Um dos fatos que empanava um pouquinho o brilho dos festejos acontecia na hora de abrir a garrafa de champanha, encargo, exclusivo, de meu marido.
Coitado! Estabelecia-se entre ele e o champanha uma batalha mortal de venço eu, vences tu!
EUREKA, grande César Augusto!
Descobri a fórmula perfeita para aliviar o teu e o sofrimento dos abridores de garrafas champanhosas.
As informações de como devem abrir uma garrafa de champanha e a fórmula correta de servir o líquido, retirei de um site masculino, o CROMOSSOMA Y, que tem de tudo, até sacanagem...
Numa comemoração profissional, numa passagem de ano ou num jantar cheio de exclusividade, o champanha é a bebida que marca essas ocasiões e que está presente nos marcos mais importantes da vida. Podem vê-lo como uma bebida snob e sentirem-se relutantes de o adaptar na suas vidas, muitas vezes, com receio de não o saber servir.
A verdade é que só necessitam de algumas regras básicas para saber servir um champanha com classe e com todo o estilo que podem ter com uma garrafa desse líquido nobre na mão, e impressionar as pessoas que esperam sorver o seu conteúdo ou brindar com ele...
Gelem o champanha entre 9 e 10 graus
O primeiro passo consiste em certificar-se de que o champanha está corretamente gelado, idealmente a uma temperatura entre 9 e 10 graus.
Usem um balde de gelo
Se pretendem gelar uma garrafa de champanha, usem um balde de gelo e encham-no não só com gelo mas também com água, pois irá arrefecer mais rápido a garrafa.
Deixem a garrafa na água e gelo durante cerca de 15 minutos.
Nunca coloquem uma garrafa de champanha no congelador, pois correrá o risco de a ver explodir.
Rodem a garrafa e não a rolha
Este truque é essencial para abrir uma garrafa de champanha com estilo e graça e para preservar o gás.
Agarrem na rolha e rodem a garrafa em vez da rolha.
Nunca usem um saca-rolhas para retirar a rolha de uma garrafa de champanha. O gás existente dentro dela (da garrafa) cria uma grande pressão nela, podendo, literalmente, ver a rolha e o saca-rolhas voarem pela sala em direção a outra pessoa, ou, aos seus olhos.
Guardem o máximo de bolhas para o copo
Removam a rolha com cuidado, que deverá fazer um som “pop” suave, preservando assim o dióxido de carbono no champanha. E como as bolhas de dióxido de carbono são o que as fazem especiais, não as devem desperdiçar, transformando-as em espuma.
Sirvam o champanhe num copo flute
Quanto mais alto e estreito for o copo onde servirem o precioso líquido, mais preservarão as bolhas do champanha.
Sirvam até 1/3 do copo e esperem que as bolhas subam; em seguida, coloquem um pouco mais de champanha até o copo ficar a 2/3.
Recoloquem a garrafa no balde do gelo até voltarem a servi-lo.
Não esperem por uma ocasião especial
Sirvam champanha em qualquer ocasião, porque esse espumante (no Brasil) combina com tudo e não só em ocasiões especiais. É perfeito para receber convidados, é perfeito para acompanhar aperitivos, ou mesmo fruta, só não é aconselhado servi-lo com chocolate; de resto, o champanhe cai bem com tudo e faz vocês caírem também, se exagerarem a dose.
Façam um comentário, informando se gostaram deste assunto, pois pretendo abordar tudo o que tem dado certo nas festas natalinas aqui em casa.
É rápido, basta clicarem em Comentários que está esperando vocês aqui abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário