quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Saber amar e saber perdoar



Com o tempo esvaindo pelas janelas de minha vida, sem condições de fazer uma nova postagem, reedito esta que aborda temas tão polêmicos como o amor mal-resolvido, os ressentimentos e o perdão. Não sei quem o escreveu, mas é bonito... é bonito...é bonito...!

"Por vezes existe como que uma mágoa secreta que nos persegue e que vai espalhando as suas raízes na nossa profundidade interior, perturbando-nos e retirando-nos a serenidade, devido a algum ressentimento guardado, alguma ofensa «engolida», alguma perda sofrida que não fomos capazes de superar.

Muitas vezes, as nossas ansiedades transformam-se em medos ou fobias, em preocupações ou frustrações, em traumas e inseguranças, geradoras de mal-estar, que desequilibram emocional e afetivamente. Por isso, sentimo-nos desgastados, vulneráveis, fragilizados… sem energia e, por vezes, até mesmo escravizados, com raiva de termos nos deixado usar por alguém que não merece ou mereceu o nosso afeto.

Só na medida em que formos capazes de amar a realidade que nos feriu, através de um vivo sentimento de perdão, seremos capazes de voltar ao estado de paz original, que saudosamente recordamos, em vez de remoermos o que nos aconteceu, o que só leva à mágoa e afasta-nos, definitivamente, da possibilidade de atingirmos a felicidade duramente perseguida.

O perdão é libertador e tem um poder terapêutico enorme, capaz de fazer experimentar o gosto da alegria de nos sentirmos libertos, autônomos, autênticos, assertivos e, por isso, felizes. Não podemos permitir que os nossos males passados nos continuem a deixar prostrados e nos roubem o entusiasmo pela vida, tornando-nos pessoas azedas e frias, quando temos uma vida toda para nos fazer apaixonar e nos permitir continuar apaixonados.

Devemos apaixonar-nos por cada instante do quotidiano, pelo brilho do sol, ou pelas ondas do mar, pelo encanto das manhãs radiosas, ou pelo mais belo pôr do sol… pelo sorriso ou pelo toque que partilhamos, pela palavra que escutamos ou dizemos, pelo abraço que nos fez e que nos faz sentir bem, pela ternura que sentimos e fazemos sentir…

A vida tem que ser acolhida, recebida, criada e recriada em cada instante, de forma a torná-la mais completa e saudável, cultivando a sua aceitação, através de uma aprendizagem feita de avanços e de recuos, valorizando sempre o aqui e o agora. A aceitação dos fatos inevitáveis não nos faz gastar energias inutilmente e permite-nos agradecer o que a vida dá, tornando-a mais fluida e positiva, olhando e valorizando o que temos e não desejando o que é dos outros.

O perdão libertador, nascido num coração que sabe amar verdadeiramente, é tanto mais fácil e autêntico, quanto maior a capacidade de amar e mantém aberta a porta por estar dando graças de poder se reconstruir, liberto e libertador, pronto para amar de novo e outra vez, tantas outras...

Essa gratidão pelo dom da vida e pela capacidade de perdoar, abre-nos as portas ao princípio da partilha dos nossos talentos, postos para render em nosso serviço e ao serviço dos outros. Portanto, saber perdoar é um privilégio dos sensíveis, dos que se amam e dos que, na juventude ou em algum lugar oculto no passado, feriram ou foram feridos, mas que souberam transformar o sofrimento em grandeza moral.

Em consequência disso, também se transformaram em seres superiores que, sabiamente, retiraram do desamor (que poderia danificar as suas vidas) energias para esquecerem e impuseram-se fortes no amor vivente para, através dele, enterrarem ingratidões.”

15 comentários:

  1. Oi:
    Puxa! Que texto lindo! Caiu como uma luva no meu velho ego sofrido. Dizem que errar é humano, perdoar é divino. Será que saberei perdoar? Esse teu texto mexeu comigo. $Escreve outros,tá?

    ResponderExcluir
  2. Olá, anônimo:

    Que bom que, de alguma forma, esse texto serviu para refletires.
    Uma pena! O texto não é meu!
    Em minhas buscas, encontrei-o e, distraída que sou, deletei o onde.
    Volta sempre.
    Adoro visitas.
    Arlete

    ResponderExcluir
  3. Bom dia:
    Sou a que postou antes. Não poderias escrever sobre...ARREPENDIMENTO, ou VIVER?
    Fico agradecida.

    ResponderExcluir
  4. Tentarei, amiga anônima!
    Sobre VIVER é fácil, mas sobre ARREPENDIMENTO? Tenho um lema de vida: Não carrego culpas e não espero nada de ninguém: o que vem é lucro! Portanto, fica difícil escrever sobre o que não vivencio, Mas tentarei!
    Um abraço.
    Volta!
    Arlete

    ResponderExcluir
  5. Não me dês folga até eu realizar o teu pedido. Só não o faço hoje por ter a agenda cheia.

