segunda-feira, 5 de abril de 2010

O Pôquer da vida




Quando nascemos, cada um de nós recebe cinco cartas para começar, como no pôquer.

Primeiro: nascemos num determinado lugar.

Segundo: viemos à luz apresentando determinada cor.

Terceiro: nascemos numa família pobre, classe média ou rica.

Quarto: nascemos com pouca ou muita inteligência.

A quinta é a carta que a vida nos dá. A mais importante de todas. É justamente ela que apresenta as maiores chances para contrabalançar todas as cartas ruins. Essa, por ser uma incógnita, pode ser a verdadeira cartada para vencermos na vida ou, se não fizermos extremados esforços, fracassar. Ao seu lance, se acertado, teremos vencido a grande luta contra o lado adverso da sorte. Essa carta derradeira é o nosso maior trunfo, porque a vida nos oferta uma última chance de poder revertê-la. Ao jogá-la, teremos em mão o mais genuíno alea jacta est.

Já imaginaram quem nasce brasileiro, pobre, burro e preto?
Esse ente, ao nascer desamparado, vai precisar de muita sorte para vencer na vida. Ainda se, num país tão racista, com disparidades sociais gritantes, com a supremacia do pensar dos poderosos e da supervalorização do dinheiro, quem seria eliminado no pôquer da vida, caso a pena de morte fosse aprovada no Brasil?

Pensem nisso!

Curiosidade:

De onde veio o termo ALEA JACTA EST e o seu significado?

Júlio César, o imperador romano, durante a invasão da Galea, (França, hoje), antes de atravessar o rio Rubicão, dirigiu-se a seus soldados e dizendo com aquele vozeirão que todo o comandante deve ter: "Alea Jacta est!".

Esse termo latino, em tradução literal significa os dados estão lançados, mas propagou-se e se tornou público como a sorte está lançada.

Para refletir:

"Política é arte de obter votos dos pobres e dinheiro dos ricos, prometendo a cada grupo defendê-los contra o outro." (Oscar Ameringer)

Não está cada vez mais linda a minha Marianna?
A garotinha foi clicada em Gramado, no sábado, por seu orgulhoso papai. (E avó coruja aqui tem chiliques de extremada emoção quando a vê, mesmo em foto!)

2 comentários:

  1. Tenho sorte mesmo...além de todas as minhas carta serem dadas com uma boa mão no jogo do poquer, a minha quinta carta foi a melhor de todas, a que a vida escolheu para mim, ou que eu escolhi, isso só o ser maior pode me dizer, mas só sei que foi numa rodada do poquer muiiiiito feliz, com muiiiita inspiração.
    Além toda toda a minha vida, minha família que tanto amo, veio ao mundo essa pequenina, que a vovó sente tanto orgulho em exibi-la em seu blog....mas convenhamos....tens mais é que exibir mesmo...ahahahaha....corujas, bem capaz?!!
    Qual será a próxima carta?!!!!
    Te amo

    ResponderExcluir
  2. Filhotinha:
    Nesse pôquer quem tem sido a tua e a minha vida, soubemos jogar e acertamos todas as cartas.Temos que reconhecer que a vida foi bem generosa conosco, não?
    Resta-nos continuar jogando e acertado, procurado ainda fazer muito bem a nossa jogada!
    Um beijão.

    ResponderExcluir