segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Vancouver e Ottawa, Canadá


Fãs de carteirinha da banda U2, por que o grupo do vocalista Bono Vox irá tocar em Edmonton (23 de junho), Toronto (3 de julho) e Montreal (16 de julho), minha filha e meu genro viajarão para o Canadá. Além da veneração que os dois têm por essa banda, adoram viajar. Dentre os lugares que já visitaram, a Itália encantou-me. Já andei por locais lindos através dos olhos deles e das fotos que me enviavam.

Em junho, além de conhecer (através deles) outro país, o Canadá, vou poder curtir a minha netinha. Serei, durante um bom tempo, a sua vovó-mãezinha. Reviverei, por meio dela, o tempo maravilhoso em que vivíamos mãe e filha num mundo só nosso. Para reverenciar a honraria de me confiarem o seu maior tesouro, a Marianna, dedico esta postagem a esses dois seres especiais, a minha filha Daniella e o Cesar, o meu genro muito amado.

Mostrarei lugares lindos de cidades do Canadá: Toronto, Ottawa, Montreal, Vancouver (sede dos jogos olímpicos de inverno), Calgary, Quebec,... Apresentarei um sucinto histórico daquele país norte-americano e, em duas postagens, cidades que adoraria conhecer.

O Canadá é um país que ocupa a maior parte do norte da América do Norte e se estende desde o Oceano Atlântico, a leste, até o Oceano Pacífico, a oeste. Ao norte o país é limitado pelo Oceano Ártico. É o segundo maior país do mundo em área total, atrás apenas da Rússia, e a sua fronteira comum com os Estados Unidos, no sul e no noroeste, é a mais longa fronteira terrestre do mundo.

As terras ocupadas pelo Canadá são habitadas há milênios por diferentes grupos de povos aborígines. Começando no final do século XV, expedições britânicas e francesas exploraram e, mais tarde, se estabeleceram ao longo da costa atlântica do país. A França cedeu quase todas as suas colônias na América do Norte em 1763 depois da Guerra dos Sete Anos. Em 1867, com a união de três colônias britânicas da América do Norte através de uma confederação, o Canadá foi formado como um domínio federal de quatro províncias. Isto começou com um acréscimo de províncias e territórios e com um processo de aumento de autonomia do Reino Unido. Esta ampliação de autonomia foi salientada pelo Estatuto de Westminster de 1931 e culminou no Canada Act de 1982, que eliminaram os vestígios de dependência jurídica sobre o Parlamento Britânico.

Uma federação composta por dez províncias e três territórios, o Canadá é uma democracia parlamentar e uma monarquia constitucional, com a rainha Elizabeth II - um símbolo dos laços históricos do Canadá com o Reino Unido — como chefe de Estado, sendo o governo dirigido por um Primeiro-Ministro, cargo ocupado atualmente por Stephen Harper. É um país bilíngue e multicultural, com o Inglês e o Francês como línguas oficiais, tanto a nível federal quanto na província de Quebec. Um dos países mais desenvolvidos do mundo, o Canadá tem uma economia diversificada, dependende dos seus abundantes recursos naturais e do comércio, particularmente com os Estados Unidos, país com que o Canadá tem um relacionamento longo e complexo.

Em 13 de fevereiro, assisti a um dos mais belos e criativos cerimonias de abertura dos jogos olímpicos., por isso, inicio as postagens com Vancouver e Ottawa.

Vancouver

Se tu achas que o Rio de Janeiro foi privilegiado pela natureza, espera até conhecer Vancouver. Nessa cidade do Oeste canadense, além de se tomar sol durante o verão nas mais belas praias do globo, também se esquia no inverno. E prepare-se, porque os dias serão longos, já que lá a luz do sol dá adeus dez da noite.

O capitão holandês George Vancouver fundou em 1792 uma cidade multicultural habitada por indianos, chineses, gregos e muçulmanos, que entrou para a lista dos principais destinos turísticos do Canadá. Erguida entre o oceano Pacífico e as Montanhas Rochosas, mais exatamente no interior de uma floresta, Vancouver começou com a construção de uma serralheria. E o título de cidade só foi ser conquistado em 1885, quando a região ganhou uma estação ferroviária.

Segunda cidade mais alta da América do Norte, o principal pólo canadense de transporte tem o porto mais agitado do país e ainda é dono do segundo aeroporto internacional mais movimentado do Canadá. Mesmo com tanta grandiosidade, típica de metrópoles super poderosas, Vancouver guarda traços de uma cidade interiorana, com pequenos bairros repletos de espaços de lazer.










Ottawa


Ottawa está localizada na margem sul do Rio Ottawa, perto dos estuários do Rio Rideau e do Canau Rideau. A parte mais antiga da cidade, incluindo o centro histórico e remancescentes da Bytown, é chamada de Lower Town, localizada entre os rios e o canal. Já o centro financeiro e comercial da cidade, o Centrehub, está localizado a oeste, ao longo do Canal Rideau. Às margens do Rio Ottawa, no Parliament Hill, estão localizadas a maioria das estrutras histórias governamentais, incluindo o parlamento canadense. Ottawa registra um pequeno abalo sísmico a cada três anos, em média. Em 1 de janeiro de 2000, a cidade registrou um terremoto que atingiu 5,2 na escala Richter. Em 24 de fevereiro de 2006, Ottawa registrou um terremoto, que atingiu 4,5 na escala Richter.

Possui um clima temperado. É a sétima capital de país mais fria do mundo, em temperatura média anual. Verões são relativamente quentes e úmidos em Ottawa, embora eles sejam tipicamente curtos.
A temperatura mais alta já registrada em Ottawa, contando-se a umidade do ar, foi registrada em 1º de agosto de 2006. Neve e gelo dominam durante o inverno.

Cidade com o melhor custo de vida do Canadá e com o melhor padrão de vida do mundo. População bilíngue — quase meio milhão de pessoas falam o inglês e o francês

Ottawa, (também chamada por vezes em português como Otava ou Otavia) é a capital do Canadá e sua quarta maior cidade.




Fonte: Wikipedia; fotos:internet

3 comentários:

  1. Minha querida professora.depois das belas postagens sobre a encantadora Suiça,hoje nos brindas com belas imagens do Canadá,momentos unicos para sair da nossa rotina.Mudando de assunto,dias atrás critiquei os brasileiros por não reconhecerem nossos heróis e qual foi minha surpresa ao ver a D.Eva Sopher como destaque da Escola de samba Praiana de Porto Alegre,fiquei muito orgulhoso pela sensibilidade desta escola.Arlete mais uma vez estou me voluntariando para participar da festa dos 50.000,teu filho que ajudou a formatar o blog vais estar presente? Até breve,abraços.

    ResponderExcluir
  2. Bichinha, como sempre teu blog é um show...ainda mais quando tenho uma "pontinha" de participação nele. Vendo essas belas imagens do Canadá, me empolgo um pouco mais, pois a ainda estou trabalhando ( e bem) a idéia de deixar nossa princesa Marianna por uns bons dias....não é fácil....mas precisamos namorar...risos...Mas oa mesmo tempo, ela vai ficar com contigo e com meu pai...sendo assim...meu coração já está no avião...muiiiito tranquila!
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Arlete,
    Obrigado pelo carinho que me dedicas no teu blog.
    Acompanho com a Dani tuas postagem e sempre gosto muito.
    Abraços teu genro Cesar.

    ResponderExcluir