quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A natureza agradece 3

Saiba como economizar água na sua casa

Cada um de nós pode fazer a sua parte, seja em casa, na escola ou no trabalho. Veja algumas dicas para evitar o desperdício, fazendo o uso responsável desse recurso natural precioso.

Vazamentos/ torneira pingando

Uma torneira pingando desperdiça 50 litros de água em um dia. São 1500 litros de água em um mês. Isso é o suficiente para as necessidades de uma pessoa ao longo de dois anos. Para conferir se há vazamentos, feche todas as torneiras e registro da caixa d’água. Verifique se o hidrômetro apresenta algum movimento. Na dúvida, chame o encanador.

No caso de vasos sanitários, verifique se há água escorrendo. Para isso, pulverize talco ou outro pó fino no fundo do sanitário e observe por alguns minutos. Se houver movimentação do pó ou se esse desaparecer, é porque existe o vazamento. Outra forma de detectar vazamentos na residência em geral é monitorar o hidrômetro no período da manhã, sem ninguém ter usado a água ainda. Nesta condição, se o hidrômetro estiver girando, existe vazamento de água.

Banho

O banho deve ser rápido. Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Registro fechado, ao se ensaboar e redução do tempo para 10 minutos, promove uma diminuição no consumo para 90 litros. No caso de banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos com o registro meio aberto, são gastos 45 litros na residência.

Escovar os dentes

Uma pessoa que escova os dentes em cinco minutos com a torneira muito aberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar 11 litros de água.

Vaso sanitário

Na hora de construir ou reformar a casa ou a empresa, é importante dar preferência às caixas de descarga no lugar das válvulas. A válvula acionada por 6 segundos gasta de 10 a 14 litros. Para economizar, existem bacias sanitárias de 6 litros por acionamento (fabricadas a partir de 2001).

Além disso, acione a descarga somente se necessário!

Outro hábito importante é nunca usar o sanitário como lixeira ou cinzeiro. Vaso sanitário não comporta papel higiênico ou absorvente íntimo, pois há risco de entupir o encanamento. Aí, acontece o pior, o esgoto volta para a residência.

2 comentários:

  1. Disse tdo Arlete!!! Temos q começar por nós mesmos.... Bom, vim mesmo dizer q amanhã vais estar com a nossa linda Marianna!! Aproveita mto!! Ontem estive com ela... q doce q ela está!! Vais ver!! Beijos mil; Carlota :D

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carlota!
    Marianna, Daniella e Cesinha estão quase chegando. O meu medo é de que ela não me reconheça. O meu coração está dando saltos mortais e do trampolim mais alto.
    Um ótimo fim de semana.
    Mil beijos.

    ResponderExcluir