quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Reforma ortográfica debochada

Até o primeiro dia de 2009, esperei que as cabeças "sensatas" da Academia Brasileira de Letras voltassem atrás e dessem um BASTA às mudanças sacanas que vão alterar a escrita de todos os brasileiros alfabetizados. Triste sonho!

Certifiquei-me de que os imortais (que de imortalidade nada têm!) estão na Academia só para bebericarem o chá da tarde como já havia escrito em postagem anterior, estou repetindo o que escrevera só de RAIVA...

Creio que a reação seria outra se, entre os acadêmicos, "residissem" cabeças geniais como a de Rui Barbosa, Machado de Assis, José de Alencar, Jorge Amado,... ou colocassem os gastos que essa reforma mixuruca (será que os "modernos" sabem o significado dessa expressão?) no papel. Cruzes ! Credo! Adeus cabeças pensantes deste triste brasilzinho!

Reedito o quejá havia "garafunchado" com palavras sérias agora em forma de deboche.

Desabafo à parte! Já que a m.... está aí, salvem-se quem puder! Depois do caldo entornado, resta fazer uma bela limonada com os limões azedos que sobraram!

Apresento-lhes,de novo, os primeiros "limões"...

Lembram-se do "EU OI EI"? O triozinho de ditongos que enfeitavam as testas com o acento agudo como em
véus, herói e anéis? Esses três "EU OI EI" finais continuam... Desaparecem se estiverem no MEIO ou QUASE na "rabada" das palavras como em heroica e estreia..

Sintetizo: Só desaparece o acento agudo de ÉI e de ÓI em
palavras não rabudas. Continua nas rabudas e no ÉU, porque nasceu e vai morrer em palavras oxítonas. Sortudo, o pobrezinho... Vai carregar a aspinha (´) para o resto da vida como em céu, troféu, chapéu, beleléu,... e tudo que termina em éu com ou sem esse!

Psiu! O Lula, presidente semianalfabeto, já sem hífen, entrará para a história "deste país" como o REFORMADOR da LÍNGUA PORTUGUESA, que surgiu da cabeça "coroada" do maldito José Sarney.

(É por isso e outras "cositas mas" que não me ufano do meu país!) Snif! Snif!


Nenhum comentário:

Postar um comentário