sábado, 24 de janeiro de 2009

Maysa Monjardim, a cantora


Biografia

Maysa nasceu na capital paulista numa família tradicional do Espírito Santo que logo se mudou para o Rio de Janeiro. Em 1947, transferiram-se para Bauru, no interior paulista. Logo depois, mudaram-se novamente para a capital. Mesmo fixada em São Paulo, a família ainda mudaria de endereço várias vezes.

Maysa estudou nos tradicionais colégios paulistanos Assunção,Sacré Coeur de Marie. As férias, ela passava em Vitória, onde reencontrava os tios e os primos.

Casou-se aos dezoito anos com o empresário André Matarazzo, dezessete anos mais velho, amigo de seus pais, e membro da conhecida família italo-brasileira Matarazzo de cuja união nasceu Jayme Monjardim Matarazzo, diretor detelenovelas e cinema, que foi criado pela avó e, posteriormente, num colégio interno na Espanha.

Separada do marido (1959), que se opôs à carreira musical, e com o temperamento boêmio herdado de seu pai, teve relacionamentos amorosos com o compositor Ronaldo Bôscoli, o empresário Moguel Azanza, o ator Carlos Alberto, o maestro Julio Medaglia, dentre vários outros.

Fez inúmeras temporadas de sucesso em diversas casas de São Paulo — como o João Sebastião Bar — e no Rio de Janeiro — como o Au Bon Gourmet dentre outras casas tradicionais e famosas. Excursionou pela América Latina, passando diversas vezes por Buenos Aires, Montevidéu e Lima. Apresentou-se em Paris, Lisboa e Luanda. A lua-de-mel com André Matarazzo consistiu numa viagem por toda a Europa, passando primeiro por Buenos Aires (na Argentina).

O uso de álcool e moderadores de apetite deixavam seu temperamento instável. Foram conhecidos os escândalos que promoveu em hotéis e aviões de diversos países. Tentou o suicídio várias vezes. Supõe-se que o efeito de anfetaminas somado à ingestão de álcool, teria provocado o acidente de carro, na Ponte Rio-Niterói, que a matou, quando dirigia a "Brasilia azul" em alta velocidade, indo para a casa de praia em Maricá, litoral fluminense.

Carreira

Manteve contato com vários músicos da Bossa Nova, com os quais pôde expandir referências musicais. Excursionou pelo país ao lado do pianista Pedrinho Mattar, lotando casas de espetáculos como a Urso Branco , São Paulo.

Estilo

As composições e as canções foram escolhidas de maneira a formar um repertório sob medida para o seu timbre, que não era o de uma voz vulgar -- pelo contrário, possuía um viés melancólico e triste, que se tornou emblemática do gênero fossa ou samba-canção. Ao lado de Maysa, destacam-se Nora Ney, Ângela Maria e Dolores Duran. O gênero, comparado ao bolero, pela exaltação do tema amor-romântico ou pelo sofrimento de um amor não realizado, foi chamado também de dor-de-cotovelo. O samba canção (surgido na década de 30) antecedeu o movimento da bossa nova (surgido ao final da década de 50, em 1957), com o qual Maysa se identificou. Mas este último representou um refinamento e uma maior leveza nas melodias e interpretações em detrimento do drama e das melodias ressentidas, da dor-de-cotovelo. O legado de Maysa, ainda que aponte para dívidas históricas com a bossa, é o de uma cantora de voz mais arrastada do que as intérpretes da bossa e por isso aproxima-se antes do bolero.

Foram celebrizadas as seguintes interpretações: Felicidade Infeliz (Maysa), Solidão (Antônio Bruno), Bom dia, Tristeza (Adoniran Barbosa/ Vinicius de Moraes), Tristeza (Haroldo Lobo/ Niltinho), Ne Me Quitte Pas (Jacques Brel) e Bloco da Solidão (Jair Amorim/ Evaldo Gouveia). Também foram consagradas as seguintes interpretações: Adeus, Agonia, Dindi, Eu sei que vou te amar, Marcada, Meu mundo caiu, Não vou querer, Ouça, Resposta, Rindo de mim, Tarde triste, O barquinho.

