domingo, 21 de fevereiro de 2010

Brasília, a cinquentona

"Na contramão dos sonhos da época da fundação, Brasília chega aos 50 anos mergulhada num dos mais graves casos de corrupção". Constato, ao ler essa manchete, que a personalidade tanto entre humanos como no perfil de uma região, cidade, estado ou país, entre outros fatores, é moldada pelo contexto em que se insere.

À semelhança do Brasil, desde o nascedouro corrupto, a sua capital não renegou as raízes. "Criada para ser diferente, Brasília foi se moldando até se tornar o reflexo do país do Carnaval. O fenômeno da corrupção política no Brasil é muito mais amplo no tempo e no espaço do que os atuais eventos de Brasília. O que acontece na Capital Federal é apenas mais um capítulo do que acontece em todo o país. Como o resto do Brasil, o Distrito Federal sempre sofreu com a corrupção, só que agora nós temos a informação."

Dentre os motivos variados que aprimoram e auxiliam na proliferação de atos corruptos, o DF "tem uma política muito recente, com pouco enraizamento partidário e com muitos políticos de ocasião ou migrados de outros Estados. Arruda, por exemplo, teve uma carreira meteórica, entrou na política como senador, renunciou ao cargo para não ser cassado, para logo se tornar governador. (Será que seus eleitores não sabiam do lado desonesto dele?) Outro político famoso de Brasília, o Joaquim Roriz, iniciara a sua carreira política estabelecida em Goiás, chegou a Brasília nomedo pelo, talvez, mais corrupto dos políticos brasileiros, José Sarney, para depois se eleger por dois mandatos.

Soma-se a esse cenário a distância, mais uma outra fundamental característica, que é a distância, não de Brasília em relação ao resto do Brasil medida em quilômetros, mas de Brasília dos grandes negócios imobiliários, da mais alta renda per capita do país em relação à cidade real, fora dos muros do Plano Piloto, onde mora a grande maioria de sua população pobre e trabalhadora. Esses estão isolados politicamente.

Talvez o que haja de mais original e mais diferenciador na corrupção de Brasília seja essa imensa distância entre a classe política e o povo em geral, o que proporcionou uma grande sensação de impunidade, de poder, de desrespeito - enfim, uma classe política que pensava que não devia satisfação a ninguém. Parece que o Brasil está mudando. O governador passou o Carnaval na cadeia, e isso não é pouco."


O texto acima foi escrito por Céli Regina Jardim Pinto, com a data venia dela, acrescento: Se Arruda pertencesse ao partido dos trabalhadores, a imprensa daria tanta visibilidade ao caso? Tenho em mente que, se já era corrupto, o Brasil tornou-se um país ainda mais desavergonhado quando perdeu a força do PT para denunciar os desmandos que se proliferam e se proliferavam pelos tapetes da política brasileira. E o pior! Aprimoraram os métodos inescrupulosos daqueles que tanto combateram no passado numa inconteste verdade histórica: os alunos geralmente superam os mestres.

Pobre país, sem pai, sem mãe, sem guardiões que o protejam! Triste solo, mesmo que "pátria amada e mãe gentil", continua "deitado eternamente em berço esplêndido"! Será que acordará um dia?

Para amenizar esse papo cabeça como diz meu neto, Jucelino Kubitschek, Oscar Niemeyer e Lúcio Costa estavam inspiradíssimos ao criarem Brasília, confiram:













Embora enlameada pela corrupção, a capital brasileira é uma belíssima dama e que vou conhecer graças a um inesperado e lindíssimo presente: uma visita a Brasília, proporcionada por meu genrinho muito amado. E ainda mais, com todas as benesses que uma sogrinha legal tem direito!

Estaremos lá, Daniella, Cesinha,
Marianna, o meu Cesar e eu em março!

Só espero que o Lula e a galega dele não estejam nos recepcionando no aeroporto....


Acorda, Brasil! Abre alas, Brasília!

"Hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamás."!

Em tempo:

Já havia publicado essa postagem quando a minha filha me ligou, alertando-me de que Brasília está infestada pela dengue, ir até lá, com criança pequenina como a Marianna, gera temeridade, portanto, conhecer a capital do Brasil, foi apenas mais um sonho...

Para refletir:

"O exercício de viver vale a pena, porque somos peões anônimos diligentemente construindo histórias de dor e alegria, cumplicidade e solidão, mas também somos estrelas luminosas para os olhos de quem nos ama." (Vera Karan, dramaturga)

4 comentários:

  1. Oh minha bichinha mais ansiosa....risos...essa é minha mãe! Pior é que sou assim tbm.
    Digo isso pelo fato de que ela já cortou nossa viagem...mas os mosquitos vão ir embora e em março se tudo der certo, estaremos lá...conhecer a nossa capital....e realmente espero que o nosso "insuportável" presidente não esteja por lá...pensando bem...ele não vai estar...vai estar passeando com seu aviãozinho pelos ares de outros paises...isso é certo...ahahaha...
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Filhotinha:
    É a velha história! Para não sofrer, retiro o time do campo antes da derrota, mas, teimosa como sou e és, não dou trégua para os sonhos. Escondidinho naquele lugar especial do meu coração essa viagem ainda está.
    Será que o Arruda roubou até os "matadores" de mosquitos?
    Quem espera...(perde o bonde!) Ahahah!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. "Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado" Ruy Barbosa

    ResponderExcluir
  4. "A felicidade é um perfume que não podemos espargir sobre os outros, sem que caiam algumas gotas sobre nós mesmos." (Não é Ruy mas é Ralph Waldo Emerson)

    ResponderExcluir