domingo, 18 de abril de 2010

Morreu Lady Laura

Rio - Figura primordial na vida e na obra de Roberto Carlos, Laura Moreira Braga, de 95 anos, a mãe do Rei, conhecida como Lady Laura após a música feita pelo filho em sua homenagem, morreu às 18h20 deste sábado, no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Copa D’Or, em Copacabana, Zona Sul do Rio. As causas da morte foram insuficiência respiratória aguda, por conta da pneumonia, choque séptico e problemas renais e cardíacos.

Lady Laura na janela de seu apartamento, na Urca, mesmo prédio em que mora o Rei, em 2008: como o filho famoso, ela é discreta e nunca gostou de ficar se expondo publicamente | Foto: Isac Luz / Ego


Lady Laura foi internada por volta das 2h da madrugada do dia 31 de março. Ela deu entrada na unidade em estado grave após sofrer uma bronquioaspiração. Em seguida, a mãe do Rei teve uma insuficiência respiratória e mais tarde desenvolveu uma pneumonia.

Usando um de seus carros, Roberto Carlos acompanhou a ambulância que levou a mãe. Ao chegar na unidade, ficou em uma sala reservada enquanto aguardava os primeiros procedimentos. Em seguida, visitou a mãe no CTI e cumprimentou médicos e enfermeiros. Laura foi imortalizada na canção Lady Laura, composta por Roberto e Erasmo Carlos no ano de 1978. Assim com o filho, ela vivia reclusa e quase não era vista em público.

‘Eu e ele somos uma só pessoa’

Amorosa, conselheira e incentivadora de Roberto Carlos desde o dia em que o filho cantou pela primeira vez no rádio, aos 9 anos, em Cachoeiro do Itapemirim, Laura Moreira Braga certa vez declarou que considerava ser mãe de Roberto uma “dádiva divina”. E deixou claro seu amor incondicional ao afirmar: “Eu e ele somos uma só pessoa”.

O Rei sempre fez de tudo para estar ao lado da mãe em todos os momentos, inclusive a levando para seus cruzeiros recentes, nos shows em alto-mar. Já adulto, Roberto sentava-se volta e meia no colo de Laura, cuja importância, nos momentos difíceis, ele deixou explícita nos versos da famosa canção. Sobre a música, a mãe coruja afirmou: “É uma das músicas mais conhecidas do Roberto, mas quando ouço penso que ele canta só para mim”.


Dona Laura, que ainda chama o filho pelo apelido de infância, Zunguinha, foi também homenageada pelo Rei em seus suntuosos iates. No início dos anos 80, após o lançamento da música, em 1978, Roberto batizou sua embarcação de Lady Laura e assim fez em todas as vezes que trocou de barco. Atualmente, costuma passear pela Baía de Guanabara a bordo do iate Lady Laura III.

LETRA EM HOMENAGEM À MÃE


Lady Laura - Composição: Roberto Carlos/Erasmo Carlos

Tenho às vezes vontade de ser
Novamente um menino
E na hora do meu desespero
Gritar por você
Te pedir que me abrace
E me leve de volta pra casa
E me conte uma história bonita
E me faça dormir
Só queria ouvir sua voz
Me dizendo sorrindo
Aproveite o seu tempo
Você ainda é um menino
Apesar de distância e do tempo
Eu não posso esconder
Tudo isso eu às vezes preciso escutar de você
Lady Laura, me leve pra casa
Lady Laura, me conte uma história
Lady Laura, me faça dormir
Lady Laura
Lady Laura, me leve pra casa
Lady Laura, me abrace forte
Lady Laura, me faça dormir
Lady Laura
Quantas vezes me sinto perdido
No meio da noite
Com problemas e angústias
Que só gente grande é que tem
Me afagando os cabelos
Você certamente diria
Amanhã de manhã você vai se sair muito bem
Quando eu era criança
Podia chorar nos seus braços
E ouvir tanta coisa bonita
Na minha aflição
Nos momentos alegres
Sentado ao seu lado, eu sorria
E, nas horas difíceis
Podia apertar sua mão
Tenho às vezes vontade de ser
Novamente um menino
Muito embora você sempre acha que eu ainda sou / Toda vez que eu te abraço e te beijo
Sem nada dizer
Você diz tudo que eu preciso / Escutar de você...

Fonte: O DIA Online

2 comentários:

  1. Como grande fâ de Roberto Carlos, desde 1966, estou hoje muito triste pelo falecimento de Lady Laura. No dia 2, assim que soube do internamento de Lady Laura, enviei um e-mail aos meus amigos com a canção que a fez famosa, desejando melhoras à Senhora.
    Quis porém, o Destino que assim não fosse. Estou em pensamento com Roberto Carlos e toda a sua família neste momento de dor. OBRIGADO LADY LAURA!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Vítor:
    Também sou fã de Roberto e, além de ser a mãe do ídolo, a dignidade, nas raras vezes em que se apresentava em público, fazia jus ao codinome de Lady. A tristeza que deve tomar conta do Rei, certamente, gerará belas músicas, mas deixará aos admiradores dele como nós um pouco órfãos também.
    Obrigada pela visita.
    Volta sempre.
    Abraços solidários.
    Arlete

    ResponderExcluir