sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Seres em extinção

O meu marido me faz acreditar que pertencemos a um grupo de homo sapiens em extinção. Continuamos fiéis às mesmas lojas e, de preferência, aos mesmos vendedores. Convivemos com os mesmos amigos, não traímos a quem amamos, procuramos manter, num lugar saliente da memória, todos os bens e os favores recebidos. Ainda mais, os nossos filhos, netos e genro ocupam o maior espaço em nossos corações. Foi, sem percebermos, por eles que abdicamos de viajar por outros mundos...

O nosso trogloditismo fica mais latente quando nos deparamos com o cumprimento dos deveres; morremos de vergonha de atrasar contas, de termos que articular as famosas "desculpas sociais" para não ferir e não sermos feridos. Chegamos, pontualmente, aos compromissos assumidos, recebemos convidados como se fossem reis e rainhas; jamais depreciamos o recebido. Mesmo assim, achamos nunca termos realizado a empreitada à altura de quem recepcionamos ou por quem somos recepcionados.

Embora dois seres paradoxais em preferências, jeito de encarar a vida, de diferenciar o bom do mau, o belo do feio, continuamos "seres em extinção"! Eu gosto da noite; ele, do dia. Tenho compulsão pelo trabalho, estou sempre buscando novas formas de realização... Quando olho, procuro apenas ver a beleza, o lado melhor das pessoas,viso a enxergar muito além da simples percepção. Aquele "Os olhos são cegos, só se vê bem com o coração", sigo ipsis littera, sem tirar ponto nem vírgula, porque não há de... Ele? Olha a vida com olhos plasmados na realidade. O 'a vida é como ela é', sem enfeites, sem passaportes para desculpas mal direcionadas, é um lema para ele, religiosamente, a ser seguido.

Em nossas vidas, somos seletivos. Só deixamos penetrar nela quem queremos, não há convencimentos possíveis... Ao iniciarmos um trabalho, tarefa mais insignificante que seja, procuramos realizá-la como se fosse a última e a efetivamos da melhor maneira. Mesmo assim, divergimos no olhar, no viver, no querer; há discordância no meu jeito de gargalhar com tudo. Mesmo o que me fere, o que me desgosta, "tiro de letra". Não espero nada de ninguém, o que vem é lucro mil vezes somado e multiplicado.Esqueço as ofensas sofridas. Não retenho mágoas, não me sobrecarrego com culpas. Ele? Guarda tudo na memória, não olvida coisa alguma para poder, no momento certeiro, relembrar e cobrar ...

Sou forte, decidida, não vejo dificuldades em nada, removo obstáculos; ele... Acha que a vida mais lhe tirou do que deu! Eu?
Acredito que essa mesma vida me brindou com tudo o que, esforçadamente, busquei e que, por ela, montada em puro sangue alado, vou cavalgando "de colita erguida"...Em compensação, é organizadíssimo, se não fosse ele, a minha vida seria o próprio dilúvio, um caos difícil de reorganizar...

Gosta do moderno, do inusitado, de celulares, de pagar contas, ir a supermercados, fazer compras, sabe tudo sobre máquinas eletrônicas. Tem prazer em doar o que não lhe sabe a utilidade. Eu? Conservo quase tudo no que diz respeito a roupas, não por apego, mas por imaginar, um dia, necessitar valer-me do guardado. Por tudo isso, deitei-me nas costas dele (metaforicamente, é claro, pois não sou doida de ser peso ou contrapeso para ninguém...). Ainda não aprendi a usufriur das benesses do banco eletrônico, mal memorizei a senha do cartão de crédito, nunca sei que valores tenho na conta bancária...Adoro ganhar dinheiro, mas acho uma chatice "contar centavos", examinar extratos...

Detesto shopping center, super, lojas de departamentos, jamais fui a liquidações.
Não sei ( e nem quero saber) que lista se faz para a compra d'o pão nosso de cada dia'... Odeio cabeleireiros! Aquele espelhão enorme, mostrando o quanto estou perdendo tudo, "desenbonitando" (vale o neologismo crioulo?), deixa-me em pé de guerra...

Mais um paradoxo (o melhor não seria antítese?) que pontua nossas vidas: gosta de perfumes e adoraria me presentear com joias. Idiotamente, sempre me recusei a recebê-las, quando muito comprava-as, mas apenas para presenteá-las a entes a quem queria destacar). (A minha filha, um dia, disse-me, assim, de supetão, que eu era um homem em corpo de mulher e amenizou: só que ...delicada e elegante... Para meu conforto e desgosto deles!Dela, que se sentiria "honrada" em herdar os ouros; dele, que sempre os quis me presentear).


Quanto aos filhos? É o rei, o mais bonito, o mais amoroso, o pai-herói, o menino grande a quem protegem, mimam e por quem são mimados, o amigão que almejam sempre ter por perto. Eu? A rainha da cocada preta! Produto genuíno de eu ter priorizado trabalho à família! Quem planta, colhe!). Ele? Pai amorosíssimo, sempre disponível para lhes mitigar as dores físicas, pronto para rir e chorar em momentos inesquecíveis, cantar o parabéns a você onde estiverem. O que adora deitar com eles na mesma cama, braço disponível para lhes servir de amparo e receptor de sonhos bons. Estando juntos, navegam em outro mundo, intransponível, só deles.

Em contrapartida, fui (e sou) a cúmplice na hora do aperto, do camuflar-lhes as falhas, não para mentirem ao pai, mas para preservá-lo do sofrimento, para não desgostá-lo, com medo de se tornarem 'menores' na concepção dele, com receio, também, de lhe melindrarem a sensibilidade (a fragilidade que é o seu encanto) e que tanto admiravam e admiram.