    ResponderExcluir
  6. Arlete,estamos com um novo anonimo,mas não tenho odio nem rancor no coração,era meu primeiro amor e ela me virou as costas,mas já perdoei.Tem uma postagem da tua filha Daniella de l9set2009,as escolhas de uma vida,do filme Crimes e pecados ela extraiu esta linda frase ,nós somos a soma de nossas decisoes,segue o texto, brilhante, do Pedro Bial.Confesso que me senti desconfortavel com o intruso anonimo,creio estar na hora de parar com este nosso amigavel contacto.

    ResponderExcluir
  7. Amigo:
    Pelo que pude perceber pelo "agradecida" e "sou a que postou antes", é uma amiga e eu sempre adoro quando fazem comentários após as minhas postagens. O que me deixa "desconfortável" é não postarem nada.
    Quando abro o blog, só fico inteiramente satisfeita, quando há algum comentário.
    Existe um blogueiro que só faz assim :Bah! Gostei! Porcaria! Muito triste! Cópia! Maaaaaravilha! e por e-mail. Usa pseudônimo e é mineiro. ADORO!
    Outra ,argentina,prof. de Português em seu país, seguidamente me manda e-mail, corrigindo-me s, gentilmente, pede desculpas(em espanhol!) Uma recomendação dela: "Não escreva errado nas postagens!" (em português) Adoro tb.
    Aqui, as pessoas"amigas" sempre me trazem alegrias.
    Volta sempre!
    Além disso, "somos sempre responsáveis por aqueles que cativamos."
    Arlete

    ResponderExcluir
  8. Em nossos comentários me qualificas como "sensivel" e dentro desta sensibilidade captei um certo sarcasmo quando a outra anonima escreveu arrependimento com letras maisculas,me pareceu que estava te mandando um recado, mas são suposiçoes,que espero estar enganado.

    ResponderExcluir
  9. Epa!
    Pois não é que podes ter razão?
    Coisa estranha a menina me pedir para escrever sobre arrependimento com letras maiúsculas. Será que é alguém que eu possa ter magoado, ferido, maltratado? Pode ser! "Quem nunca pecou que atire a primeira pedra"!
    Aqui um desabafo: quando dialogo com alguém, meço muito bem o que vou dizer. Quando resolvo ser eu mesma, nem imaginas a reação das pessoas, inclusive de meus familiares. Interpretam irroneamente o que eu quis dizer.Dizem que sou séria demais e não me dão o direito de... (Isso pq. nunca me viram "atuando" em sala de aula! Lá assumo os versos de Pessoa:" O poeta é um fingidor. Finge tão completamente/ que chega a fingir que é dor/ A dor que deveras sente."
    Traduzindo: Em classe ou nas palestras, choro e faço chorar, rio e faço gargalhar, canto e danço, pinto e bordo! Apaixono-me e faço o público se apaixonar! Faz parte do "espetáculo" Na vida, sou mais "tímida"!Penso então que não nasci para outra coisa: professora-atriz, esse é o meu chão! A sala de aula é, para mim, um palco sempre muito bem iluminado.
    Por que te contei isso? Porque, às vezes, "atuando" faço certas brincadeiras... "puxo orelhas"... Meto o dedo na consciência...
    Isso pode dar "rolo"!
    O que achas?

    ResponderExcluir
  10. Desculpa, amigo, fui me empolgando e te escrevi uma "carta". Que desaforo! Fazer-te de meu confessionário!
    Acho que foi um convite para uma palestra em Minas Gerais! Fiquei com "raiva" de não poder aceitar.
    Mil perdões!

    ResponderExcluir
  11. Amiga: para passar a "raiva", uma boazinha sobre o Congresso Nacional - Se colocar uma lona vira circo;Se gradear vira zoologico;Se colocar luz vermelha vira bordel;Se murar vira presidio;Se der descarga não sobra nenhum.Gostou? Não precisa te desculpar,sempre que precisares estarei a tua disposição para abrir o "confessionário"

    ResponderExcluir
  12. Adorei a piada!
    Obrigada por colheres o meu desabafo. Amigo bom é isso!
    E.T.:Vou te dicar um texto que adoro e que os meus alunos sempre gostaram: Procura-se um amigo...
    Vou postar já!

    ResponderExcluir
  13. Saber amar e saber perdoar, lindo esse título, mais lindoo texto todo, pois amar e perdoar são palavras fortes e para os fortes usarem.
    Acho uma dádiva as pessoas quem tem essa capacidade de AMAR E PERDOAR!!!
    Mil bjks!!Daniella

    ResponderExcluir
  14. Realmente, filhotinha muito amada. Mais do que saber amar, o saber perdoar implica saber esquecer. Sem esse trio, amar, perdoar, esquecer, a vida fica muito amarga, porque quem não perdoa, acerca-se de más lembranças e, por isso, torna-se um ser rancoroso e infeliz.
    Esse mal passa bem longe de nós duas, não?
    Beijos.

    ResponderExcluir