terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Qual o correto?



Mais uma vez estou aqui para testar vocês. As pessoas estão de tal maneira acostumadas com certas expressões ou palavras que, dificilmente, dão-se conta de que erros podem ser cometidos.

Hoje selecionei apenas três situações. Como vocês se posicionariam?

1. A dedicada enfermeira tirou a pressão do paciente.

Errado. Se alguém tira a pressão de uma pessoa, estará cometendo um terrível assassinato, porque ninguém vive sem pressão arterial.

O correto é: A dedicada enfermeira mediu (ou verificou) a pressão do paciente.

2. Sob o meu ponto de vista, o Brasil não tem solução!


Errado. Além de o Brasil ser um país viável (nem tudo está perdido, embora....), sob significa embaixo de.

O correto é: Do meu ponto de vista, o Brasil não tem solução!

3. Um jogador de futebol, desconfiado e raivoso, perguntou para os colegas de time:

_Por acaso eu fedo?

*Cuidado! Todo mundo fede, menos EU!


Olha a polêmica sobre o verbo FEDER aí, gente!

*"O que eu devo fazer com meu Aurélio Digital, que revisado pelo próprio Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, traz a conjugação do verbo 'feder' na primeira pessoa do presente do indicativo?"

Pois é! Já havia visto isso. Como os dicionaristas (filólogos) têm o poder de registrar, naqueles importantíssimos documentos registradores dos idiomas, as modificações que os usuários da língua introduzem ao falar, caso uma questão com esse verbo apareça em concursos, será anulada.

No entanto, nem sempre esses registros são feitos e a última palavra cabe aos gramáticos. Isso é um dos grandes problemas que geram grandes dúvidas nos professores e nos estudantes da língua portuguesa.

Ah! Retirei o que havia postado sobre o verbo FEDER para não gerar mais confusão.

Boa lembrança!

8 comentários:

  1. Como devo perguntar se estou fedido?
    Já que "Eu fedo" está errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou fedendo?
      Estou com cheiro ruim?
      Estou com cheiro podre?
      Estou catinguento?
      Tem um gambá morto em meu corpo?

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Caro visitante:
    Esse é um dos muitos casos em que a regra só ficou imortalizada na Gramática portuguesa.
    Para não feri-la, deves dizer: "estou fedendo"!
    Simples, não?
    Um abraço.
    Arlete

    ResponderExcluir
  4. O que eu devo fazer com meu Aurélio Digital, que revisado pelo próprio Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, traz a conjugação do verbo 'feder' na primeira pessoa do presente do indicativo?

    ResponderExcluir
  5. Pois é! Já havia visto isso. Como os dicionaristas (filólogos) têm o poder de registrar naqueles importantíssimos documentos registradores dos idiomas, as modificações que os usuários da língua introduzem ao falar, caso uma questão com esse verbo apareça em concursos, será anulada.
    Boa lembrança!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Sou da "antiga" e aprendi que o correto (norma culta) seria "EU FEÇO". No entanto os Conjugadores on-line estão registrando "EU FEDO".
    Concordo que a maioria fala "Eu fedo" e por isso os dicionaristas registraram essa forma.
    Se continuar assim, amanhã o verbo FAZER será conjugado "eu fazi, tu fazeste, ele fazeu",

    ResponderExcluir
  7. Esse verbo é polêmico mesmo. Já o FAZER, permanecerá inalterado já que os usuários do português eliminam o S e o STE no pretérito perfeito.
    Obrigada pela visita. Um abraço.

    ResponderExcluir