domingo, 9 de outubro de 2011

Mi Buenos Aires querido 4



Plaza de Mayo

É o símbolo das manifestações históricas do povo argentino. Ao seu redor estão a Casa Rosada e a Catedral Metropolitana. Ao norte da praça, está a "city portenha", área movimentada que marca o centro financeiro de Buenos Aires.

Um dos aspectos que descobri ao visitar essa praça foi o lenço branco usado pelas “Mães da Praça de Maio” durante as suas manifestações. Sempre fiquei intrigada sobre o porquê do lencinho alvo, visto que o imaginava preto, símbolo do luto pelo desaparecimento de “sus hijos”. A guia turística informou-nos que representavam as fraldinhas dos filhos. Emocionante!

Nas cercanias da praça há o Cabildo, a Avenida de Mayo, o Café Tortoni, La Manzana de las Luces,

A Plaza vista do alto

Las Madres De Plaza de Mayo

Pintura das fraldinhas dos hijos de las madres...






Obelisco à noite

Cabildo

Apesar das sucessivas reformas, esse edifício ainda respira história, pois foi o epicentro da Revolução de Maio de 1810, data da independência argentina. Tem um museu aberto à visitação e um restaurante no pátio.

                                    Avenida de Mayo


É interessante observar a variedade de cúpulas e fachadas de todos os estilos dessa enigmática avenida, que parte da Plaza de Mayo e desemboca no imponente edifício do Congresso Nacional.



O Tortoni é nada mais nada menos que o café mais antigo de Buenos Aires. Um verdadeiro clássico portenho que merece uma visita. Oferece shows de tango e jazz, além de um menu inspirado em pratos e sobremesas típicas da Argentina.

                                                             Palacio Barolo




Um chamativo prédio que data de 1923, totalmente inspirado na Divina Comédia de Dante Alighieri. Entra-se pelo inferno, passando por andares do purgatório e chegando pouco a pouco ao céu. Na cúpula, há um farol com uma vista surpreendente de Buenos Aires. Apesar de que no prédio funcionam normalmente vários escritórios, oferecem visitas turísticas guiadas.





É um conjunto de edifícios relacionados com a história e cultura portenhas, onde se escondem a igreja mais antiga da cidade e túneis da época colonial. Oferecem visitas guiadas diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário