sábado, 8 de outubro de 2011

Mi Buenos Aires querido 3



Casa Rosada

É a sede da Presidência da República, em cuja sacada foram feitos os mais importantes pronunciamentos da história argentina. O interior do edifício conta com vários pontos de interesse.  A Casa do Gobierno  ganhou a cor e o nome segundo alguns hidtoriadores, devido à mistura de cal e sangue de boi usada para impermeabilizar as paredes do antigo forte no qual foi erguida. Os mais poéticos dizem ser uma referência à conciliação na atividade política, uma vez que as cores dos grandes partidos rivais no século 19 eram vermelho e branco. 

Sede do governo desde 1873, conta com um museu com mais de 10 mil objetos históricos de todos os presidentes argentinos desde faixas presidenciais, joias recebidas como presentes a cuias de chimarrão.


Atualmente a Casa Rosada está aberta ao público para visitas guiadas, funcionando também como um museu. Duas escadas levam o visitante ao primeiro andar, onde se pode ver o Salão Branco, sede das grandes recepções oficiais e os salões presidenciais. Durante a visita, passa-se por ambientes da Casa Rosada tão emblemáticos como o Pátio das Palmeiras.

O Grande Arco dá acesso ao edifício, que conta com vários pátios cobertos. Nessa entrada principal, situada na Avenida Rivadavia, situa-se a Guarda de Honra, destinada ao acesso das autoridades nacionais e da presidência. Essa entrada, por sua vez, conduz ao Grande Vestíbulo, decorado com relevos art déco.

Durante a sua visita à Casa Rosada, também poderá ver a Galeria de Bustos, com uma coleção de bustos dos presidentes argentinos, as escadas de honra da França e da Itália, os salões Sul, Norte e Branco, além da Capilla de Cristo Rey.

À noite,  recebendo iluminação especial, a Casa Rosada ganha feições cinematográficas. Para os argentinos, contrários à atual Presidente e para a minha netinha Marianna, é a “Casa da Barbie”, devido à iluminação em rosa púrpura e ao azul intenso que ilumina a Bandeira Nacional. Achei-a linda durante o dia e deslumbrante à noite. Um show à parte! Confiram.


                                                   Minha filha, meu marido e "jo"
Minha filha, eu, marido e irmã

A Casa Rosada por dentro

 A sede presidencial estava aberta a visitação  nas quartas-feiras. Lá dentro, havia uma exposição com quadros e retratos dos presidentes e maiores figuras históricas da Argentina e do continente. Até mesmo uma pintura de Tiradentes estava exposta.

.


A maior parte das salas serve apenas para reuniões, seja com o pessoal do gabinete de governo, seja entre embaixadores e líderes estrangeiros, seja da própria Presidente com quem consegue uma audiência especial. Cada sala tem uma decoração diferente, mas tudo relembra um pouco o estilo francês que se vê no palácio de Versalhes e tantos outros, com muitas peça douradas.
Pátio de las Palmeras
De certa forma, é bem surpreendente ver como é o interior daquela casa. Ao contrário do que se pode imaginar, boa parte dela é de pátios abertos, no estilo espanhol, com uma fonte no centro e corredores abertos, como num mosteiro.



Um dos pontos mais interessantes do passeio guiado acaba sendo a sacada da qual a Evita fez seus discursos. Dali pode-se ver toda a praça, como na foto.

Amanhã, a Plaza de Mayo

Nenhum comentário:

Postar um comentário