terça-feira, 29 de março de 2011

Nó Górdio, origem e significado


A provável lenda do nó górdio remonta ao século VIII a.C.

Conta-se que o rei da
Frígia (Ásia Menor) morreu sem deixar herdeiro e que, ao ser consultado, o Oráculo anunciou que o sucessor chegaria à cidade num carro de bois. A profecia foi cumprida por um camponês de nome Górdio, que foi coroado. Para não esquecer de seu passado humilde, ele colocou a carroça, com a qual ganhou a coroa, no templo de Zeus. E a amarrou com um nó a uma coluna, nó este impossível de desatar e que, por isso, ficou famoso.

Górdio reinou por muito tempo e, quando morreu, seu filho
Midas assumiu o trono. Midas expandiu o império, porém, ao falecer, não deixou herdeiros. O Oráculo foi ouvido novamente e declarou que quem desatasse o nó de Górdio dominaria toda a Ásia Menor.

Quinhentos anos se passaram sem ninguém conseguir realizar esse feito, até que, em 334 a.C,
Alexandre, o Grande, ouviu essa lenda ao passar pela Frígia. Intrigado com a questão, foi até o templo de Zeus observar o feito de Górdio. Após muito analisar, desembainhou sua espada e cortou o nó.

Lenda ou não o fato é que Alexandre se tornou senhor de toda a Ásia Menor poucos anos depois.

É daí também que deriva a expressão "cortar o nó górdio", que significa resolver um problema complexo de maneira simples e eficaz.

Fonte: Wikipédia

4 comentários:

  1. Arlete,vou pedir licença para falar de uma pessoa que demonstrou a toda nação brasileira ser um lutador destemido,saiu do nada para se transformar num dos mais poderosos dono do ramo textil do país.Na política afiançou a eleição de Lula,pois graças a ele os poderosos se curvaram.Falo de José Alencar,Vice Presidente discreto,bateu forte no alto juro que se convive no Brasil,ao falecer,entristesse toda uma nação.Eu tinha uma profunda admiração por ele.Que Deus guie seu caminho final.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, amigo querido!
    Estou tão desiludida com o rumo que tomou a política e os governantes brasileiros que não consigo sentir admiração por político algum.
    Questiono-me se o J.A. não contasse com toda a assistência médica (paga pelo povo) teria resistido por tanto tempo. Homem riquíssimo que era, provavelmente, se tivesse que custear a doença com todos os recusos disponibilizados pelo Brasil, não teria dilapidado todo o seu rico patrimônio e resistido por tanto tempo ? Tanto é que, terminado o seu mandato, começou a fenecer...
    Não posso deixar de admitir que foi um homem simpático e corajoso, mesmo que tenha feito "vista grossa" aos mandos e desmando do "chefinho". Apesar de que, vice e nada é a mesma coisa.
    Lamento nãio compartilhar com o teu entusiasmo em relação ao "Zé".
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Arlete,fiz uma promessa para mim mesmo que não vou demonstrar inconformidades ou desconfortes com tuas opinioes,só que eu nunca vislumbrei o José Alencar como político,embora tenha sido senador pelo seu estado,admiro a sua personalidade e principalmente por sair do nada e se transformar num dos maiores empresários do Brasil,não podemor ignorar que mesmo como Vice Presidente bateu forte no juro praticado em nosso país.Que fique bem claro,respeito a tua opinião.Anônimo paz e amor.

    ResponderExcluir
  4. É isso, amigo.
    Mudando de assunto: o que achas da realização da Copa do Mundo no Brasil e a construção ou reforma de estádios?
    Respeito qualquer que for a tua opinião. Este espaço é para lá de democrático.

    ResponderExcluir