Se ele é (e foi) puro amor, presença em importantes passagens da vida deles, servi-lhes de mantenedora das vontades, aquela que lhes financiava viagens, presentes, concretizava sonhos plausíveis... Mãezona? Não! Mãezinha! Paizão? Ele... (O trabalho, sempre exigente, fez de mim uma coadjuvante de minha própria vida. Ator principal, no coração dos filhos, coube-lhe o papel, o qual tem-se mantido fiel e feliz em desempenhar).

No dia a dia, adora falar; eu, ouvir. Fica furioso com a Globo; defendo a criatividade e o perfeccionismo que ainda exitem nela. Comenta as notícias que acredita interessantes, recomenda-me a leitura delas. Começa a ler o jornal de trás para a frente. Faz a leitura de tudo, até de propagandas... Não acha perda de tempo zapear pela TV, controle remoto em punho, feito arma veloz, movida a laser, olha tudo ao mesmo tempo...

Quanto a mim,
raramente passo os olhos pelo caderno de esportes. Jamais me detenho no que que deprecia pessoas. Só leio se as notícias são boas ou que "metem o pau" em ações que denunciam os mal feitos dos políticos e dos governos. (Se hay gobierno, yo soy contra!) (Hay qui endurecer, pero sin perder la ternura jamás!).TV? Assisto a uma novelinha se não tem maldades , como a Viver a Vida enquanto não aparecerem vilões e malfeitores... Procuro assistir ao Globo Repórter, às minisséries e a quaisquer programas que envolvam cultura, se tempo disponível tenho. Big Brothers? Nem pensar! Meus neurônios exigentes e os dele recusam-se a contaminar-se com a pequenez das pessoas.

Contrastes e contrapontos, "perdas e ganhos", partidas e chegadas. Quase iguais e tão diferentes, apesar de... , continuamos ternamente juntos, protegendo-nos, amparando-nos, deixando a vida nos levar...

Faço tudo para ser feliz! E sou! Ele... Vem tentando...

Somos ou não somos seres em extinção?

Olhem a Marianna! Linda, não? Até já senta sozinha! E a vovó babona aqui, vibra, renasce, ri sem parar!

5 comentários:

  1. Minha amada mãezinha,
    Lendo esse lindo texto, na verdade um relato de tua vida...voltei ao meu ninho, meu pouso seguro...minha vida...minha infância...todos os detalhes lembrados na nossa vida, enquanto ainda era a filhinha e morava com vocês, momentos exatos na minha mémoria, com certeza sempre bons e felizes momento. Podem ter certeza disso, senão jamais sofreria tanto com a nossa distância, mesmo que a gente se veja e se fale toooodos os dias....agora parece que é sofrimento em dobro, pois penso no que a minha amada filha Marianna está perdendo de "deixar" de conviver todos os dias com vocês. Até ela aprender para ela o vovô e a vovó, ainda é a tela do computador,mesmo que seja liiiindo de ver os olhinhos dela brilhando quando encherga o computador, acho que ela pensa que essa é a única forma de matar a saudade....o que não deixa de ser. MOstro as fotos de vocês e ela vibra....feliz....quer ir até onde vocês estão e pegar...isso...sim....é a forma mais linda do amor que vocês nos ensinaram....minha filha....a 500km ama vocês perdidamente...como diz o Cesar, meu marido, mais uma para chorar na volta de Santiago....e assim é a vida! Podem vocês ficarem muiiiito tranquilos, que SEMPRE nos ensinaram o mais importante do mundo o significado do AMOR...e para mim, essa palavra AMOR é com certeza a mais bonita do vocabulário!!! Te amo e te admiro muiiito!!!
    Milhões de beijocas
    Tua filha mais linda!!

    ResponderExcluir
  2. OH! Filhinha muito linda:
    Chorei lendo o que dizes aí em cima e sobre o que escreveste no MSN. Um choro de alívio por me saber tão amada o por teres entendido que a maior missão que temos, enquanto pais, é amarmos incondicionalmente os filhos e fazermos tudo para merecer o amor deles.Certificar-me de que induzes a Marianna a também compartilhar desse nosso AMOR maior, reduplicado a cada dia, a cada nova postura tua, multiplicado em cada foto recebida,, em tudo que me contas de bom ou de ruim que acontece em tua vida, só me resta cantar aqueles versos da canção "What a wonderful world" :"O mundo vai seguir/O tempo vai correr/Eu sou feliz/tenho vocês!/Então digo pra mim:/ Que maravilha viver!"
    Ver escrito também que muito me admiras e gravares o amor que sente por mim, sé presente valioso que deve ser muito bem guardado.
    Meu amor, por ti, se agiganta, quase explode através da Marianna.
    Um beijo no pescocinho(como sempre).
    Tua mãe que cada vez mais linda te acha!

    ResponderExcluir
  3. Amadinha:
    Depois da confissão de amor que me fizeste, corro a "apagar" o que escerevi sobre "mãezinha". Passei a acreditar que fui e procuro ser uma mãezãozona....(Gostaste da reduplicação?)
    Aquuuuuuueeeeele beijão no pescocinho com açúcar da melhor qualidade, caramelado fica mais saboroso.

    ResponderExcluir
  4. Bichinha, com certeza ficou bem mais verdadeiro escrever MAEZONA....pois é isso que tu és....uma MÃEZOOOOOOOOONNNNNNNNNNNNNNNNNAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA....nunca duvides disso!
    Te amo!!

    ResponderExcluir
  5. LIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIDA!!!!!!!!!!!!
    Filhinha maisAMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAda da mamãe!

    ResponderExcluir