sexta-feira, 1 de abril de 2011

Homenagem a uma irmã adorável

Adejane querida!

Como gostas muito de girassóis, procurei imagens bonitas para fazer-te uma pequena homenagem. Às fotos acresci o poema "Girassol", de Lúcia Pimentel Góes, que encontrei no blog "Pensamentos Textos Poesias", de uma portuguesa de Ota, Alenquer, Portugal, a Fran.


Girassol

gira que gira

o Dia, o Sol?

gira que gira

a Noite, a Lua?

Os girassóis

são radares, pois captam

os raios solares

convertem o calor

em ciclo de amor:

crescem, florescem, dão frutos

Giramos com a Terra Roda

Giramos com a Noite-Dia

Giramos com as estações

Primavera, Verão,

Outono e Inverno

Giramos com as gerações

Pai, Mãe, Filho, Neto, Bisneto

Avô, Bisavô, Tetravô, Tataravô

Na ciranda do Tempo

No carrossel dos Dias

a roda não para mais

giram cada vez mais

sem nunca mais parar.

Meninos e Meninas

a vida é Girar!

Meninos e Meninas,

sejam girassóis!
Armazenem a Luz do Dia

Guardem o Calor do Sol

Mas, na Quietude da Noite,

Filtrem o Silêncio

do qual nasce a Paz,

a Harmonia, a Sabedoria

o Pensamento Criador










5 comentários:

  1. Mana amada!

    Estou emocionada com tua postagem.
    Coisa mais linda!
    Conseguiste encontrar a imagem dos meus sonhos ter uma casinha no campo rodeada de uma plantação de girassóis.
    Amei o poema, fala bem do amor que um ser humano pode sentir na sua plenitude, pois que sempre gira de acordo com os sentimentos de cada um.
    Meu amor por meus familiares, poucos amigos e meu amado Mauro é assim... como um girassol.
    Muitas vezes incomprendido mas não menos intenso e sincero.
    Sempre errei pelo excesso de zelo e preciptação, muitas vezes tomei como ponto de defesa a verdade incondicional e me perdi nas atitudes.
    Hoje, melhor e bem comigo mesma, sei que posso estar sempre me tornando uma pessoa melhor e mais compreensiva.
    Estou sendo alguém que se gosta intensamente, um girassol rodeando a vida em busca da quase perfeição. ahahahah

    Amanhã retorno para Santa Maria com novos desafios pela frente mas sem medo de ultrapassá-los.
    Mil beijos e obrigada pela maravilhosa postagem de hoje.

    ResponderExcluir
  2. Eu tb adoro girassois. Postagem e texto lindos. Parabens.

    ResponderExcluir
  3. Linda homenagem e os girassóis...bjs

    ResponderExcluir
  4. Djeininha:
    Demorei para responder ao teu comentário. Desculpa-me.
    Como sempre, os teus não são meros comentários. São crônicas repletas de ensinamentos e lições de vida. Lindos!
    Fiz uma rápida postagem, talvez não tenhas visto,com uma casinha e os girassóis. Claro que não a "casinha" que desejo para ti, mas a imagem é poética.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Filhinha!
    Tu te lembras daquela profusão de girassóis que o vento semeou em nosso pátio? Os pássaros ou o vento roubaram as sementes dos baianinhos, aqueles encantadores vizinhos que moravam na casa do seu Édi, lembras?
    Quando fiz a postagem para a Jane, recordei-me deles, da pureza, da bondade, da educação e do encantamento que sentiam em estar no Sul. Lindo de reviver!

    ResponderExcluir