sábado, 21 de abril de 2012

Verbos que dão dor de cabeça 2

Como já havia ensinado o macete sobre os tempos verbais que "perdem o rabo", hoje retorno com os verbos derivados de VIR. Gravem mais este macete: PISCA! Não! Não é derivado de piscar.

PISCA lembra as iniciais dos verbos Provir, Intervir, Sobrevir, Convir e Advir, todos derivados de VIR e são conjugados iguaizinhos a ele. Basta se acrescentarem os prefixos respectivos.

Lembram como se conjuga o VIR no Presente do Indicativo?

Lembraram? Não? Pois aí vai!

Eu venho, tu vens, ele vem, nos VIMOS, vós vindes, ele vêm.

Com base nele, (no verbo aí de cima), a turminha do PISCA fica deste jeito:

Eu provenho, tu provéns, ele provém, nós provimos, vós provindes, eles provêm de Porto Alegre.

Eu intervenho, tu intervéns, ele intervém, nós intervimos, vós intervindes, eles intervêm em nossas vidas.

O mesmo acontece com SOBREVIR, CONVIR e ADVIR.

No Pretérito Perfeito, (lembram? Esse é o tempo do ONTEM) sigam o VIR:


Ontem eu vim, tu vieste, ele veio, nós viemos, vós viestes, eles vieram. Agora é só acrescentar o PRO, o IN, o SOBRE, o CON e o A e surgirão os derivados do VIR.

O Pretérito Imperfeito é o tempo do ANTIGAMENTE.

Antigamente, eu vinha, tu vinhas ele vinha, nós vínhamos, vós vínheis, eles vinham de algum lugar... Acrescentem os prefixos do PISCA e ...PUMBA!

O Futuro do Presente é o tempo do AMANHÃ.

Amanhã eu virei, tu virás, ele virá, nós viremos, vós vireis, eles virão de algum lugar.

O Futuro do Pretérito é o tempo do TALVEZ UM DIA...

Talvez um dia eu viria, tu virias, ele viria, nós viríamos, vós viríeis, eles viriam te visitar.

Os outros tempos?

À exceção do Presente do subjuntivo e dos Imperativos (estes ensinarei macetes de conjugação na semana que vem!), apresento abaixo, os verbos do MFI (Mais-que-perfeito do indicativo, Futuro e Imperfeito do Subjuntivo), aqueles que perdem o RABO - RAM e se derivam do ONTEM ELES... Ainda se lembram? Caso contrário, voltem ao dia de ontem, onde ensino macetes sobre isso.

Treinem com os tempos do MFI, baseados no VIR.

M: Eu viera, tu vieras, ele viera, nós viéramos, vós viéreis, eles vieram na tua casa.

F: Quando eu vier, quando tu vieres, quando ele vier, quando nós viermos, quando vós vierdes, quando eles vierem aqui, faremos uma linda festa!

I: Se eu viesse, se tu viesses, se ele viesse, se nós viéssemos, se vós viésseis, se eles viessem em minha casa, eu os receberia com carinho!

Se valeram as dicas, voltem sempre que estarei apresentando muitos macetes para facilitar a aprendizagem do nosso idioma!

P.S.: Já havia publicado essa postagem. Desculpem-me os leitores mais exigentes. Estou repetindo-a por falta absoluta de tempo!

11 comentários:

  1. OLÁ ARLETE VC ME TIROU UMA GRANDE DUVIDA OBRIGADO POR ESSES MACETES BJSS

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Gerson:
    Conjugar verbos é dureza, não? E nesses tempos verbais (os do MFI), se não usarmos essas "muletinhas", haja cabeça!
    Volta sempre.
    Beijos também.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia mana querida!

    A festa de Marianna estava lindíssima mesmo! Não te preocupes com o fato de não teres lembrado de financiar as minhas passagens... já estou tão acostumada a conviver com minhas dificuldades financeiras que já nem fico entristecida por não poder participar de evntos como o foi o da nossa lindinha.
    Voltando ao mundo real... Tuas dicas são muito valiosas no nosso dia-a-dia e para concursos.
    Por que tu não publicas alguma apostila ou livro com dicas para concursos públicos? Os livros e outros materiais colocados a disposição na internet e livrarias são tão teóricos ou pobres de criatividade.
    Olha que isso rende um boa grana!
    Já és conhecida pela ZH, quem sabe tudo não consegues fazer uma parceria com eles?
    O grupo RBS possui a empresa ZH Publicações que edita livros, acho que és tão mestra quanto ao Dr Varella. Além de render uma grana para eles terás a tua segura... pense nisso!
    Um beijão
    Adejane

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. OI, Jane querida.
    Realmente, foi uma festa belíssima. Em toda a minha vida, nunca participei de nada igual. E olha que tenho cantado parabéns a você para um número muito grande de criancinhas!
    Adorei a ideia do livro. Inclusive tenho um pronto que o Rodrigo e eu fizemos com os melhores cursos que ministrei na Unisinos. É só fazer as correções dos acentos que caíram após a Reforma Ortográfica. Está muito bom, cheio de macetes, cantigas e "brincadeiras" gramaticais!
    Vou aceitar a tua sugestão quanto à RBS.
    Vai que pega!?
    Volta sempre.
    Um abraço e um beijo muuuuuuito afetuoso.

    ResponderExcluir
  6. Tuas dicas são maravilhosas! Parabéns. :D

    ResponderExcluir
  7. Que bom que gostaste. Sempre que quiseres um bom macete de Português, faz o questionamenrto que te responderei. Volta sempre.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Gostei! Só não concordo de usar o TALVEZ UM DIA para o futuro do pretérito, pra mim é automático falar "TALVEZ UM DIA eu vá". Acho que uma opção melhor seria usar o SE depois, indicando condição, daí não teria erro: Eu viria SE... Eu amaria SE...

    O que acha?

    ResponderExcluir
  9. Olá, Ana!

    Talvez um dia é apenas um macete, um muleta para facilitar a conjugação. Ensino aos alunos usarem ONTEM para o pretérito perfeito, HOJE, para o presente, ANTIGAMENTE para o pretérito imperfeito, OUTRORA para o pretérito-mais-que-perfeito, AMANhã, para o futuro do presente e assim vai... Se achares melher o SE, a conjugação fica pefeita.

    Um abraço.

    Arlete

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus, até q fim aprendi conjugação verbal.

    Muito obrigada pela iniciativa, Arlete

    ResponderExcluir