sexta-feira, 9 de abril de 2010

Pin-ups, espartilhos e moda



Oi, adoradores de Pin-ups!

Cintura marcada, saias amplas, laçarotes, ares de pin-up, segundo Laura Coutinho, estão com tudo no mundo da moda. Ainda, o espartilho (corset, em francês e que se pronuncia corsê) já faz parte do guarda-roupa das mais antenadas. Peça polêmica há mais de 3 mil anos, retorna para deixar as mulheres curvilíneas!

Essa peça de tortura surgiu na Grécia antiga como símbolo de aproximação entre todos os tipos fisicos da época, tanto moças atléticas como rapazes apolíneos.


No Renascimento, os ricos adotaram o espartilho para ficar com silhueta majestosa e para que se apresentassem aos olhos da sociedade de forma impecável. Até os cavalheiros submeteram-se à tortura.

Foi Coco Chanel, no século passado que libertou as mulheres desse incômodo aperto. A partir dela, as formas femininas tornaram-se mais naturais, a silhueta ficou mais reta, meio andrógina, tornando-se o espartilho uma peça obsoleta.

Dior tentou marcar a cintura das elegantes na década de 1950. Madonna, em criações de Vivianne Westwood e Jean-Paul Gaultier,usou o famoso espartilho (aquele, com o sutiã em cones), na turnê
Blond Ambition, em 1990.

Na atualidade, mulheres sensuais e voluptuosas como Gisele Bündchen e Jennifer Lopez, adotaram-no em suas
performances. Foram elas que ressuscitaram essa peça do vestuário feminino, o que não deixa de ser, segundo Xico Gonçalves, "um apelo indiscutivelmente sexy." De acordo com Xico, os espartilhos entrarão com força total nas roupas de inverno, sem, no entanto, gerarem sacrifício para as usuárias.

"Os novos espartilhos, em materiais flexíveis, servem também como inspiração para cintos, cinturitas, e cinturões de couro ou tecido envolvendo a cintura", conclui X. Gonçalves e arremata: "- Parece até loucura uma peça que foi rejeitada pelo desconforto voltar à cena, mas os sapatos de salto são igualmente torturantes e nunca saem da moda."


O espartilho é para quem gosta de uma imagem sexy e tem um corpo adequado para o seu uso. Só é preciso não exagerar. "Para equilibrar o visual, é importante compor com peças de inspiração diferente", misturando o espartilho com jeans, saias retas e roupas andróginas durante o dia e saias de tecidos fininhos, o famoso pretinho básico ou calças amplas à noite. Fica elegantérrimo.


Desde que não passemos por isto...


Então, que venha o espartilho!

(Posso confirmar o que foi posto acima:

Em festa recente, usei um vestido tubinho preto com gola branca que se abria atrás, envolvi a cintura com um largo cinto de lastex (tipo espartilho), sapatos pretos de verniz com saltos altíssimos e plataforma. Juro que não me senti mal, ao contrário! Portanto,...)

Vivam as PIN-UPS! (Outra de minhas paixões!)

2 comentários:

  1. Adoro as pin ups...mas não sei se vou aderir essa nova moda do espartilho, pois acho muiiiiito sacrifício por causa de uma cinturinha...ahahahah
    bjks!!

    ResponderExcluir
  2. Um apertinho aqui, outro ali e tudo fica bonito...

    ResponderExcluir