Contemporânea da compositora e cantora Dolores Duran, Maysa compôs 26 canções, numa época em que havia poucas mulheres nessa atividade. Todas foram gravadas em Maysa por ela mesma, que alcançou grande sucesso. Maysa interpretava de maneira muito singular, personalista, com toda a voz, sentimento e expressão. Um canto gutural, ensejando momentos de solidão e de grande expressão afetiva. Um dos momentos antológicos desta caracterização dramática foi a apresentação, em 1974, de Chão de Estrelas (Silvio Caldas e Orestes Barbosa), e de Ne Me Quitte Pas (10 de junho de 1976), tendo sido apresentadas em duas edições do programa Fantástico da Rede Globo. Esse estilo Maysa. exerceu influência nas gerações seguintes, com grande ascendência nas obras deSimone, Cazuza, Leila cPinheiro, Fafá de Belém, ângela rô Rô, entre outros.

Em 1977, um trágico acidente automobilístico na Ponte Rio-Niterói encerrava a carreira e o brilho da estrela, que foi um dos grandes nomes da música brasileira.

A carreira da cantora foi retratada na minissérie Maysa - Quando Fala o Coração, exibida pela Rede Globo em 9 capítulos, do dia 05 ao dia 16 de janeiro de 2009. A série é de autoria de Manoel Carlos, protagonizada pela estreante atriz Larissa Maciel e dirigida por Jayme Monjardim, filho da cantora.

Discografia

  • Convite para ouvir Maysa (1956) RGE 10 polg
  • Maysa (1957) RGE LP
  • Convite para ouvir Maysa nº 2 (1958) RGE LP
  • Convite para ouvir Maysa nº 3 (1958) RGE LP
  • Convite para ouvir Maysa nº 4 (1959) RGE LP
  • Maysa é Maysa... é Maysa... é Maysa (1959) LP
  • Maysa canta sucessos (1960) LP
  • Voltei (1960) LP
  • Barquinho (1961) Columbia LP
  • Maysa, amor... e Maysa (1961) LP
  • Canção do amor mais triste (1962) LP
  • Maysa (1964) LP
  • Maysa (1966) LP
  • Maysa (1969), LP, Som Indústria e Comércio S.A.
  • Maysa "Eu não existo sem você" ( 1969) LP, Produções Fermata.
  • Canecão apresenta Maysa (1969), LP, Som Indústria e Comércio S.A.
  • A personalidade de Maysa (1969), LP, Produções Fermata.
  • Ando só numa multidão de amores (1970) Philips LP
  • Maysa (1974) Evento LP
  • Para sempre Maysa (1977) RGE LP Álbum duplo
  • Maysa "Bom é Querer Bem" (1978), LP, RGE-Fermata Ltda.
  • Convite para ouvir Maysa [S/D] LP
  • Maysa por ela mesma (1991) RGE CD
  • Canecão apresenta Maysa (1992) Movieplay CD
  • Tom Jobim por Maysa (1997) RGE CD
  • Barquinho (2000) Sony Music/Columbia CD
  • Simplesmente Maysa-Vol. 1 a 4 (2000) CD

Curiosidade

Num dos programas Show do dia 7, da TV Record, canal 7 de São Paulo, nos anos 1960, os artistas tinham que cumprir tarefas. A Maysa coube destrinchar um frango. Sonia Ribeiro, a apresentadora, ofereceu-lhe uma tesoura de cortar frango (trinchante). Para surpresa de todos, Maysa pegou o frango com as mãos e o cortou todo nas juntas ignorando a apresentadora e gerando mais uma situação inusitada.

(Fonte:Wikipedia)

4 comentários:

  1. q pena q vc morreu a sua música é maravilhosa,
    mas eu deicho muitos abrsaços de sua maior fã.
    bjossssssss
    lê.sua maior fã!!!!!!11

    ResponderExcluir
  2. Oi,Letticia:
    Fico feliz em saber que existem pessoas que amam Maysa e cultuam a sua música.Essa é a forma mais concreta de não deixá-las morrer.
    Um abraço.
    Arlete

    ResponderExcluir
  3. Sinto muito em falar Leticia mas a fã número um sou eu!rsrrs!Maysa é simplesmente Maysa,criticas que falam sobre não as aceito pois ela alem de excelente cantora e o pouco que falou na minissérie(que foi o bastante tbm)deixou uma mensagem marcante nas pessoas que assistiram inclusive na minha!vamos maysar! amo Maysa ela é demaisss

    ResponderExcluir
  4. E so digo o que penso so faço o que gosto e aquile que creio* demaiss! Maysa alem de ser linda,sua voz unica,facinante,mostrou que seus sentimentos é o que importa sua vida meio q polemica,foi por ser tão única e fexosa!Amo sou fãzasso dela.

    ResponderExcluir