sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Português viaja do Brasil a Portugal


Se algum de meus leitores fosse a Portugal, ficaria surpreso com certas diferenças lexicais.

Li, num artigo do professor Claudio Moreno e dou de graça e por graça, desculpem o trocadilho, algumas expressões que, se ditas por eles ou por nós, ficaríamos entendendo bulhufas (será que este termo já não caiu em desuso?)

Comparem!

Aeromoça = hospedeira de bordo

Acostamento = berma

Açougue = talho

Absorvente higiênico = penso higiênico

Aro de roda = jante

Bandeide = penso rápido

Grampeador = agrafador

Painel de automóvel = tablier

Tela de TV ou de cinema = ecrã

Torcida = claque

Freio = travão

Mamadeira = biberão

Visualizem a cena. Criança berrando de fome. Mãe desesperada grita para babá brasileira:

De pronto! Traze o biberão, rapariga!

Será que a rapariga (mocinha para eles e "baita baranga" para nós) não se ofenderá ou entenderá o que a patroa disse?

Já imaginaram se alguém desejar assistir a um filme do Gordo e Magro e ler no cartaz: Aventuras de Bucha e Estica?

3 comentários:

  1. Acho fantástico essas línguas e culturas diferentes, que na verdade querem dizer a mesma coisa!!!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Filhotinha!
    Estou corrigindo um livro de um português e estou encontrando muitas dificuldades para entendê-lo. Passo em cima do dicionário. Parecem dois idiomas muito distintos. Ele ainda usa os cÇ como em correcção, sujeicto, facto e por aí vai. Está resistente em acveitar a Reforma Ortográfica do Lula. Portanto, escrevemos quase o mesmo idioma, mas na fala ! é um "teleléu". Traduzindo: confusão.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi mana amada minha!

    Tive um amigo virtual que é português, conversávamos pela web can. As vezes ficava difícil entendê-lo e ele a mim, mas conseguímos nos expressar e manter o diálogo por uns dois anos. Depois disso, amancebei-me, ahahah, casei sem papel e compromisso, deixando de lado meus bate papos com o português.
    Pena que na época não tinha um dicionário à disposição como hoje.
    Um grande e ensolarado fim de semana para ti. Eu iria a Porto Alegre na parada gay, divulgar a nossa, mas o pessoal não se mobilizou e ficamos a ver navios... pouca grana e sem condução.
    Matarei a suadade da mana Isa outro dia.

    Amo vocês muita luz e energia solar neste finald e semana.

    Adejane M Gudolle

    ResponderExcluir