sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Amigos e anjos...

Dentre as pessoas especiais que fazem parte, virtualmente, de minha vida, duas vêm ocupando espaços importantíssimos na elaboração deste blog. A primeira, sabiamente chamada Marli, lê tudo o que escrevo, alerta como um escoteiro dedicado.Olhos vigilantes, perceção acurada, percebe os erros, pacientemente, anota-os e avisa-me para que nenhuma falha possa torná-lo menor ou desvirtuá-lo do rumo para o qual foi criado.

A segunda, é um leitor que se mantém, generosamente, no anonimato,mas que, através de comentários sensíveis e inteligentes, motiva-me para não desistir da construção do "Palavras ao Vento". Pela força de suas palavras, mantive esta página eletrônica viva, quando acreditava ser esta atividade, inútil perda de tempo.

Eles também, como autênticos arautos, voluntariamente a meu dispor, divulgam este espaço para amigos pessoais e virtuais, possibilitando, assim, que mais leitores se apossem de minhas mensagens.

São pessoas assim que tornam este espaço mais bonito. Conforme o Talmud, "toda folha de grama tem seu Anjo que se curva sobre ela e sussurra: 'Cresce! Cresce!'"

Os dois são os meus atentos Anjos que,
aureolados de palavras sábias, levantam-me quando as minhas asas virtuais estão quebradas. Ao me levantarem, fazem de mim um Anjo eletrônico também, auxiliando-me, a seu modo, para que eu encare com seriedade uma tarefa meramente lúdica, mas que pode ser de alguma utilidade...

É para ambos e para demonstrar-lhes o meu reconhecimento pelo empréstimo das asas que dedico toda a postagem de hoje, assenhorando-me do texto "Entre Amigos" para melhor homenageá-los.

"Para que serve um amigo? Para rachar a gasolina, emprestar a prancha, recomendar um disco, dar carona pra festa, passar cola, caminhar no shopping, segurar a barra. Todas as alternativas estão corretas, porém isso não basta para guardar um amigo do lado esquerdo do peito.


Milan Kundera, escritor tcheco, escreveu em seu último livro, "A Identidade", que a amizade é indispensável para o bom funcionamento da memória e para a integridade do próprio eu. Chama os amigos de testemunhas do passado e diz que eles são nosso espelho, que através deles podemos nos olhar. Vai além: diz que toda amizade é uma aliança contra a adversidade, aliança sem a qual o ser humano ficaria desarmado contra seus inimigos.

Verdade verdadeira. Amigos recentes custam a perceber essa aliança, não valorizam ainda o que está sendo contruído. São amizades não testadas pelo tempo, não se sabe se enfrentarão com solidez as tempestades ou se serão varridos numa chuva de verão. Veremos.

Um amigo não racha apenas a gasolina: racha lembranças, crises de choro, experiências. Racha a culpa, racha segredos.

Um amigo não empresta apenas a prancha. Empresta o verbo, empresta o ombro, empresta o tempo, empresta o calor e a jaqueta.

Um amigo não recomenda apenas um disco. Recomenda cautela, recomenda um emprego, recomenda um país.

Um amigo não dá carona apenas pra festa. Te leva pro mundo dele, e topa conhecer o teu.

Um amigo não passa apenas cola. Passa contigo um aperto, passa junto o reveillon.

Um amigo não caminha apenas no shopping. Anda em silêncio na dor, entra contigo em campo, sai do fracasso ao teu lado.

Um amigo não segura a barra, apenas. Segura a mão, a ausência, segura uma confissão, segura o tranco, o palavrão, segura o elevador.

Duas dúzias de amigos assim ninguém tem. Se tiver um, amém."

Martha Medeiros

Para eles, também, dedico a música "Amigos para sempre", na voz de Sarah Brightman e José Carreras
" :

8 comentários:

  1. Oi, amiga e vizinha!
    Obrigada pela "homenagem"! Não merecia tanto! Minha colaboração, ao ler, diariamente, tuas belas postagens se resume, apenas, a enxergar alguma letra ou acento, que escapam na hora de digitar ...(ou seria datilografar?)
    Sempre alerta, como dizes!
    Marli

    ResponderExcluir
  2. Amiga querida:
    Além de meu adorável Anjo, és a certeza de que, desatenta com bem sabes que sou, tudo sairá "nos conformes".
    És, sem pieguices, uma coautora de meus textos.
    Obrigadão.
    Aquele beijo no coração que só os bons amigos podem receber.
    Arlete

    ResponderExcluir
  3. Minha querida professora,me destes hoje uma alegria enorme,como é bom sentir um reconhecimento ou um carinho,demonstras toda a tua humildade em dividir com outros o sucesso do teu blog.Nestes anos tivemos bons e dificeis mo-mentos,nos bons nos alegramos e dividimos esta euforia,nos dificeis te encorajamos com palavras e sentimentos,encerro repetindo as tuas palavras"um beijo no coração que só os bons amigos podem receber" O texto foi maravilhoso.

    ResponderExcluir
  4. Um beijo muito especial no teu coração também.

    ResponderExcluir
  5. Amigo:
    Desculpa-me a laconicidade evidenciada acima. Como as férias que me concedi terminaram, voltei à labuta com fúria e vontade...O tempo fica escassiíssimo por isso.
    Que bom que posso retribuir a atenção que dedicas às minhas "brincadeiras virtuais", gestando em ti alegria. É o mínimo que posso oferer-te e ao meu outro Anjo, a quem muito devo por garantirem o sucesso de minhas postagens.
    Um abração.
    Arlete

    ResponderExcluir
  6. Mãe,
    que bonita homenagem que fizestes aos teus amigos, em especial a Marli sempre amiga dedicada e querida. Ao teu amigo virtual que quem sabe um dia se "apareça" para dizer quem é....que confesso...eu...tenho muita curiosidade....ahahah....
    Milhões de beijocas!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, filhotinha mais linda:
    O maravilhoso da vida é que, se soubermos regar a nossa "flor", como o Pequeno Príncipe (do Exupéry), sempre seremos "responsáveis por aqueles que cativamos".
    Recebo mensagens lindas por e-mail também de pessoas que gostam de minhas postagens e do blog, mas que preferem manter-se no anonimato.É um direito inquestionável delas!O charme desse meu amigo é que, no anonimato, fica muito mais interessante. Tanto é que já despertou a tua curiosidade.É o mistério que mantém a grandeza da cena...
    Adoro os teus recadinhos! Amanhã há uma postagem de que tu vais gostar...
    Beijos no pescocinho.
    Arlete

    ResponderExcluir
  8. Psiu!
    Filhinha: Existe blog mais bonito? (O Rodrigo estava inspiradíssimo na hora da criação...)O piá é bom nisso, não? Sem comentários!

    ResponderExcluir