quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Pin-ups: o retorno

"A popularização da televisão após a Segunda Guerra Mundial e a criação da TV à cores em 1954 marcaram a história da humanidade e tiveram direta influência na disseminação da cultura pop que estava nascendo. Orockagilly, as pin-ups, as vespas e tantas outras coisas estouraram já nos anos 50. As décadas seguintes apenas deram continuidade a essa cultura de músicas “subversivas” e mulheres “devassas”.

Em particular, o termo pin-up começou a ser usado na década de 40. Referia-se a modelos, atrizes, cantoras ou dançarinas em poses sensuais para fotos. Hoje, refere-se a mulheres ou modelos que buscam retomar as características das pin-ups, principalmente, no modo de vestir e no cenário de seus ensaios fotográficos; ou a pinturas e desenhos caricatos desse tipo de modelo.

A tendência atual da moda, o que vemos nas tais FashionWeeks, exige que as top-models sejam magérrimas, secas, com traços exóticos e sempre a mesma expressão fria nas passarelas. Pin-ups, ao contrário, são mais “fofuchas” ou gostosinhas.

Não estou dizendo que são gordas, porque de fato não são. A maior parte tem cinturinha fina, quadril largo e busto farto. Mas elas são mais simpáticas e possuem uma sensualidade que vai além da forma de seu corpo ou da roupa que vestem. Elas conseguem ser sexy e charmosas ao mesmo tempo, por isso, são muito mais interessantes do que as top-models." (Fonte: das haus die frau.com)

Um comentário:

  1. É importante se afastar desse foco de modelos magérrimas e sem expressao para que possamos (nós pobres mortais que nao temos esses tao valorizados corpos esculturais) nos sentir bonitas e valorizadas com quadris largos busto fartos e super charmosas, nao acha?
    Viva as Pin-ups!

    ResponderExcluir