quinta-feira, 16 de abril de 2009

Cuidados com o bebê



Querida futura mamãe!

Aqui estão alguns cuidados básicos para você cuidar do seu bebê:
(Converse sempre com seu médico pediatra para esclarecer suas dúvidas.)

Cordão umbilical: quando um bebê nasce e o cordão umbilical é cortado, permanece uma ponta que cairá geralmente entre 7 e 12 dias (pode cair antes ou depois deste prazo). Manter o máximo de higiene é recomendado para evitar infecções. Sempre que trocar o bebê, limpe a base do cordão com um algodão embebido em álcool. Isso ajuda o cordão a secar, fazendo que com que caia mais rápido, além de evitar bactérias.

Arrotos: Estimular a criança a arrotar após amamentá-lo no peito ou na mamadeira é muito importante. O ar que a criança engole ao mamar pode dar a falsa impressão de que esteja satisfeito. O bebê precisa arrotar durante e após cada mamada. Sempre tenha uma fralda na frente do bebê, enquanto ele arrota. Uma das maneiras para fazê-lo arrotar é colocá-lo em pé contra seu corpo, com a cabeça em seu ombro. Depois esfregue ou dê umas palmadinhas delicadas nas costas.

Visitas: o bebê deve receber uma visita de cada vez. Evite deixar pessoas com faringites ou amigdalites pegar o bebê para evitar, assim, a contaminação.

Banho: você deve conversar com o pediatra do seu bebê, visto que alguns médicos acham que o banho só deve ser dado por completo, após a queda do cordão umbilical. Outros médicos acreditam que o banho pode ser dado logo no segundo dia de vida do bebê, com muito carinho e higiene. Até o bebê completar um mês de vida, a banheira deve ser escaldada e a água fervida. A pessoa que for dar o banho deve lavar as mãos com escova e sabão. Para verificar a temperatura da água, coloque o cotovelo ou dorso da mão na água, que deve estar morna. O nível da água não deve ultrapassar 15 centímetros e o bebê deve ser segurado com firmeza, para se sentir seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário