quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Felicidade existe?


Recebi o texto a seguir da única prima em primeiríssimo grau que tenho, a Sônia Clair, que mora no Rio de Janeiro. Perdi-a no tempo, separadas pele distância, mas os laços de amizade e afeto foram restaurados pela internet. Seletiva e com pouco tempo para viajar pela web, só me envia textos carregados de significações e emotividade.

O título original é "A felicidade é Transmissível?"

Achei-o lindo, lindo e, por acreditar que transmitir felicidade também é enviar e receber e-mails de amigos queridos, reproduzo este para concretizar a importância do ato.

"Você já pensou no sentido da palavra “felicidade”?

Talvez sim, talvez não. Geralmente, o que se ouve é que felicidade não existe, que o que existem são apenas momentos felizes.
Aí, eu lhe pergunto: será mesmo?

Será mesmo que algo tão grandioso como a felicidade consiste apenas em coisas tão transitórias? Estará a felicidade apenas num carro novo? Na compra de uma casa nova? No encontro de alguém que “fará” você feliz?

Na verdade, a felicidade real e concreta está dentro de cada um de nós. Só que, para reconhecê-la como verdadeira, faz-se necessário uma análise de vida…

Você já reparou nas coisas boas que o cercam. Já notou como, todos os dias, tantas coisas boas acontecem? Já observou que a vida é um fluir contínuo como as águas de um rio, no qual você navega, só que, muitas vezes, contra a correnteza?

Estar alegre pode ser passageiro, mas ser feliz é eterno e não depende de nada. Basta apenas que você olhe para dentro de si mesmo e acredite em tudo o que pode realizar, naquilo que pode construir.

Aprenda a dar valor a você, às suas qualidades, a esses dons especiais que ganhou no “kit eu” quando você nasceu. Você certamente é uma pessoa feliz, só que às vezes não sabe. A vida se apresenta de forma muito simples.

Conviver com outras pessoas talvez seja o mais complexo.
Conviver consigo mesmo pode ser o mais delicado. A primeira amizade é feita com a gente mesmo.
Você já fez amizade consigo?
Você é sua amiga ou seu amigo de verdade?


Será que está a seu favor ou contra si mesmo?
Tudo bem, viver não obedece a nenhum manual de instruções ou fita de vídeo.
A gente já nasce sabendo. Vem de dentro, vem da inteligência nata, daquela coisa de se Ter o entendimento de saber que vida é arte e não um contínuo sofrimento.

Então, que tal ser feliz de verdade? Que tal valorizar-se enquanto ser vivente? Lembre-se de que dentro de você existe um mundo vivo.

Que tal jogar fora os valores antigos, que fazem parte de uma velha mobília da qual tem medo de se desfazer, pois toda a transformação implica  perda e você tem medo de mudar?

Descubra a felicidade dentro de você e busque aceitá-la sem medo.
Sem medo de sorrir muito hoje e chorar amanhã. Sem medo de demonstrar para as outras pessoas a alegria natural que vem de dentro do seu coração e que, muitas vezes, incomoda muita gente.


Sorria com mais frequência!
Acorde de manhã de bom humor! Quando perguntarem como vai, diga que está cada vez melhor!
Assuma a condição de ser feliz de verdade, não importando qualquer tipo de dificuldade. Você as vence, com certeza!

E mais um recadinho:
Manifeste essa condição de ser feliz de forma permanente em tudo aquilo que fizer.


Felicidade é transmissível!

Pense nisso!"

Outro recadinho!

Um vício recorrente é colocar Em depois do verbo IMPLICAR = acarretar, trazer como sacrifício. Esse verbo proibe o uso da preposição em após ele.

É errado dizer ou escrever "... implica em perda" como, originalmente, escreveu o autor e que corrigi para postar neste espaço. 

O correto é "... IMPLICA perda, implica sacrifícios", porque esse verbo é TRANSITIVO DIRETO e exige, como complemento, um OBJETO DIRETO. (Assim chamado por reger um verbo SEM preposição!)

5 comentários:

  1. Arlete,que belo texto,confesso que me fez parar e dar uma pensada se algo não devo mudar,nessa reta final.Imprimi para colocar num local que irei ler diariamente.Sabes que a primeira coisa que faço durante muito tempo é ler a Zero Hora,agora já dou preferência pelo teu blog e não me arrependo,vou terminar,pois sei que ficas corrigindo os erros de português.Não é verdade?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, amigo muito querido!
    Transmitir felicidade é isso: elogiar aquilo de que se gosta, repensar posicionamentos, amar, em primeiríssimo lugar a si mesmo. Depois, transmitir amor e, na mesma intensidade, saber recebê-lo sem cobranças. Apenas com o intuito de ser feliz. O resto vem naturalmente.
    Da mesma forma que ressaltaste preferir a leitura de minhas postagens a ZH, posso te afirmar que os comentários, em especial, os teus, geram em mim uma enorme felicidade. Estás fazendo, muito bem, a tua parte de como bem transmiti-la!
    Quanto a corrigir os erros, só o faço em minhas postagens, pois esse é o meu compromisso como professora de Português. Nos comentários, olho apenas o que escrevem e fico felicíssima que o façam, mesmo repletos de erros. (Ah!pensas que não erro muitas vezes?)
    Além do mais, a Marli está sempre "de olho". Se erro, não me perdoa!
    Um abração e volta sempre.

    ResponderExcluir
  3. Oi, amiga, que bom que não sou só eu que adoro visitar seu blog bem cedinho.
    Gostei muito de mais este texto. Continuo dizendo que isso é uma cachaça.
    Abçs.
    João Lucas

    ResponderExcluir
  4. Olá, João Lucas:
    Como escrevi para o meu amigo acima, transmitir felicidade pode centrar-se também em gestos significativos como o fazes,ao elogiar o que posto e deixar um belo comentário aqui.
    Obrigada.
    Um abração.

    ResponderExcluir
  5. Oi Prima, estou tão emocionada, em ver meu nome em seu blog, quanta honra, não imaginei que o texto faria tanto sucesso.
    Quando recebi, tbm adorei! Pensei logo em te enviar, e ,como vc mencionou que colocaria um texto anterior a este que te enviei, acho que é sobre nós mulheres. Fiquei mais feliz ainda em ler o que vc escreveu sobre minha pessoa.
    Prima, estou tão emocionada que estou sem raciocínio, desculpe se as palavras estão um pouco fora do contexto.
    Beijos e te adoro!!!
    Sonia Vargas

    ResponderExcluir