade, para mim, também é levantar-me pela madrugada, dar um giro pela casa e certificar-me de como está bonita. Depois, deitar-me feliz, pensando no que posso ainda melhorar...

Simples assim!

4 comentários:

  1. Lindo dia mana querida!

    Simples assim é a visão de quem está de bem como a vida! Assim que és.

    Sou assim também, falo de minhas batalhas não como queixa, mas como uma etapa vencida e me sinto vitoriosa por tê-la vencido.

    Marta Medeiros sempre escreve o que importa, por isso, ela , tu, minhas irmãs e as poucas amigas que tenho são pessoas que realmente interessam, como dizia uma atriz de novela deslumbrada e fútil: quero ver e conhecer só pessoas que realmente interessam! ahahaha
    Mil bjus
    Enfim, Tu realmente interessa! Tua casa e família também. Fazem a diferença!
    Adejane

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, querida!
    Como me fazem bem os teus comentários. Enchem o meu satitante coração de alegria e perfazem a vontade de me tornar sempre um ser melhor, mais amante do bom, do belo e das peesoas por mim eleitas para amar, como tu.
    Fico esperando, ansiosamente, as tuas escritas.
    Um beijão muito afetuoso.

    ResponderExcluir
  3. Essa é a Arlete que conheço...feliz, feliz por tudo, feliz pelos outros, feliz pela vida!!
    te amo!!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Filha mais amada!
    Por que não deveria ser feliz? A vida tem sido generosa comigo. Pouco ou quase nada tenho a lamentar. O resto tem sido contabilizado como lucro puro, ouro reluzente! E tu és um dos grandes motivos de tamanha felicidade, sabes disso. À Marianna? Credito o resto...

    ResponderExcluir