quarta-feira, 25 de abril de 2012

Mais verbos problemáticos




Darei essa taça de ouro maciço, se escreverem, nesse papelzinho que está aí na frente de vocês, o presente do indicativo dos verbos PREMIAR e INTERMEDIAR. Começarei a contar: UM, DOIS...

Escreveram?

PREMIAR: Eu premio, tu premias, ele premia, nós premiamos, vós premiais, eles premiam as pessoas sabidas como vocês.

Viram? PREMIAR tem -IO na terminação...

INTERMEDIAR: eu intermedeio, tu intermedeias, ele intermedeia, nós intermediamos, vós intermediais, eles intermedeiam esse prêmio junto a vocês.

Perceberam? INTERMEDIAR tem -EIO na terminação...

Por que não foram conjugados do mesmo jeito, se ambos terminam por -IAR?

Coisas da língua de Camões! Explico.

Todos os verbos terminados por IAR, menos os da TURMINHA do MARIO, são conjugados como o verbo AMAR. São, portanto, REGULARES, ou seja, seguem a CONJUGAÇÃO MODELO.

Os da TURMINHA do MARIO, mesmo terminando em IAR, seguem o verbo ODIAR.

Mas quem faz parte da TURMINHA do MARIO?

Os verbos Mediar, Ansiar, Remediar, Incendiar, Odiar são IRREGULARES e se conjugam com -EIO na terminação.
( Acrescentem o verbo intermediar no MARIO)

Conjugam-se assim: eu medeio, tu medeias, ele medeia, nós mediamos, vós mediais, eles medeiam.

É só se lembrarem do verbo ODIAR e PUMBA!

Vamos recordar o ODIAR? Todos os da turma do MARIO são conjugados do mesmo jeito que esse verbo.

Eu odeio, tu odeias, ele odeia, nós odiamos, vós odiais, eles odeiam a corrupção que se alastra no Brasil.

8 comentários:

  1. Arlete,tenho que te dar razão,de graça e ainda ter que conviver com estas grosserias.Respira fundo e vais em frente,tem muito mais gente para te acariciar do que te agredir.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, mas precisas aprender, viu, desbocado!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Amigo Querido!
    Isso não é nada! Deverias ler os e-mails que me mandam pedindo que eu solucione problemas da língua e pessoais e, se a resposta não sai como querem (vou eu adivinhar?), enchem-me de desaforos. Mas há os maravilhosos que elevam o meu ego e contribuem para a minha felicidade. Tu estas incluso entre essas pessoas especiais.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Psiu! Como não tenho a "alma pequena", dei boas risadas com o "debocado", que tentei corrigir (=desbocado) e com o ddesabafo do insólito comentarista. Vês a pobreza vocabular, mas disse o que pensa.

    ResponderExcluir
  5. isso n fala nd sobra verbos problemáticos.......ou seja,.......uma merda!!!

    ResponderExcluir