segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O que é ser chique?

Sábado recebi duas amigas da vida real de quem gosto muito e admiro pelo caráter, pela postura e pela capacidade de se reinventarem sempre, a Sirlei e a Marli, as quais me visitaram para  conferir se verdadeiros os elogios tecidos pela última sobre a nova decoração de minha casa e feita por mim. A primeira deixou-me bastante feliz com este simples e rápido comentário: “Tu és uma mulher chique!”

Vindo dela, foi um dos maiores elogios que já recebi nos últimos tempos. O meu ego e o meu coraçãozinho sensível gargalharam de felicidade.

Com base no exposto acima, publico hoje um e-mail que muito me agradou. Recebi-o de uma prima de meu marido, a Eleonora, mas que adotei como se  minha parente  fosse.  Nossa amizade se consolidou virtualmente. Andava sumida. Eis que retorna com o interessante texto abaixo.

Ao receber o seu texto, não vacilei em “arrastá”-lo para este blog.

Serei chique mesmo?

SER CHIQUE SEMPRE

GLÓRIA KALIL

"Nunca o termo "chique" foi tão usado para qualificar pessoas como nos dias de hoje.

A verdade é que ninguém é chique por decreto. E algumas boas coisas da vida, infelizmente, não estão à venda. Elegância é uma delas.

Assim, para ser chique é preciso muito mais que um guarda-roupa ou closet recheado de grifes famosas e importadas. Muito mais que um belo carro importado.

O que faz uma  pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta perante a vida.

Chique mesmo é quem fala baixo. Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas, nem por seus imensos decotes e nem precisa contar vantagens, mesmo quando estas são verdadeiras.

Chique é atrair, mesmo sem querer, todos os olhares, porque se tem brilho próprio.

Chique mesmo é ser discreto, não fazer perguntas ou insinuações inoportunas, nem procurar saber o que não é da sua conta.

Chique mesmo é parar na faixa de pedestre. É evitar se deixar levar pela mania nacional de jogar lixo na rua.

Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro do seu prédio e às pessoas que estão no elevador. É lembrar do aniversário dos amigos.

Chique mesmo é não se exceder jamais! Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir.

Chique mesmo é olhar nos olhos do seu interlocutor. É "desligar o radar" quando estiverem sentados à mesa do restaurante, e prestar verdadeira atenção a sua companhia.

Chique mesmo é honrar a sua palavra, ser grato a quem o ajuda,

correto com quem você se relaciona."

A essas três pessoas admiráveis, a Marli, a Eleonora e a Sirlei, ofereço os copos de leite lá de cima e as rosas aqui debaixo.

(Cá entre nós e com base no texto, passei a acreditar que a Sirlei foi sincera. Mas será que sou chique mesmo?  Faço tudo o que foi descrito no texto). Só não havia me dado conta dessa minha qualidade.

4 comentários:

  1. Oi, Arlete!
    Não poderia imaginar que a nossa visitinha, informal, no sábado, tenha te dado tanta alegria. A decoração ficou linda, mostrando o teu toque pessoal muito criativo. Realmente, és uma pessoa chique!
    Aguardamos, agora, a surpresa para o Natal...
    Um abraço,
    Marli e Sirlei

    ResponderExcluir
  2. Marli e Sirlei:
    Foi justamente a "visitinha informal" de vocês que tornou o meu sábado ainda mais iluminado. O reconhecimento de que sou criativa e chique, vindo de duas pessoas adoráveis como as duas é tudo o que eu poderia desejar. Ainda mais que considero chiques todos aqueles que preenchem a descrição do texto da Glorinha Kalil.
    Sinto-me, por isso, duplamente lisonjeada. Obrigada pelo comentário e pelos elogios.
    Um abraço muito carinhoso.

    ResponderExcluir
  3. Mana minha!

    Sem comentários as últimas postagens embora as tenha lido rapidamente, leitura hiper dinâmica...
    Estou ansiosa para ver as fotos da casa reformada... posso imaginar o teu bom gosto sempre alforou em tudo que fizeste.
    Quanto a loja é um sonho de todos os sonhos. Que eu me lembre desde criança quis ser decoradora, nos brinquedos com bonecas sempre fazia as casas decoradas com caixas de fósforos, tampinha de garrafas, vidros de remédios, etc e tal...
    Estou me encaminhando no segmento de eventos. organização de festas, acho que no ano que vem as portas irão se abrir para mim consegui umas parcerias ótimas... 2 gays (masculinos) 01 mulher que trabalha com filmagens que vai me abrir portas.
    MANDA-ME AS FOTOS LOGO ESTOU CURIOSAS!
    BJUS
    Adejane

    ResponderExcluir
  4. Djeininha:
    Sonhar ainda é a força que move o mundo, Todas as grandes conquistas partiram de...um sonho, portanto...
    Bjs.

    ResponderExcluir