sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Flores para um anjo que não troca I por E



Sem tempo para fazer uma boa crônica, reedito esta:

Depois que descobri a magia que é navegar pelo mundo eletrônico e virtual, parece que fiz dele o "bode expiatório" para amenizar a responsabilidade com que tenho passado pela vida como professora de Português.

Atuando, recai sobre mim todo o peso do cargo: fico antenadíssima nas palavras que articulo ou concretizo através da escrita. Já neste mundinho de faz de conta, "solto a franga", "desvisto o meu pretinho básico", calço a sandalinha rasteira e dou uma folga para a intelectualidade escrita. Quero dizer, escrevo coisas aqui e, raramente, releio. Significa que tenho cometido cada GAFE...

Sorte minha! Tenho uma amiga, que além de real, é também virtual. Amiga de verdade que não quer me ver "de saia justa" e deseja que eu continue" fazendo bonito" neste blog.

É tão atenta a Marli, nascida Gieseler e Girelli por "acidente" (recebeu esse sobrenome do maridão!)! Repetindo: é tão atenta a minha amiga e "puxadora de orelha" que parece ter olhos até nos dedos. Nota tudo, tudinho mesmo, especialmente, o que posto errado. Ao contrário de mim, distraída "de carteirinha" dia e noite. Inclusive, sou tão desligada que até o meu fiel marido (pelo menos é em que acredito), o grande Cesar Augusto, (o meu; não o de Roma) poderia ter "dado os seus pulinhos" com a minha melhor amiga, na minha própria cama e a desligadinha aqui nem sentiria o perfume dela, se é que usaria perfume...

Todo esse blá blá blá para dizer que a amiga puxa-orelha me deu um "flagra" daqueles. Sempre ensinei a meus alunos a usarem certos recursos mnemônicos (palavra chiquérrima!) para "não serem pegos de calças curtas" na hora de escrever ou falar . Agora, plagiando o grande Édison de Oliveira: "todo mundo tem dúvidas, inclusive você", reconheço que errei, vou continuar errando, porque sou distraída e humana...

Pois a "muletinha", (não é a amiga revisora, é o macete que citei acima), tem me dado tombaços várias vezes. Na última queda, esqueci de me amparar nela,(não na amiga; na muletinha) na hora em que fui digitar ADQUIRIR. Sabem que coloquei um "I", um izinho só e a minha "consciência virtual'', nominada Marli G. G., notou? Viva ela! Morra eu!

Havia me  esquecido do macete sobre o I: Se ADIVINHAR ganha um I, ADQUIRIR empresta ele para o Ivo. E nesta outra muletaça: ensinava às minhas "crianças" que incipiente e insipiente pareciam irmãos siameses, exceto a diferença gráfica simbolizada pelo c e o s. Para não usarem a palavra de forma errada, deveriam fazer o seguinte paralelo:

IniCiar lembra Começo, iníCio, iniCiante, pois. Já inSipiente lembra Sem Sabedoria, pois, pois como dizem os portugas. Não é que a "lesada" aqui trocou a coisa?

Disse a Marli que o insipiente com S era Sábio. Nossa! Fiz uma troca de 180°, porque, na verdade, INSIPIENTE quer dizer IGNORANTE.

Mais esta: para os meus discípulos memorizarem, ensinava que "enquanto o indígEna se agarra no E, o aborígIne se flecha com I". Não é que troquei a ordem das palavras e cometi mais um deslize escrito? E não é só isso... Troco, engulo, dobro letras...O que seria de mim sem meu Anjo Número Um?

Para esses meus "desvarios virtuais" servem, muito bem , os velhos e bem-humorados ditados populares: "Em casa de ferreiro, espeto de pau" e "façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço".


Para homenagear a minha revisora virtual e anjo da guarda deste blog, a MGG, ofereço flores, porque sempre deixam perfume em mãos que as oferecem.

Ah! E como o Blogger me deu uma escanteada, nem o meu Anjo Número Dois consegue fazer os seus adoráveis e sempre incentivadores comentários.

2 comentários:

  1. Olá, grande mestra! Agradeço as flores, será que mereço tanto? Vou continuar atenta! Marli

    ResponderExcluir
  2. Amiga querida:
    Esse teu interesse em que eu não cometa erros, comove-me diariamente.
    Só uma pessoa como tu para dedicar parte de teu tempo para ler as minhas garatujas e me dar os puxõezinhos de orelha para os meus descuidos.
    Agradecida sempre.
    Arlete

    ResponderExcluir