quarta-feira, 23 de março de 2011

Porto Alegre faz 239 aninhos

Dia 26, Porto Alegre estará de aniversário, por isso, a partir de hoje até a data comemorativa dessa efeméride, farei pequenas homenagens para a capital gaúcha.






Em 26 de março de 1772 nascia Porto Alegre. A capital do Rio Grande do Sul ganhou inicialmente o nome de Porto de São Francisco dos Casais, abreviado em 1810 para o nome que hoje é conhecida.




O processo de criação da cidade contou com a participação de estrangeiros como portugueses, africanos, italianos e alemães, entre outros. Quando aqui chegaram, logo se apoderaram de terras indígenas. Como colonizadores, trouxeram crenças, lendas, hábitos e costumes para formar um grande mosaico que resultou Porto Alegre - uma cidade que mistura mais de 20 etnias.

Beneficiários do sistema de sesmarias, os primeiros imigrantes ergueram residências próximo ao rio Guaíba por volta de 1732. Vinte anos depois, chegaram 60 casais portugueses vindo da Ilha de Açores.

Apesar da intenção inicial de subir a serra, acabaram permanecendo perto do rio onde montaram cabanas cobertas de palha. Desde então o povoado passou a se chamar Porto de São Francisco dos Casais.

Em 1772, ganha o nome de Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre, abreviado para Porto Alegre em 1810, quando é emancipada para vila.

O título de cidade viria dez anos depois, em 1822.

Abaixo, algumas fotos da capital dos gaúchos
























5 comentários:

  1. Bom dia luz do meu dia!

    Hoje te superaste em postar essa homenagem a nossa capital.

    Vivi quase cinco anos em Porto Alegre e pude usufruir com o inesquecível Altamor e Aloisa de algumas paisagens e de locais muito agradáveis e bonitos.

    Foi um tempo maravilhoso que não vou esquecer.
    Minha carreira profissional se destacou por lá, até o sonho da faculdade culminou também, embora interrompido.

    E o melhor presente que a vida me deu foi gerado em Porto Alegre: o meu amado filho Nícolas.

    Só tenho boas lembranças da capital gaúcha e é um lugar que gostaria de retomar minha vida onde ela parou.

    Parabéns pela escolha.

    Quanto a intenção inicial do teu blog é meritosa sempre aprendi muito e quando te inspiras colocas textos e regras imbatíveis e nos incentiva a exercitar o bom e velho português.

    Muito obrigada por iluminar meus dias com tua presença!

    Mil beijos,

    Adejane

    Meu email adejanemg@hotmail.com vai ficar desativado por alguns dias, pois já encaixotei o meu pc, só quando estiver em Santa Maria poderei visitá-lo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, minha querida!
    O que me encanta em PA é o jeito de provinciana em corpo de metrópole. Seus parques, museus, o Teatro São Pedro, a Catedral, o Palácio Piratini, a Casa de Cultura Mario Quintana, tudo me encanta. Deslumbrada fiquei com a Fundação Iberê Camargo. Modernidade e pureza, encanto e luz. Sempre que puder, lá voltarei. Só não moraria em PoA. Visitas? Sempre direcionadas, de carro e ao lindo apê da Isa.Um deslumbramento em cada visita.
    Quando realizas a mudança?

    Mil beijos.

    ResponderExcluir
  3. Amada!

    Estou aguardando o resultado do Jornal A Razão que vai mandar buscar minhas coisas que ficarão num depósito até eu conseguir minha moradia.


    Dia 2/04/2011 estarei na casa do Tadeu. Eles queriam que ficasse morando com eles mas tenho muitas coisas que não vale a pena me desfazer, pois comprei-as com muito sacrifício e não será fácil adquirí-las novamente.

    Dia 04/04 assumo o cargo de Coordenadora de Eventos com um salário melhor que vai dar para eu respirar um pouco.

    Ai vai começar a maratona para encontrar meu canto e para o retorno do Nícolas se ele retornar ao Rio Grande do Sul, em junho de 2012, com sargento especialista da aeronautica.

    Já estou procurando pelos sites mas o melhor é lá mesmo.

    Um beijão
    Adejane M Gudolle

    ResponderExcluir
  4. Arlete,só posso dizer que "Porto Alegre é demáis"

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! É o que vou dizer, aqui, no dia 26. Aguarda!

    ResponderExcluir