quarta-feira, 21 de abril de 2010

Aniversário de Brasília

Hoje a capital do Brasil faz 50 anos. Número significativo para uma cidade que nasceu sob o signo da esperança, apesar da incredulidade dos opositores à sua criação que torciam para que fosse mais um devaneio de Juscelino Kubitschek de Oliveira, um presidente sonhador. O bebezinho, forjado na palheta de dois outros visionários, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, cresceu e se transformou numa dama elegante e luminosa.

Andei por lá recentemente e posso afirmar que o céu de Brasília esbanja uma cor única de azul e o sol se apresenta ao palco moderníssimo em que se transformou a cidade, com uma luminosidade tão intensa que fere o olhar desprovido de proteção. Tudo encanta e, agora, vestida em trajes de gala para a festa de aniversário, deve estar ainda mais encantadora.

Visitando-a, deslumbrada com a leveza de seus ângulos e curvas que lembram penas de aves, suas saliências, seus côncavos, seus convexos, suas linhas que vacilam entre a inocência e a sedução, senti vontade de não a deixar mais, porque estava, definitivamente, cativada. Brasília é assim: ou a gente se apaixona por ela, ou a odeia para sempre e lá, nunca deseja mais retornar.

Foi, a partir dessa visita, que a minha alma prisioneira ansiou por liberdade. Ainda no avião, na volta ao Rio Grande do Sul, os meus pensamentos voaram para Rio de Janeiro, Paris, Barcelona, Madrid, Roma, Veneza, Berna, Amsterdã, Nova Iorque, Quebec,...
Se Brasíla, tão única e bela, não tem sido contemplada pelos agentes de turismo (parecia que, durante nossa estada lá, só estávamos o meu marido, a minha filha, a minha neta e eu), e adoramos os passeios, imaginem como não me sentiria numa cidade como as citadas...

Cantarei o "Parabéns a você" com as imagens a seguir, algumas saídas da máquina fotográfica da Daniella, outras "cavei" da internet.
Certas imagens repetem o objeto da fotografia, todavia são tão lindas que não pude deletá-las.


Será que vocês, que já a visitaram, lembram o nome dos locais abaixo?

Tentem! Puxem pela memória.




























Nos vídeos abaixo, há um pouco da história da aniversariante.





Não deixem de assistir a mais este video.




Para refletir:

No Livro de Ouro, na primeira visita que fez ao lugar desértico onde seria edificada Brasília, Juscelino Kubitschek escreveu a famosa frase: "Deste Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã de meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável."

Quando as palavras quase proféticas de Juscelino Kubitschek se tornarão realidade?

6 comentários:

  1. Andei por Brasila em viagem recente e venho testemunhar tudo o que voce escreveu. Tambem acho a cidade linda e sempre recomendo os amigos que gostam de viajar a incluir no roteiro a capital do Brasil.
    Muito oportuna o homenagem e as fotos belissimas. Parabens

    ResponderExcluir
  2. Realmente consegui descrever nossa Capital, como sempre de forma belíssima...ela é tudo isso e muiiito mais...a gente vai sem esperar nada e quando chega lá....que belíssima CAPITAL!!!
    Ao somar tudo o que vemos, vivemos momentos lindos juntos e para mim, mais uma vez um grande sonho realizado!
    Te amo!
    Qual será nosso próximo destino? Eu já sei!!
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Anônimo:
    Que bom que és das pessoas que não deturpam a capital do Brasil.
    Espero sempre a tua visita.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Filhotinha:
    Que coisa linda! Sempre encontras um tempinho para olhar as minhas postagens. Sinto-me lisonjeadíssima com tua visita e recordar o que é bom, é vivê-lo mil outras vezes.
    A nossa próxima viagem será para...
    Será?
    Sempre cumpro a palavra dita ou empenhada e cobro...
    Um beijão "feriadoso" no teu adorável coraçãozinho!

    ResponderExcluir
  5. eu quero saber pq é feito o aniversario de brasilia mais aqui nao diz.... que xato

    ResponderExcluir
  6. Olá:
    Brasília estava de aniversário naquela oportunidade, porque foi fundada em 21 de abril de 1960 pelo então presidente do Brasil Juscelino Kubitschek de Oliveira. Fazia, portanto, cinquenta anos.
    Valeu?

    ResponderExcluir