domingo, 26 de abril de 2009

Para que duplicar?


Às vezes, articulamos determinadas frases achando que estão corretas. Pelo uso contumaz, os ouvidos das pessoas aceitam-nas sem reagir. É o caso de MANTER O MESMO TIME. Alguém pode MANTER outro time que não o sob sua direção? Nem o desvalido técnico da Seleção Brasileira conseguiria. O correto é MANTER O TIME. Sem mesmo, mesmo!

Li, num importante jornal, "que subiam aos céus enormes labaredos de fogo". Vocês conhecem outras labaredas que não sejam de fogo? Pois LABAREDAS vêm do castelhano LLAMAREDA, que significa LÍNGUA DE FOGO. Portanto, por que duplicá-la? O articulista do jornal deveria ter escrito apenas LABAREDAS e tenho dito!

Essa todo mundo diz. Ou não? PEQUENOS DETALHES. Alguém já percebeu GRANDES DETALHES? Óbvio que não,visto que DETALHES origina-se da palavra francesa DÉTAIL, cujo significado é PORMENOR, PARTICULARIDADE, MINÚCIA. Logo, DETALHE é uma minúcia, que já é PEQUENA...

Esta é de doer até a alma, só para acutizar a ironia... "Petrobrás mantém o monopólio exclusivo da produção do ouro negro". Além de ser uma mentira descarada, visto que a Petrobrás não produz nada com exclusividade ( o que gera vai para o bolso dos "ladrões" oficiais), MONOPÓLIO EXCLUSIVO é uma redundância, porque MONOPÓLIO já é TOTAL ou EXCLUSIVO como se encontra no bom HOUAISS: Monopólio s.m. (Do grego monopolion, venda única, exclusiva).

P.S.: Essa matéria é uma simples homenagem ao jornal CORREIO DE NOTÍCIAS, de VOLTA REDONDA, RJ, em nome de Márcio Andrade, que me enviou um e-mail, elogiando este blog e solicitando autorização para publicar matérias contidas nele, especialmente as referentes à ortografia, as quais já o autorizei a utilizá-las.

Estou ficando famosa! Meu coraçãozinho está dando pulões de alegria!

Voltarei...

Um comentário:

  1. Estou esperando respostas sobre essa sua ultima palavra,em forma de "promessa",resumida apenas em "Voltarei..."
    Aguardo ansiosamente por noticias.

    PS-Parabens pelo reconhecimento!Famosa mesmo!

    ResponderExcluir