quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Bolero de Ravel , André Rieu e Jorge Donn

Sem tempo para voejar neste espaço, reedito aspostagens de que mais gosto.

Uma das músivas que adoro é Bolero de Ravel. Orquestrada por André Rieu ficou ainda mais deslumbrante.





 
Bolero (apresentado na dança do vídeo acima) estreou em 1961 e rapidamente agradou a plateia. O papel principal foi criado para uma mulher como solista, e um corpo de baile de homens, sendo também encenado com um homem como figura central para um corpo de baile feminino. No entanto, a consagração da obra veio com a interpretação do bailarino argentino Jorge Donn (1947-1992). Ele integrava a Cia. de Béjart desde 1963, mas dançou a coreografia pela primeira vez apenas em 1979, com um corpo de baile de (pasmem!) homens.

Donn era tão grande e arrebatador quanto o Bolero de Ravel e de Béjart. Sua interpretação pode ser vista no filme Retratos da Vida - Les Uns Et Les Autres - (1981), de Claude Lelouch. O longa mostra os encontros e desencontros dos integrantes de quatro famílias, que se iniciam durante a Segunda a Guerra Mundial e têm desfecho cinco décadas mais tarde. No elenco tem ainda Geraldine Chaplin, James Cann, Robert Houssein, Fanny Ardant e Nicole Garcia.

Fonte: FOTOLOG
Como e para quem foi criado o "Bolero"?

Esta é, talvez, a obra mais famosa de um dos mais importantes coreógrafos do século 20. Da mesma forma, reveste-se de enorme significado a coreografia que foi composta por Maurice Béjart para coroar essa magnífica obra musical. Bolero, com a também conhecida música composta por outro Maurice, só que de sobrenome Ravel. Aliás, ele a fez na década de 1920 a pedido da bailarina russa Ida Rubinstein.

Nenhum comentário:

Postar um comentário