sexta-feira, 15 de outubro de 2010

FELIZ DIA DO PROFESSOR!


Aos meus amigos e amigas visitantes que são professores ou professoras, um dia muito feliz e que não deixem fenecer a chama que os impulsiona para bem ensinar!

Ofereço-lhes, neste dia tão especial, as flores aí de cima e o texto de minha autoria  a seguir:

Em épocas e sociedades mais estáveis, coerentes e com propostas definidas, a ideologia dominante no Magistério convergia para os valores e os ideais vigentes nas diferentes estratificações sociais.

Hoje, devido ao estado de crises e indefinições entre o tipo de educação proposta e o homem que se quer formar, não se pode unificar uma postura correta e imparcial entre os educadores. Existem membros do Magistério que se engajam numa sistemática em que os valores, as características da sociedade não podem ser modificados. Seu aliciamento faz-se em total sincronia ao regime social e político, em que eles próprios assumem a responsabilidade de inserir o educando, porque acreditam que tudo está bem.

Surgem os educadores que agem apenas como repassadores de conteúdos acríticos e descomprometidos com a empatia de sua missão educativa. Para eles, as implicações ideológicas e sociais que devem reger as atividades docentes são ignoradas. Ao não se comprometerem, enjaulando-se em posturas apolíticas e sem criticidade, nada fazem para modificar o contexto injusto que os agrilhoa e, por conivência, em tudo ajudam para conservá-lo.

Há um terceiro grupo, minoritário, que foge às normas instituídas ao não difundir os valores impostos. Essa minoria, isolada, pouco compreendida, acredita que a função precípua de seu trabalho docente, alicerçada na competência, na sensibilidade, na criticidade, no espírito inovador e na dedicação eficiente, é “ajudar o povo a se descobrir, a se expressar e a se libertar”, contribuindo para a criação de homens novos, capazes de construírem uma sociedade menos injusta, mais igualitária, onde todos tenham os mesmos direitos e deveres. Sua maior tarefa é a de ajudar os educandos a se descobrirem e a vivenciarem valores que os façam atuar, sentir-se atuantes e responsáveis por seus destinos e dos grupos em que interagem.

Ao se analisar a atuação de muitos mestres, deparar-se-á com pessoas que não visam ao educando enquanto ser. Sua preocupação é de moldá-lo, a fim de que nada modifique, não se assenhore da realidade, não questione os seus valores, não a transforme, servindo como multiplicador dessa sociedade. Olvida-o como agente fundamental do processo educativo que deveria fundamentar-se na indagação permanente e criativa. É inapta para despertar a consciência crítica, fazê-lo perceber a necessidade de humanizar a si, a sociedade e aos seus dirigentes, confiando neles a partir da recriação de um mundo mais denso de amor e muito mais criativo. A educação merece sérios reparos , visto que, ao longo de sua história, vem desempenhando papel ambíguo, em que o educando é o paciente da ação educativa, elemento de adaptação e ajustamento, incapaz de se auto-educar e de se responsabilizar pela transformação do mundo.

Se os educadores passarem a acreditar na necessidade imperiosa de mudanças na práxis educativa, quer pelo aprofundamento dos estudos relacionados com a educação, criando-se um modelo educacional duradouro, em que as decisões imediatistas e paliativas devem ser abandonadas e procurar-se um ensinar permanente e valorizador, estarão revelando a preocupação de desenvolver as potencialidades do indivíduo, franquear a todos a descoberta de sua realidade, transformar um sistema falacioso, desenraizado da essência do homem, ultrapassado e omisso, a fim de que possam assumir-se como agentes de mudanças. Enquanto tal não acontecer, urge que os responsáveis pelo ensinar não esperem respostas prontas. Devem revestir-se de coragem, de envolvimento conscientes e iniciarem a redefinição dos valores educativos, redescobrindo técnicas e metodologias, adequando-as aos conhecimentos a serem desenvolvidos e ao tipo de homem que se quer formar hoje, gerando seres preparados para desempenharem o seu papel na coletividade como arautos dos novos tempos.

Para tanto , é preciso muita competência, grande dedicação, o comprometimento com as mudanças, o domínio do conhecimento, muita sensibilidade, conhecer e saber usar a metodologia adequada, investigando o mundo do aluno, descobrindo os seus anseios, adequando a linguagem à realidade linguística dele, desenvolvendo um trabalho pedagógico voltado para o tipo de escola que todos almejam, onde o aluno se organiza, participa e luta para que ocorram mudanças significativas. Essa é a tarefa mais importante da escola e dos educadores, cabendo-lhes um repensar crítico e um posicionamento coletivo, integrado com toda a sociedade, em que o professor recupere a paixão e o entusiasmo com que lecionou pela primeira vez. Só assim terá reconhecido o seu valor e, com base nisso, todos  terão sobejos motivos para festejar o DIA DO PROFESSOR!

7 comentários:

  1. Arlete, querida!! PARABÉNS pelo dia do professor!!!! Cada vez mais creio que a grande mudança de paradígma está, justamente, na educação e, naturalmente, passa pelo educador!! Que esta digna escolha de vida que fizeste seja cada vez mais reconhecida!! Te admiro mtooo!!!! Adorei o txto! Lindo e "profundo"! Beijos mil; Carla.

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  2. Minha querida mãe e minha eterna professora!!
    Parabéns pelo teu dia!! Dia em que tu Profª. Arlete deve comemorar com muito prazer, pois sempre tive orgulho de ser filha da Profª Arlete, que deixou GRANDES marcas em todas as pessoas que passaram por tua sala de aula!
    Fui tua aluna particular por vários e longos anos, então posso dizer com muiiiito orgulho: PARABÉNS PELO TEU DIA EXCELENTE PROFESSORA!!!
    Mil beijocas!!

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  3. Mestra querida, um dia mais especial do que este, para mim, são todos os dias em que entro em seu blog e tenho verdadeiras lições de sabedoria e vida. Todos os dias são os seus dias repito.
    Felicidades sempre.
    Abçs.
    João Lucas

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  4. Parabénsssssssssss amigaaaaaaaaaaaaaaa!!!!
    Além de ser esse dia importante para muitos que educaram minhas filhas,que tenho contato até hoje,da primeira professora da minha filha que HOJE COMPLETA 19 ANOS é muito importante mesmoooooo esse dia!!!!!!!
    Bjssssssssssss com carinhoooooooooooo!!!!!!!!

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  5. Fessorinha muito amada!
    Parabéns pelo teu dia.Tu foste a melhor professora que tive em toda a minha vida. Nunca me esquecerei de tuas aulas maravilhosas, das músicas, dos macetes, da tua memória maravilhosa, dos textos, dos poemas que recitavas, das danças, de eu saber tanto o Português!
    Conto para minhas filhas como eram as tuas aulas e elas morrem de inveja de mim. Sou uma privilegiada por tu teres sida a minha grande mestra. Muito obrigada.
    Tua sempre admiradora,
    Carmem Lúcia

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  6. Arlete,eu previ que seriam muitas mensagens,e todas elas sinceras e verdadeiras,pois tu és um exemplo a ser seguido,um grande e afetuoso abraço.Do "Grilo falante" gostei.

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  7. Oi, queridas e queridos!
    Fiquei emocionada com as belas palavras tecidas sobre mim. Com isso, aumenta a minha responsabilidade em me tornar mais competente ainda. Com vocês me apoiando, reafirmo que "amigos são anjos quando nossas asas estão quebradas."
    Mil beijos

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