segunda-feira, 28 de março de 2011

Calcanhar de Aquiles existe?


Iniciei na postagem de ontem a mostrar como frases fugiram das páginas da história e se transformaram em verdadeiros mitos verbais, usados em textos ou na fala coloquial.

Hoje rememoro o "Calcanhar de Aquiles".

De onde surgiram essas expressões? O que significam hoje?

"A antiga e rica lenda de Aquiles ilustra a assertiva de que "os eleitos dos deuses morrem jovens", já que o herói preferiu uma vida gloriosa e breve a uma existência longa, mas rotineira e apagada.

Aquiles era filho de Tétis (a ninfa marinha, e não a deusa do oceano) e de Peleu, rei dos mirmidões da Tessália. Ao nascer, a mãe o mergulhou no Estige, o rio infernal, para torná-lo invulnerável. Mas a água não lhe chegou ao calcanhar, pelo qual ela o segurava, e que assim se tornou seu ponto fraco - o proverbial "calcanhar de Aquiles".

Segundo uma das lendas, Tétis fez Aquiles ser criado como menina na corte de Licomedes, na ilha de Ciros, para mantê-lo a salvo de uma profecia que o condenava a morrer jovem no campo de batalha. Ulisses, sabedor de que só com sua ajuda venceria a guerra de Troia, recorreu a um ardil para identificá-lo entre as moças. Aquiles, resoluto, marchou com os gregos sobre Troia.

No décimo ano de luta, capturou a jovem Briseida, que lhe foi tomada por Agamenon, chefe supremo dos gregos. Ofendido, Aquiles retirou-se da guerra. Mas persuadiram-no a ceder a seu amigo Pátroclo a armadura que usava.

Pátroclo foi morto por Heitor, filho do rei de Tróia, Príamo,ao confundi-lo com Aquiles. Sedento de vingança, Aquiles reconciliou-se com Agamenon.

De armadura nova, retornou à luta, matou Heitor e arrastou seu cadáver em torno da sepultura de Pátroclo. Pouco depois, Páris, irmão de Heitor, lançou contra Aquiles uma flecha envenenada; dirigida por Apolo, atingiu-lhe o calcanhar e matou-o.

As proezas de Aquiles e muitos temas correlatos foram desenvolvidos na Ilíada, de Homero, que relata a guerra de Tróia.

O cadáver de Aquiles, segundo a versão mais comum, foi enterrado no Helesponto junto ao de Pátroclo."

Fonte: http://www.nomismatike.hpg.ig.com.br/

*"Apesar da valentia e dos feitos de Aquiles, a fatalidade não podia deixar de acontecer. A morte do grande herói da Antiguidade é apresentada em várias versões, porém a mais aceita relata que ele morreu ferido no calcanhar por uma flecha certeira, poderosa e assassina, atirada pelo príncipe Páris e guiada por Apolo. Páris, nesse ato, consegue vingar-se da morte de seu irmão Heitor e simultaneamente vinga a morte do filho do deus Apólo, Tenes.

Aquiles, após a morte, recebeu a justa recompensa por toda uma vida de feitos heroicos e de combates. Zeus, a pedido de Tétis, conduziu-o à ilha dos Bem-aventurados, onde ele casou com uma heroína (cita-se Medeia, Ifigénia, Polixena, e mesmo Helena: da sua união com esta, teria nascido um filho alado, Euforião, que é identificado com a brisa da manhã)."

Fonte: Wikipédia

Calcanhar de Aquiles, à voz corrente,  é usado para indicar o ponto vulnerável (fraco) das pessoas, instituições, países, objetos...

3 comentários:

  1. Bom dia luz do meu dia!

    Quanta sabedoria!
    Também tenho calcanhar como de Aquiles, já faturei o mesmo três vezes no mesmo lugar! ah,ahahahahahah.

    Deixei um comentário sobre a tua conquista exitosa sobre os acessos ao teu blog.
    Mais uma vez parabéns!

    Tens que abrir uma conta no facebook para divulgá-lo para mais pessoas. É de graça e atinge o mundo.

    Mil bjus,
    Adejane M Gudolle

    ResponderExcluir
  2. Que espetáculo! Adoro quando posta essas culturas do dia a dia e que são mais que interessantes!
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  3. Djeine e Dani:
    Que bom que as minhas garotas gostaram do que postei. Bem que poderiam me dar sugestões para futuras postagens. Eu iria adorar!
    Beijos e beijos

    ResponderExcluir