segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Prenúncios da Primavera


A estação do ano de que realmente gosto é a Primavera, não apenas pelo clima ameno como também pelo colorido e a exuberância das flores. Nessa estação, as florezinhas multicoloridas eclodem por toda parte. Abrilhantam as minhas janelas, saltam pelo meu quintal, debruçam-se nos muros e se esparramam pelas calçadas. Os ipês amarelos e os lilases exibem-se, formando um tapete colorido ao se desprenderem da árvore mãe.


Respira-se o perfume das flores de laranjeira. Em buquês, lembrando áureas noivas, escorregam por entre as folhas e tingem de branco o verde do gramado. As orquídeas olham encantadas as outras flores, convencidas de sua incrível beleza.

Os pássaros, como uma orquestra incansável, lançam ao ar trinados exóticos, mas melodiosos. Tudo é vida, tudo encanta, tudo enternece. Até o meu cão boxer rende-se à magia primaveril. À noite, faz estranhas serestas para a lua, imaginando uma longínqua enamorada. As estrelas, em cumplicidade, flertam com a noite. Tudo seria perfeito se a chuva incessante e inoportuna não declinasse o brilho da chegada de minha filha e da minha netinha Marianna. Por elas, rende-se o apaixonado coração, que bate ao ritmo das aves e se veste com a tecelagem policrônica da estação das flores.


Quanto mais com elas convivo, mais me dou conta do quanto a vida tem sido generosa para comigo e de como tenho que lhes agradecer toda a felicidade que conseguem me proporcionar. Junto a elas, a Primavera surge todos os dias e enfeitam o meu viver, competindo com as flores mais lindas da natureza.


5 comentários:

  1. Mana estou emocionada, consequiste com tuas palavras e imagens amenizar esse dia chuvoso e cinzento. Tu me fizeste esperar ansiosa pelos maravilhosos dias de primavera.
    Sem falar na beleza e ternura das tuas garotas, linda demais!
    Aqui em Rio Grande a primavera é esplendorosa, várias ruas dividas por canteiros no meio, nos encantam como o florido de seus amores-perfeitos, bocas-de-leão, gerberas, e outras que não sei o nome.
    Um beijão minha primavera de encantamento.
    Adejane

    ResponderExcluir
  2. Olá, Djeine!
    Aqui a chuva está impedindo de eu me exibir, mostrando a Marianna para toda a vizinhança e outras pessoas de minhas relações. Em compensação, tenho curtido agarotinha em tempo integral.Imaginas como estou me sentindo.
    O que achaste das flores que se veem por toda a minha casa e que postei as fotos aí em cima? Isso que não falei dos crisântemos, das orquídeas e da rainha da noite. Estão, apesar da chuvarada, lindíssimas. Inspirada nelas é que antecipei a minha primavera.
    Um afetuoso abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    tenho uma duvida.. qdo usar eles foram ou eles eram?
    bjoss

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Helen!
    Usarás "eles foram" em duas situações:
    1ª - para indicar um passado recente (pretérito perfeito).Ex.: Ontem, eles foram a uma festa;
    2ª- para indicar um passado remoto (=pretérito mais-que-perfeito) Ex.: Antigamente, eles foram muito felizes.
    Já "eles eram", indica um passado ainda não concluído (= pretérito imperfeito). Ex.:
    Em 1998, eles eram um belo casal.
    Esses verbos se conjugam assim: 1ª- Eu fui, tu foste, ele foi, nós fomos, vós fostes e eles foram (pret. perf.)
    2ª- eu fora, tu foras, ele fora, nós fôramos, vós fôreis e eles foram.(pret. mais q. perf.)
    Eu era, tu eras, ele era, nós éramos, vós éreis, eles eram. (pret.imperf.)
    Caso não estejas satisfeita com essas explicações, retorna aqui, que tentarei ser mais clara, ok?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Amei as flores da tua casa!
    Quando eu era mais jovem sonhava com uma casa de campo, com cercas brancas e com a estrada cercada de girassóis e margaridas.
    A tua sempre foi linda e florida e continuas a cultivar essas belezas.
    parabéns!
    beijão
    Adejane

    ResponderExcluir