terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água




 “O mundo parece finalmente acordar para o cuidado que os recursos hídricos merecem.”

Para não ficar restrito a um único dia, é de fundamental importância para o sobrevivência de todos os seres vivos do planeta, que as pessoas se incorporem a campanhas que visem à conservação da qualidade e da preservação dos mananciais. Devem, além de engajar-se nessas campanhas, tomar atitudes produtivas em sua própria casa.

Com vistas a atitudes mais concretas, selecionei o que cada um de nós pode fazer em casa para reduzir o consumo deste precioso líquido que é a água.

Retirei dicas importantes do site “Como Poupar Dinheiro, O Seu Portal de Finanças Pessoais”. Como é um site português, fiz algumas adaptações da linguagem. (O texto sem as adaptações mais pareceria uma piada e não um texto para conscientização!)

“Esta é uma lista de 10 dicas simples para aprender a poupar água em casa, uma vez que este recurso é cada vez mais escasso e também mais caro. Por isso é importante, sempre que possível, poupar água e dinheiro.

1. Compre um autoclismo (válvula de descarga da privada) de dupla descarga, para escoar menos água e deixar escorrer a quantidade de água suficiente para atingir os fins. (Uma dica simples, se não quiser gastar dinheiro, coloque uma garrafa de um litro e meio cheia dentro do autoclismo e assim poupar água em cada descarga.)

2. Uma torneira pingando é dinheiro  saindo do seu bolso. (Uma torneira que pinga 1 gota por segundo gasta 1,5 l por dia, portanto troque a torneira por uma nova.)

3. Poupe água ao tomar banho de  ducha (chuveiro para nós, os gaúchos), em vez de banho de imersão. (Um banho de imersão gasta 80 l enquanto uma ducha gasta apenas 30 l.)

4. Feche a torneira enquanto  escovar os dentes. (Se deixar a torneira 
escorrendo, gasta 10 l de água.)

5. Use a pia, enchendo-a  com água e tapando-a enquanto fizer a barba, em vez de deixar a água  escorrendo.

6. Use a pia da cozinha tapando-a e com água enquanto  lavar a louça, em vez de deixar a água  jorrar à vontade.

7. Ferva apenas a água necessária para fazer mate,  chá ou café. (Só porque a cafeteira leva 2 l de água não significa que tenha de estar completamente cheia, quando só vai beber uma xícara.)

8. Nunca use as máquinas de lavar roupa ou louça quando não estão completamente cheias. (Se puder lave à mão, porque gasta em média 6 l em vez de 80 l das máquinas mais antigas.) Psiu! Essa economia não faço!

9. Se tiver jardim, recolha a água da chuva e armazene em baldes, deixando-os bem tapados para evitar a ação dos mosquitos causadores da dengue.  Ou utilize a água da máquina de lavar que restou das lavagens das roupas.


*Durante o verão regue apenas semanalmente em vez de diariamente (tendo cuidado com o tipo de plantas que necessitam de mais água). Regar o jardim durante 1h pode gastar mais de 450  l…

10. Lave o carro com baldes de água em vez de usar a mangueira."



Se  fizermos a nossa parte, amigos e amigas, a NATUREZA, os filhos de nossos filhos e netos agradecem.  As plantas e os animais, também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário