sábado, 3 de janeiro de 2009

Por que um navio não afunda?


Um navio não afunda devido à força que a água faz para empurrá-lo em direção à superfície. Essa força "descomunal" chama-se EMPUXO, ou seja, na água, duas forças agem sobre o navio: o peso (P), que age de cima para baixo e o empuxo (E), que age de baixo para cima.

Segundo Arquimedes, físico e matemático, aquele do EUREKA! EUREKA!(Achei! Achei!),"todo corpo mergulhado em um líquido recebe por parte deste a aplicação de uma força de baixo para cima".

É essa força, o empuxo, que faz qualquer objeto boiar sempre que o peso da água deslocada por ele for maior que o peso do objeto boiador.

Entenderam? Explico melhor.

Um navio, hoje construído de aço com alta densidade, não afunda porque é dotado de partes ocas (descontinuidades internas para conferir mais charme científico), o que lhe dá menor densidade do que a da água.

Eis o segredo: "quanto maior a densidade e o volume do líquido deslocado, maior será o EMPUXO".

Voltarei com o POR QUE O CÉU é AZUL.
Vocês sabem?

Não deixem de visitar o TIRANDO DÚVIDAS. É só clicar no marcador lá em cima
.

8 comentários:

  1. é por causa da dencidade !!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, anônimo!
    Que susto me deste!Quando li o teu comentário, recebido por e-mail, achei que havia postado a palavra densidade assim como escreveste (dencidade). "Corri" à página e ...OBA!... escrevi corretamente. A falha foi tua!
    A gente sempre cuida para não cometer erros, mas...
    Volta sempre.
    Um abraço.
    Arlete

    ResponderExcluir
  3. olá,
    Me explique uma coisa....
    O que é densidade?
    Já ouvi falar que é d=v/m densidade=volume/massa é verdade?Espero pela resposta...

    Ana Karla

    ResponderExcluir
  4. Ana Karla:
    Pesquisei e eis a resposta mais clara que encontrei. Espero que te satisfaça:
    Densidade é uma medida de compactação, de frequência e de concentração. É o oposto de esparsamento, dispersão, espalhamento. Todos os significados de densidade têm este sentido.

    Em Física, é uma grandeza adimensional: para líquidos e sólidos, é a razão entre sua massa específica e a massa específica da água a 4°C.

    Para gases, é a razão entre sua massa específica e a massa específica do ar nas CNTP (condições normais de temperatura e pressão).

    Em outras áreas é, em geral, uma gradeza dimensional. Exemplo: densidade populacional, medida em habitantes/km² (grandes áreas) ou habitantes/m² (cidades); densidade florestal, em árvores/m²; etc.

    Às vezes, é usada apenas qualitativamente, como em "nevoeiro denso", significando grande proximidade entre as gotículas de água ou "fumaça densa", querendo dizer fumaça com grande proximidade entre as micropartículas sólidas.

    No Larousse: Densidade é a relação da massa de um líquido ou de um sólido com a massa de água que ocupa o mesmo volume à temperatura de 4°C.
    Volta sempre. Um abraço. Arlete

    ResponderExcluir
  5. CARA AINDA TO EM DUVIDA PARA SABER COMO O NAVIO FLUTUA NA AGUA, ALGUMAS PESSOAS FALAM Q EH O EMPULSO E OUTRO A DENSIDADE. QUAL EH O CORRETO?????

    NATÃ

    ResponderExcluir
  6. Natã, bom dia:
    Vou continuar pesquisando. Quando tiver uma resposta mais equilibrada, farei uma postagem especial para ti. Volta sempre.
    Abraços.
    Arlete

    ResponderExcluir
  7. Adorei!!!me ajudou bastante!
    bjus

    ResponderExcluir
  8. E esta resposta, o que acham?
    Os navios não afundam por causa do empuxo, uma força que a água faz, empurrando-os em direção à superfície. Conforme constatou o físico e matemático Arquimedes, todo corpo mergulhado em um líquido recebe por parte deste a aplicação de uma força de baixo para cima. Esta força faz um objeto boiar sempre que o peso da água por ele deslocada for maior do que o peso de tal objeto.

    ResponderExcluir