sexta-feira, 20 de abril de 2012

Não digam assim...O retorno



Espero que não tenham destacado NENHUMA das frases de ontem, pois TODAS continham erro.

Surpresos?

Não esquentem a cacholinha, todo mundo ou quase todo comete essas velhas e empedernidas gafes.(Adoro o termo GAFE, sei que está ultrapassado, é cafona (que, por azar, também pertence ao vocabulário dos "antigos"), mas que outra palavra com tamanha força persuasiva poderia ser usada? Deslizes? Fraquinha! Erros? Pesada! Vamos deixar na GAFE mesmo!

Vamos aos finalmentes como dizia o Odorico Paraguaçu em O BEM AMADO.

O correto é "Não fiquem de COSTAS para o sol em dias hibernais."

Sabem por quê?
COSTAS = dorso. COSTA = litoral. Alguém pode ficar de litoral para o sol? Só se aquele lugarzinho já tenha esse nome e não estamos sabendo...

2. Se NOIVOS e FÉRIAS servem como sujeito do verbo VIVER e CHEGAR e estão no PLURAL, o correto é: VIVAM os noivos e CHEGARAM as férias!

3. Canja não é uma delícia? Eis a forma correta.

Vocês já sorveram canja de porco? A velha e gostosa canja é, tradicionalmente, feita com galinha, se for feita de gado ou de outro pobre animal, a canja vira SOPA.

4.Vou sair para comprar MATERIAL de construção. Por quê?

Porque a palavra MATERIAL engloba todos os itens relativos à construção, assim como material de limpeza, material didático, material elétrico,...

5. Se é vice, não é governador. Quando entra em execício passa a ocupar o cargo oficial. Portanto, o certíssimo é "Não sei o nome do Governador." Com maiúscula!

6. Se a tua amiga estava dormindo como pode ela própria se acordar e aparecer, dizendo ACORDEI? O certo é "Será que a tua amiga já acordou?

Não esqueçam, o pronome SE significa A SI MESMO(a) ou UM AO OUTRO, UMA À OUTRA, dependendo de como desejam usá-lo.

7. Quem mora, mora EM, logo o certo é moro NA Rua Benjamin Constant,...

Erro recorrente!
8.Olimpíada é um substantivo coletivo (palavra usada no singular para indicar CONJUNTO de seres). Digam assim: Onde será a próxima olimpíada?

9. Será que alguém encara o outro de costas? Digam somente "Encarem a vida!" porque encarar significa olhar de frente, cara a cara...

10. Por favor! Confiem no destinatário! Escrevam no envelope EM MÃO que é uma forma simplificada de enviar em pessoa, pessoalmente.

11. O verbo HAVER, significando FAZER (Há = Faz) empregado para se referir a TEMPO DECORRIDO ou CLIMÁTICO, é IMEXÍVEL, ou seja, somente pode ser empregado na terceira pessoa do singular e sem o atrás, pois já implica a expressão PASSADO.

Corrijam-se assim: HÁ dois meses não vejo a tua amiga.

Como se saíram? Não assinalaram nenhuma frase? GOOOOOOOL de placa para vocês.

Erraram, alguma? Não desanimem. Corrijam-se, "pau na goela!" e orquídeas para vocês.

2 comentários: