sábado, 29 de outubro de 2011

Como ser competente




No nível pessoal das aspirações, dos desejos e dos sonhos, transforme cada dia como se fosse o dia mais importante da vida de cada um - nessa dádiva chamada presente, o famoso aqui e agora. O dia de hoje.

Transforme desejos e sonhos em objetivos claramente definidos. Determine onde você quer chegar, partindo de seus recursos atuais, considerando quais as competências que precisam ser reforçadas ou adquiridas, quais esforços e recursos devem ser mobilizados para suprir suas carências; que limitações, condicionamentos e hábitos improdutivos precisam ser vencidos no nível intrapessoal, interpessoal e profissional.

Considere-se responsável pelas suas escolhas e pelas consequências decorrentes de seus atos e omissões. Ao analisar o resultado diferente do que objetivou, não culpe as pessoas, nem o governo, nem as circunstâncias e nem a você mesmo. Analise o que foi realizado, como foi feito ou o que você deixou de fazer e que contribui para que seus objetivos não fossem atingidos. Aprenda o que não conduz ao espoco definido e não o repita.

Ouve-se e se lê muito que precisamos ter humildade para reconhecer nossos erros. Isso, por si, é uma imensa arrogância e um enorme esquecimento de que a única característica comum dos seres humanos, que se autonomearam de racionais, é a falibilidade. Não errar é ser Divino. O homem é um ser em construção, talvez uma obra infinita, decorrente de uma constante na vida de todos nós: a mudança.

O quê e o como percebemos é função da qualidade do nosso diálogo interior. Daí a relevância de termos um diálogo interior produtivo, isto é, alinhado com os nossos objetivos, que nos leve a estabelecer relações ganha-ganha. Para iniciar bem o seu ano, comece revisando seus hábitos improdutivos que são as verdadeiras barreiras que o impedem de agir de forma produtiva. Não tem saída ou atalho, pois tudo começa com você. Enterre o seu “não consigo”, realizando todo o esforço necessário, tendo paciência, disciplina e humildade para procurar ajuda. Não acuse, julgue ou condene alguém pelas suas falhas. Lembre-se: todos somos falíveis. Assuma a responsabilidade por seus atos e omissões.

Estabeleça objetivos de acordo com sua disposição de trabalhar, diuturnamente, no sentido de transformar seus sonhos e desejos em objetivos realizados. Para isso, saiba o que você quer, defina todas as ações necessárias com data limite para cada uma das etapas. Divulgue e sempre visualize seus objetivos, pois isso ajuda a reforçar a determinação. Constantemente, ao deitar-se para dormir, revise seu dia para verificar se suas ações estiveram alinhadas aos seus objetivos.

Aprenda a usar produtivamente seu tempo. Tempo e saúde não são objetivos, são condições fundamentais. Tempo é vida! Tempo é condição indispensável para que você realize qualquer atividade. Não desqualifique os feedbacks recebidos - das pessoas e dos resultados que você conquista na sua vida, já que estes são poderosos referenciais para se cotejar o que achamos que somos, com aquilo que efetivamente temos realizado.

Desenvolva a habilidade de oferecer feedback e esteja disposto a alterar seu diálogo interior improdutivo, por um produtivo para você e para todos com quem se relaciona. Será uma guerra de várias batalhas, mas os resultados compensarão todos os esforços. Prepare-se para vencer as etapas mais freqüentes no processo de alteração de hábito, de atitude ou de comportamento improdutivo. Primeiro vença a não percepção do hábito, da atitude ou do comportamento improdutivo, estimulando o oferecimento de feedback e treinando sua prontidão perceptiva para cotejar os resultados obtidos com sua autopercepção.

É frequente passar-se para a etapa da negação do problema, quando alguém nos faz o favor de nos oferecer feedback específico. A seguir, reconhece-se o problema, mas logo encontramos alguém ou circunstância para jogar a culpa. É doloroso reconhecer nossa característica humana de falibilidade, pois nossa cultura estimula mais a vergonha ou o sentimento de culpa do que a serena aceitação do inexorável fato de sermos falíveis. A escolha em ser produtivo e ter mais momentos felizes é sua. Reconheça suas forças e fraquezas, mas se concentre em suas forças e nas das pessoas de seu relacionamento. Desejo-lhes todo êxito no fascinante processo de crescimento como pessoa e como profissional.

(Jansen de Queiroz Ferreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário