quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Mi Buenos Aires querido 8


Recoleta é o bairro mais nobre de Buenos Ares. A origem de seu nome deriva do Convento dos Padres Recoletos, os membros da ordem franciscana que se instalaram na área no início do século XVIII, quando foi fundado um convento e uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Pilar e cemitério anexado a ele.

O centro histórico do bairro era a igreja paroquial do Pilar, cuja construção foi concluída em
1732, por essa razão, algumas vezes o distrito foi chamado de El Pilar.

Recoleta é muito atraente, seja por seus cafés, bares, feira de artesanato ou até mesmo pela noite, dedicada ao público jovem. Imitando Paris, possui grandes áreas verdes e fachadas em estilo francês.

Apesar de ter perdido um pouco no setor de diversão para Porto Madero, o charmoso bairro ainda concentra algumas construções de época e uma das ruas mais caras do comércio portenho.

A feira de antiguidades, localizada na praça da Recoleta, é ponto de parada obrigatória.

E, mesmo que possa parecer mórbido, entrar no cemitério da Recoleta é uma atração, no mínimo, pitoresca. Lá estão enterradas as principais figuras da história argentina, entre elas, a talvez mais famosa, Eva Perón. Lá, estão personalidades enterradas de 1862 a 1930.

O passeio da Recoleta é obrigatório. Alem de ser o centro geográfico do bairro, é um dos seus pontos mais altos, de modo que no final do
século XIX, década de 1870, o sítio atraiu famílias ricas do sul da cidade, fugindo da epidemia de cólera e febre amarela, pois a altura do terreno reduzia a presença de insetos portadores da doença. Enquanto as classes populares foram liquidadas no sul-sudeste da cidade, os mais ricos construiam mansões na Recoleta.

Essas famílias construíram no bairro mansões e grandes edifícios em estilo francês. Muitas dessas mansões foram demolidas no final dos anos
1950 e início de 1960. Assim, tem-se alusão a Buenos Aires como a Paris da América. Hoje, alguns desses edifícios tradicionais coexistem com modernos edifícios elegantes. Desde então, a Recoleta é um dos mais elegantes e caros bairros de Buenos Aires, concentrando mansões, embaixadas e hotéis de luxo, incluindo o luxuoso Alvear Palace Hotel.

Junto com alguns trechos dos bairros adjacentes do
Retiro e Palermo, Recoleta é parte da área conhecida como Barrio Norte, local de habitação tradicional dos setores mais abastados da sociedade que concentra grande parte da vida cultural da cidade.

*Fonte: Impressões pessoais, Wikipédia e relato do jornalista Marcelo Bartolomei, editor de Turismo Online




Igreja Nossa Senhora del Pilar
Ao fundo, Avenida Alvear


                                                             Biblioteca Nacional

                                           Parecem bonecas? Só as dos lados da moça


Cemitério Recoleta

Túmulo de Evita Perón






2 comentários:

  1. Querida mamãe, como é bom recordar nossa belíssima viagem pelas divinas ruas de Buenos Aires, estou louca para fazermos outra!!
    Te amo!!
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  2. Filhinha! Também adorei a viagem. E que companheiros, hem? Todos encantadores. Com pessoas como tu, o Cesão, o Cesinha, a tia Isa, a Marianna, vou até o fim do mundo e acharei EXCELENTE! Rio de Janeiro nos espera.Depois, Paris! OBA!
    Também te amo mais e mais!

    Mil beijos

    ResponderExcluir