segunda-feira, 12 de setembro de 2011

11 de setembro: como ficará o lugar da tragédia


Hoje, mostro a vocês como está ficando o Word Trade Center após a tragédia de 11 de setembro de 2001. 











Até o dia 11 de setembro de 2011, dez anos depois vão ficar:

                                             Eram assim...

 
                                          Ficarão assim.





A área onde ficava o World Trade Center (WTC), em Nova York, representa agora “uma vitória da vida”. Foi o que declarou o principal arquiteto da reconstrução, o norte-americano Daniel Libeskind, às vésperas do 10º aniversário dos atentados do 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.

O local, ainda em recuperação, fala “da memória e do amor, é uma vitória da vida sobre os acontecimentos”, declarou ele a jornalistas, explicando a filosofia de seu projeto.

Libeskind explicou que queria fazer do local, na zona sul da ilha de Manhattan, próximo da Estátua da Liberdade, um símbolo “de vida e de liberdade”. Não se tratava apenas de construir, mas “de criar uma memória, a memória das cerca de três mil pessoas de 90 países diferentes que vieram a falecer” nos atentados do 11 de setembro, afirmou.

Ele explicou que quis dar, à torre emblemática, a WTC 1, também conhecida com o nome de Torre da Liberdade, “uma altura impossível de ser ultrapassada”. De 104 andares, e ainda em construção, será, quando concluída, em 2013, a mais alta da América: 541 metros, com uma seta de 124,3 metros.

Terá 1.776 pés (uma unidade de medida nos EUA), correspondendo ao ano da Declaração da Independência. Libeskind insistiu nessa escolha simbólica para o arranha-céu, nascido da tragédia. “Isso tem sentido”, afirmou. Na mesma entrevista, o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, felicitou-se ainda mais uma vez do avanço dos trabalhos no local, e do renascimento da Zona Sul de Manhattan, onde a população dobrou em 10 anos, chegando a 56 mil pessoas.

“O caminho não foi fácil”, disse, “mas a vida retornou”. Domingo, por ocasião do 10º aniversário, o memorial do 11 de setembro, amplo espaço paisagístico de três hectares, será inaugurado na presença do presidente Barack Obama. Dois imensos tanques de granito foram escavados, no local exato onde ficavam as torres gêmeas do WTC. Em sua volta, estão inscritos os nomes das cerca de três mil vítimas do 11 de setembro e as dos primeiros atentados contra o WTC, em fevereiro de 1993.

Para atrair famílias, era importante estabelecer no bairro escolas públicas de boa reputação, como a Millennium High School, aberta em 2002, recordou Bloomberg. A tarefa é permanente e, nesta semana, será inaugurada outra escola no Edifício Frank Gehry. “Há, agora, mais lojas abertas na Zona Sul de Manhattan, do que por ocasião do 11 de setembro de 2001”, disse Bloomberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário