quinta-feira, 19 de maio de 2011

Reforma Ortográfica: a trinca do EU OI EI



Sem tempo para fazer postagens novas, estou reeditando aquelas que mais renderam comentários. A de hoje foi quase campeã.

Usuários interessados, leiam o que postei abaixo, por favor!

Até o último minuto de 2008, acreditei que as cabeças pensantes da Academia Brasileira de Letras tomariam um chazinho de seriedade e decretassem a sua inconformidade com a famigerada e pífia reforma ortográfica que faria pouquíssimas alterações no idioma pátrio e um rombo incalculável no tesouro nacional. Sem olvidar a cabecinha já confusa dos usuários do idioma luso e dos escolares brasileiros. Pois os imortais continuaram na sua imortalidade! Acho que só "prestam" para tomar o chá das cinco...

Já que "dormiram" no ponto, que "vienga el toro"! , ips! a reforma! Hoje começo com o triozinho maldito! A trinca do EU OI EI!

Se o acento caísse em todas as palavras em que esses ditongos aparecessem, aplaudiria com todas as forças esvaídas no ano que já morreu... Desaparecerá o acento agudo em heroica, introito, ideia, alcateia, todavia a aspinha não desaparecerá nos OI, EU e EI finais, ou seja, nos vocábulos oxítonos como em véus, herói, anéis.

Sintetizando: Na trinca do EU, OI, E (leiam "eu oiei", mas não esqueçam os acentos: ÉU, ÓI, ÉI), o agudinho (´) continuará "deitado eternamente" em todas as palavras que contiverem essas terminações, que, por azar ou sorte deles, vão estar sempre na rabada dos vocábulos como em escarcéu, chapéu, troféu, céu; herói, constróis anéis, tonéis. Tenham eles uma ou mais sílabas, estejam ou não seguidos de s.

Vapt! Vupt! para o acento do OI EI em heroica, jiboia, estreia, alcateia, ideia...

Cá entre nós, não seria mais racional se o agudinho desaparecesse de
 todas as palavras que contivessem o trio EU, OI, EI?

Só um lembrete para os desatentos: esta é a terceira reforma da língua portuguesa. A primeira ocorreu em 1943,  quando uma nova convenção foi organizada, mas só os brasileiros decidiram utilizar as mudanças, como a substituição do “z” pelo “s” na grafia da palavra “casa”, "Brasil",...

Dois anos mais tarde, foi o Brasil quem não aceitou o uso de algumas consoantes mudas (“afecto” “óptico”) e o abandono completo do trema. Somente vinte e seis anos mais tarde, ou seja, em 1969, o Brasil decidiu abolir alguns tremas e certos acentos diferenciais como em almôço, govêrno, espôso, espôsa, êle, professôra, sòmente, saüdade,... que passaram a ser escritos assim: almoço, governo, esposo, esposa, ele, professora, somente, saudade,... Sem acentos e sem trema.



Amanhã, retornarei com o "tombo" do circunflexo em OO e EE e que acentos diferenciais continuaram emoldurando quais vocábulos, certo?

Ah! E quem vai colher os louros ou os espinhos dessa Reforma Ortográfica é o único presidente iletrado deste país: o Lula.

E agora, gente, que o aluno pode escrever "os governo está sempre certo"? 

Quase tive  um enfarto ou infarte, como queiram... Isto é o Brasil, sil, sil...

13 comentários:

  1. Professora, quer dizer que no caso da palavra, jóia, por exemplo, daqui para diante deveremos escrever jóia?

    xaxeila

    ResponderExcluir
  2. Desculpe, nem consegui perguntar o que eu quero mesmo: antes - jóia, após a reforma de 2009 - joia?

    ResponderExcluir
  3. Amigo:
    Sim, após o 1º de janeiro de 2009, palavras como joia, jiboia, estreia, assembleia,... perderam o acento. Ficaram acentuadas as que terminam por EU,OI EI como céu, chapéu, herói, destróis, anéis, réis,... Ou seja, ditongos no fim...
    Obrigada pela visita. Volte sempre.
    Arlete

    ResponderExcluir
  4. Oi professora, tudo bem?
    Devo parabenizar-te pelo pelo artigo, muito esclarecedor!
    Tenho como trabalho me posicionar - em texto - sobre a reforma e ainda não tenho uma opinião formada. O seu blog, no entanto, me ajudou bastante!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Fico muito contente por teres gostado deste blog. Estou meio sem tempo para torná-lo ainda mais atrativo. Prometo-te que o farei. Volta sempre e sugere assuntos.
    Abraços.
    Arlete

    ResponderExcluir
  6. Olá, professora!
    Por que não há mais o acento de heroica e herói continua?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Me ajude , no dever de casa quero palavras que tenham éu .
    Se poder me ajudar responda o mais rapido possivel !

    ResponderExcluir
  8. Olá,Amiguinho ou Amiguinha!
    Aí vão palavras com ÉU: mausoléu, chapéu,véus, céu, réus, povaréu,troféus, escarcéu,ilhéu, incréu, solidéu.
    Envio-te essas. Mandarei mais, se me lembrar.

    ResponderExcluir
  9. Ainda palavras em ÉU: Léu(ao léu),fidéus, Pirinéus, griséu, Bornéu, casaréu, Bordéus

    ResponderExcluir
  10. eu adorei muito esse blog veces precisam ver

    ResponderExcluir
  11. mais eu queria mesmo do ói e n tem que pena

    ResponderExcluir
  12. Oi Victoria!

    O ÓI SÓ continua acentuado no fim das palavras, ou seja, só nas palavras OXÍTONAS (as que têm acento na ÚLTIMA sílaba) como herói e caubói. Esse acento caiu em heroica, estoica, introito, porque não está na última sílaba.
    Sirviu a explicação?
    Um abraço. Volta sempre.

    ResponderExcluir