segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Minha relação com o Planeta

O domingo que passou surgiu radiante, levando-me e refletir sobre como tenho me colocado diante da ameaça de hecatombe que paira sobre o futuro de meus descendentes. Ao vislumbrar o esforço dos amores-perfeitos para se exibirem exuberantes nas jardineiras de minhas janelas, dei-me conta de que, se nada fizer, um dia, talvez não muito distante, cenas como essas poderão ser vistas só em fotos ou em filmes.

Com a passagem do tempo, fui puxando as rédeas da raiva que tomava conta de mim ao deparar-me com todas as mazelas que assolavam o Planeta. Fui pondo amarras em minha indignação contra injustiças e desmandos e decidi começar uma guerra pessoal de conscientização voltada a preservar o meu lugar, o espaço onde vivo e procuro ser feliz.


Iniciei por selecionar o lixo doméstico, a plantar mais flores, a recolher as fezes de meu cão, a não desperdiçar água, a apagar as luzes quando me afastava do ambiente em que iluminavam. Ao fazer uso do automóvel, venho estacionando-o em lugar estratégico e encaminhando-me às compras a pé.


Comecei a comprar menos para poluir menos também. Aprendi a usar produtos biodegradáveis e somente os que podem ser reciclados. Por ser teimosamente otimista, passei a acreditar que, se eu fizer a minha parte na preservação deste magnífico lar, que é a Terra, e, se conseguir influenciar outras pessoas, estarei somando preciosos pontos rumo a um consumo consciente e à
preservação do planeta.


Portanto, "é muito importante aprendermos a nos reconhecer com a natureza, repensarmos aquilo que comemos e bebemos, tudo o que consumimos". Devemos ter sempre em mente que "a sustentabilidade é um caminho sem volta até porque não se pode pensar em futuro sem pensar na preservação das reservas naturais, e a moda tem papel fundamental na propagação dessa mentalidade" e não alcançaremos mudanças significativas sem passarmos pela análise de nossas próprias cercanias.


Amigos e amigas visitantes!

Observem as belas fotografias da natureza e digam se campo, flores, rios, animais, montanhas e o mar não merecem ser preservados. Preservando-os e poluindo menos as cidades, todos eles, reconhecidos, tornar-se-ão ainda mais belos.Pensem nisso.

*(As duas citações são de Marion Cotillard, a esplendorosa intérprete de Piaf - Um hino de Amor e de Lilian Pacce, a editora de moda e apresentadora do programa GNT fasshion.)














Psiu! Perceberam que já passamos dos 100.000 visitantes?

ATENÇÃO!

Se quiserem ver melhor a beleza das fotos, basta darem um clique com o mouse no lado esquerdo e elas aumentam.

2 comentários:

  1. Que delícia ler essa postagem em plena segunda feira, digo isso, pois é nesse dia que tudo começa...começa a semana, começa a dieta, começa a busca por algo bom...e lendo tua postagem me dei por conta que sempre temos que começar a fazer algo de bom e termos essa consciência é hoje um projeto fundamental para nós todos seres humanos.
    VOU HOJE começar a abraçar essa causa também!.
    Mil beijocas!!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, garotinha muito amada!
    Se formos conscientizando o maior número de pessoas de que pequenos gestos individuais, somados, ao se tornarem coletivos, ainda poderemos deixar um mundo plausível para os filhos de nossos netos.
    Mil beijos.

    ResponderExcluir