terça-feira, 26 de outubro de 2010

Os votos do Tiririca são legítimos?


Recebi o que posto abaixo de minha filha Daniella, brilhante advogada, indignada com o que leu, há alguns dias, na internet, em um artigo sobre a anulação dos votos de Tiririca. Indignada também fiquei eu, tendo em vista a inigualável votação dele e que interpretei como uma resposta à inconformidade do povo brasileiro com todo esse contexto de imoralidade e corrupção que somos obrigados a deglutir. Se ele falsificou a prova de que era alfabetizado, aí, sim, deve ter impugnada a sua canditadura. Além do mais, quem deveria ser cassado é o grupelho que o indicou e /ou aceitou como candidato.

Além do mais, ao eleger de forma tão expressiva um palhaço, o povo está mostrando o seu descontentamento em relação à desmoralizada e inescrupulosa classe de políticos, quase em sua totalidade. Pela primeira vez "na história deste país" como diz o quase ex-chefinho, teremos, se a justiça for, realmente, justa, alguém que é a imagem e semelhança daqueles que nele votaram.

Afinal, somos ou não somos palhaços também, quando “fingimos” não saber de todas as falcatruas que acontecem no Brasil, quando roubam os nossos sonhos, as nossas riquezas, vilipendiam os impostos por nós pagos e enchem as "cuecas", só para usar uma metáfora bastante conhecida, cometendo verdadeiro saque a céu aberto aos cofres desta infeliz "pátria amada, idolatrada. Salve! Salve!" e nada fazemos? Onde estão os intelectuais contestatores, os donos da verdade de outrora,  a imprensa livre, os líderes de classe que gritavam aos quatro ventos que iriam combater a corrupção e tantas outras mazelas endêmicas que barravam o desenvolvimento deste pobre Brasil?


Se a Justiça decidir, os votos de Tiririca poderão eleger o suplente, chamado José Genoíno. Não será outra descarada sacanagem?
Por favor, leiam o texto escrito por Bruna Carolina Carvalho, iniciado com esta manchete:

Os votos de Tiririca poderão eleger o suplente

"O deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR-SP), pode ter a possibilidade de eleger o suplente de sua coligação, mesmo se for provada a falsidade documental de seu registro entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 28 de julho.

O promotor Maurício Antonio Ribeiro Lopes explica que, caso seja provada que não foi Tiririca quem escreveu a declaração entregue ao TSE, o registro de sua candidatura pode ser cancelado. Segundo Lopes, caberá à Justiça, entretanto, interpretar a gravidade do caso e dar a punição devida.

Na mais grave, os 1,3 milhão de votos dados ao Tiririca seriam anulados e redistribuídos entre todos os outros candidatos. No entanto, outra medida pode ser tomada: os votos dele passariam para a sua coligação, o que está acordado no artigo 175 do Código Eleitoral.

O candidato da coligação PR, PRB, PT, PCdoB e PTdoB que tomará o lugar do recordista de votos na Câmara, caso o registro de Tiririca seja cancelado, é José Genoíno (PT), o mais bem colocado dentre os que não conquistaram uma vaga.

Mas e se Tiririca aprender a ler e escrever nesse meio tempo? "Nós temos essa discussão. Não tenho como provar se ele aprendeu a escrever há sete dias ou se ele já era alfabetizado. Se ele conseguir aprender, parabéns para ele. Se aquela declaração não foi escrita por ele, no entanto, eu continuo tendo a falsidade documental", responde o promotor.

Na última segunda-feira (4), a Justiça Eleitoral de São Paulo recebeu uma denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE) contra o recordista de votos na Câmara. Na ação, de autoria do promotor Maurício Antonio Ribeiro Lopes e aceita pelo juiz eleitoral Aloísio Sérgio Rezende Silveira, é apresentada uma prova técnica, do Instituto de Criminalística, apontando para uma diferença de grafias na declaração. A suspeita é que o texto tenha sido redigido por outra pessoa. A partir de anteontem, Tiririca tem dez dias para apresentar sua defesa.

O partido de Tiririca, o PR, garante que o palhaço é alfabetizado e diz que aguarda o posicionamento da Justiça."

E vocês, o que acham dessa baderna toda? Merecemos ou não os governantes, os políticos, o "povinho" que neles vota e que habita grande parte deste lindo e tão maltratado país?


Sinceramente, cansei  de acreditar que seríamos uma grande e próspera Nação, porque chegamos a mais triste das condições: acreditar que, como apregoava  Tiririca e que o ajudou a se eleger com esse lastro inigualável de votos: "Pior que está, não fica!" (e eu digo: FICA!) 

" O que me preocupa não é o grito dos sem ética, dos sem caráter, dos corruptos, dos sem vergonha. O que me preocupa é o silêncio dos bons".

Mudando de assunto:

Querem ler uma das mais emocionadas demonstrações de amor e responsabilidade laboral?

Então leiam a crônica do Paulo Sant'Ana  de hoje, 26 de outubro,  "O Gigante Glênio Reis" e perceberão o que é AMOR MAIÚSCULO.

2 comentários:

  1. Excelente postagem, pena que a pólítica está tão "desinteressante" que ninguém quer ver e nem ler...depois o povo não tem o que merece?
    Bjks!!

    ResponderExcluir
  2. Filhotinha:
    Eu faço a minha parte, não fingindo que está tudo bem. O triste disso tudo é que conheço pessoas esclarecidíssimas que acreditam que tudo está ótimo. Enquanto não pesar no bolso delas, o resto que se "exploda" como dizia aquele personagem co Chico Anísio.

    ResponderExcluir